Jean-Marc-Gaspard Itard, Lev Semionovitch Vigotski e o determinismo biológico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
Texto Completo: | https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/5323 |
Resumo: | No presente ensaio, são apresentados alguns fatos históricos que, talvez, possam lançar alguma luz para a compreensão do hiato histórico que se verifica entre dois estudiosos que se ocuparam de questões ligadas à educação de crianças com deficiência, no passado. São eles: Jean-Mark-Gaspard Itard e Lev Semionovitch Vigotski. O primeiro nasceu no sul da França, em 1774; o segundo nasceu na Bielorrúsia em 1896. No presente texto, inicialmente, é feita uma síntese das principais ideias de cada autor acerca da educação e do desenvolvimento de crianças com deficiência, buscando-se destacar aquelas que apresentam similaridades entre si. Em seguida, procura-se realizar uma caracterização do cenário científico que se desdobrou nesse intervalo de cento e vinte anos e suas principais relações com o contexto social maior da época, apontando-se para o que, talvez, possa estar na raiz do adormecimento histórico das concepções de Jean Itard, a saber, a hegemonia da doutrina do determinismo biológico. |
id |
UNOCHAPO-1_05bc5a385490929c15348c0abf8eca79 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/5323 |
network_acronym_str |
UNOCHAPO-1 |
network_name_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Jean-Marc-Gaspard Itard, Lev Semionovitch Vigotski e o determinismo biológicoKaingangHistória indígenaHistoriografia do Sul do BrasilNo presente ensaio, são apresentados alguns fatos históricos que, talvez, possam lançar alguma luz para a compreensão do hiato histórico que se verifica entre dois estudiosos que se ocuparam de questões ligadas à educação de crianças com deficiência, no passado. São eles: Jean-Mark-Gaspard Itard e Lev Semionovitch Vigotski. O primeiro nasceu no sul da França, em 1774; o segundo nasceu na Bielorrúsia em 1896. No presente texto, inicialmente, é feita uma síntese das principais ideias de cada autor acerca da educação e do desenvolvimento de crianças com deficiência, buscando-se destacar aquelas que apresentam similaridades entre si. Em seguida, procura-se realizar uma caracterização do cenário científico que se desdobrou nesse intervalo de cento e vinte anos e suas principais relações com o contexto social maior da época, apontando-se para o que, talvez, possa estar na raiz do adormecimento histórico das concepções de Jean Itard, a saber, a hegemonia da doutrina do determinismo biológico.Unochapecó2020-05-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/532310.22196/rp.v22i0.5323Revista Pedagógica; Vol. 22 (2020); 1-14Revista Pedagógica; v. 22 (2020); 1-141984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/5323/2997Copyright (c) 2020 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessTunes, ElizabethPereira, Aline Souza2020-05-20T18:47:20Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/5323Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2020-05-20T18:47:20Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Jean-Marc-Gaspard Itard, Lev Semionovitch Vigotski e o determinismo biológico |
title |
Jean-Marc-Gaspard Itard, Lev Semionovitch Vigotski e o determinismo biológico |
spellingShingle |
Jean-Marc-Gaspard Itard, Lev Semionovitch Vigotski e o determinismo biológico Tunes, Elizabeth Kaingang História indígena Historiografia do Sul do Brasil |
title_short |
Jean-Marc-Gaspard Itard, Lev Semionovitch Vigotski e o determinismo biológico |
title_full |
Jean-Marc-Gaspard Itard, Lev Semionovitch Vigotski e o determinismo biológico |
title_fullStr |
Jean-Marc-Gaspard Itard, Lev Semionovitch Vigotski e o determinismo biológico |
title_full_unstemmed |
Jean-Marc-Gaspard Itard, Lev Semionovitch Vigotski e o determinismo biológico |
title_sort |
Jean-Marc-Gaspard Itard, Lev Semionovitch Vigotski e o determinismo biológico |
author |
Tunes, Elizabeth |
author_facet |
Tunes, Elizabeth Pereira, Aline Souza |
author_role |
author |
author2 |
Pereira, Aline Souza |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tunes, Elizabeth Pereira, Aline Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Kaingang História indígena Historiografia do Sul do Brasil |
topic |
Kaingang História indígena Historiografia do Sul do Brasil |
description |
No presente ensaio, são apresentados alguns fatos históricos que, talvez, possam lançar alguma luz para a compreensão do hiato histórico que se verifica entre dois estudiosos que se ocuparam de questões ligadas à educação de crianças com deficiência, no passado. São eles: Jean-Mark-Gaspard Itard e Lev Semionovitch Vigotski. O primeiro nasceu no sul da França, em 1774; o segundo nasceu na Bielorrúsia em 1896. No presente texto, inicialmente, é feita uma síntese das principais ideias de cada autor acerca da educação e do desenvolvimento de crianças com deficiência, buscando-se destacar aquelas que apresentam similaridades entre si. Em seguida, procura-se realizar uma caracterização do cenário científico que se desdobrou nesse intervalo de cento e vinte anos e suas principais relações com o contexto social maior da época, apontando-se para o que, talvez, possa estar na raiz do adormecimento histórico das concepções de Jean Itard, a saber, a hegemonia da doutrina do determinismo biológico. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-05-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/5323 10.22196/rp.v22i0.5323 |
url |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/5323 |
identifier_str_mv |
10.22196/rp.v22i0.5323 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/5323/2997 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Pedagógica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Pedagógica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Pedagógica; Vol. 22 (2020); 1-14 Revista Pedagógica; v. 22 (2020); 1-14 1984-1566 reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online) instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) instacron:UNOCHAPECO |
instname_str |
Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
instacron_str |
UNOCHAPECO |
institution |
UNOCHAPECO |
reponame_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
collection |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com |
_version_ |
1798320995582345216 |