Jean-Marc-Gaspard Itard, Lev Semionovitch Vigotski e o determinismo biológico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tunes, Elizabeth
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Pereira, Aline Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
Texto Completo: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/5323
Resumo: No presente ensaio, são apresentados alguns fatos históricos que, talvez, possam lançar alguma luz para a compreensão do hiato histórico que se verifica entre dois estudiosos que se ocuparam de questões ligadas à educação de crianças com deficiência, no passado. São eles: Jean-Mark-Gaspard Itard e Lev Semionovitch Vigotski. O primeiro nasceu no sul da França, em 1774; o segundo nasceu na Bielorrúsia em 1896. No presente texto, inicialmente, é feita uma síntese das principais ideias de cada autor acerca da educação e do desenvolvimento de crianças com deficiência, buscando-se destacar aquelas que apresentam similaridades entre si. Em seguida, procura-se realizar uma caracterização do cenário científico que se desdobrou nesse intervalo de cento e vinte anos e suas principais relações com o contexto social maior da época, apontando-se para o que, talvez, possa estar na raiz do adormecimento histórico das concepções de Jean Itard, a saber, a hegemonia da doutrina do determinismo biológico.
id UNOCHAPO-1_05bc5a385490929c15348c0abf8eca79
oai_identifier_str oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/5323
network_acronym_str UNOCHAPO-1
network_name_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository_id_str
spelling Jean-Marc-Gaspard Itard, Lev Semionovitch Vigotski e o determinismo biológicoKaingangHistória indígenaHistoriografia do Sul do BrasilNo presente ensaio, são apresentados alguns fatos históricos que, talvez, possam lançar alguma luz para a compreensão do hiato histórico que se verifica entre dois estudiosos que se ocuparam de questões ligadas à educação de crianças com deficiência, no passado. São eles: Jean-Mark-Gaspard Itard e Lev Semionovitch Vigotski. O primeiro nasceu no sul da França, em 1774; o segundo nasceu na Bielorrúsia em 1896. No presente texto, inicialmente, é feita uma síntese das principais ideias de cada autor acerca da educação e do desenvolvimento de crianças com deficiência, buscando-se destacar aquelas que apresentam similaridades entre si. Em seguida, procura-se realizar uma caracterização do cenário científico que se desdobrou nesse intervalo de cento e vinte anos e suas principais relações com o contexto social maior da época, apontando-se para o que, talvez, possa estar na raiz do adormecimento histórico das concepções de Jean Itard, a saber, a hegemonia da doutrina do determinismo biológico.Unochapecó2020-05-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/532310.22196/rp.v22i0.5323Revista Pedagógica; Vol. 22 (2020); 1-14Revista Pedagógica; v. 22 (2020); 1-141984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/5323/2997Copyright (c) 2020 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessTunes, ElizabethPereira, Aline Souza2020-05-20T18:47:20Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/5323Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2020-05-20T18:47:20Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false
dc.title.none.fl_str_mv Jean-Marc-Gaspard Itard, Lev Semionovitch Vigotski e o determinismo biológico
title Jean-Marc-Gaspard Itard, Lev Semionovitch Vigotski e o determinismo biológico
spellingShingle Jean-Marc-Gaspard Itard, Lev Semionovitch Vigotski e o determinismo biológico
Tunes, Elizabeth
Kaingang
História indígena
Historiografia do Sul do Brasil
title_short Jean-Marc-Gaspard Itard, Lev Semionovitch Vigotski e o determinismo biológico
title_full Jean-Marc-Gaspard Itard, Lev Semionovitch Vigotski e o determinismo biológico
title_fullStr Jean-Marc-Gaspard Itard, Lev Semionovitch Vigotski e o determinismo biológico
title_full_unstemmed Jean-Marc-Gaspard Itard, Lev Semionovitch Vigotski e o determinismo biológico
title_sort Jean-Marc-Gaspard Itard, Lev Semionovitch Vigotski e o determinismo biológico
author Tunes, Elizabeth
author_facet Tunes, Elizabeth
Pereira, Aline Souza
author_role author
author2 Pereira, Aline Souza
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tunes, Elizabeth
Pereira, Aline Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Kaingang
História indígena
Historiografia do Sul do Brasil
topic Kaingang
História indígena
Historiografia do Sul do Brasil
description No presente ensaio, são apresentados alguns fatos históricos que, talvez, possam lançar alguma luz para a compreensão do hiato histórico que se verifica entre dois estudiosos que se ocuparam de questões ligadas à educação de crianças com deficiência, no passado. São eles: Jean-Mark-Gaspard Itard e Lev Semionovitch Vigotski. O primeiro nasceu no sul da França, em 1774; o segundo nasceu na Bielorrúsia em 1896. No presente texto, inicialmente, é feita uma síntese das principais ideias de cada autor acerca da educação e do desenvolvimento de crianças com deficiência, buscando-se destacar aquelas que apresentam similaridades entre si. Em seguida, procura-se realizar uma caracterização do cenário científico que se desdobrou nesse intervalo de cento e vinte anos e suas principais relações com o contexto social maior da época, apontando-se para o que, talvez, possa estar na raiz do adormecimento histórico das concepções de Jean Itard, a saber, a hegemonia da doutrina do determinismo biológico.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/5323
10.22196/rp.v22i0.5323
url https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/5323
identifier_str_mv 10.22196/rp.v22i0.5323
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/5323/2997
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Pedagógica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Pedagógica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
dc.source.none.fl_str_mv Revista Pedagógica; Vol. 22 (2020); 1-14
Revista Pedagógica; v. 22 (2020); 1-14
1984-1566
reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron:UNOCHAPECO
instname_str Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron_str UNOCHAPECO
institution UNOCHAPECO
reponame_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
collection Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
repository.mail.fl_str_mv revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com
_version_ 1798320995582345216