A EDUCAÇÃO NAS TRILHAS DA HERMENÊUTICA FILOSÓFICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zambam, Rodrigo Eder
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Calloni, Humberto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
Texto Completo: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4748
Resumo: RESUMONa história da educação temos importantes correntes filosóficas que foram determinantes para a estruturação conceitual e direcionamento metodológico do que hoje entendemos por educação. Apesar de a educação não ser a preocupação primordial de Kant, há uma importante proposta de educação apresentando pistas para sua Filosofia Moral, em seu texto intitulado Sobre a Pedagogia. Em uma perspectiva, apresentaremos quatro conceitos que nos parecem relevantes para compreendermos sua teoria que objetiva a maioridade do ser humano como proposta central do iluminismo, a saber: disciplina, tornar-se culto, tornar-se prudente e cuidar da moralidade. Noutra leitura metodológica e conceitual, apresentaremos a hermenêutica filosófica de Hans-Georg Gadamer como alternativa para a educação, afastando-se da racionalidade moderna. Destacamos o conceito de linguagem que traz o sentido da experiência vivida revelando nossa finitude. Afinal, é na relação com o outro que podemos experienciar uma educação que tenha no diálogo vivo um novo fazer pedagógico para além das restrições da racionalidade moderna. 
id UNOCHAPO-1_076fa95b42a8d481e1b66f16035e2058
oai_identifier_str oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/4748
network_acronym_str UNOCHAPO-1
network_name_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository_id_str
spelling A EDUCAÇÃO NAS TRILHAS DA HERMENÊUTICA FILOSÓFICAeducação ambientalMSTquestão ambientalRESUMONa história da educação temos importantes correntes filosóficas que foram determinantes para a estruturação conceitual e direcionamento metodológico do que hoje entendemos por educação. Apesar de a educação não ser a preocupação primordial de Kant, há uma importante proposta de educação apresentando pistas para sua Filosofia Moral, em seu texto intitulado Sobre a Pedagogia. Em uma perspectiva, apresentaremos quatro conceitos que nos parecem relevantes para compreendermos sua teoria que objetiva a maioridade do ser humano como proposta central do iluminismo, a saber: disciplina, tornar-se culto, tornar-se prudente e cuidar da moralidade. Noutra leitura metodológica e conceitual, apresentaremos a hermenêutica filosófica de Hans-Georg Gadamer como alternativa para a educação, afastando-se da racionalidade moderna. Destacamos o conceito de linguagem que traz o sentido da experiência vivida revelando nossa finitude. Afinal, é na relação com o outro que podemos experienciar uma educação que tenha no diálogo vivo um novo fazer pedagógico para além das restrições da racionalidade moderna. Unochapecó2020-05-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/474810.22196/rp.v22i0.4748Revista Pedagógica; Vol. 22 (2020); 1-15Revista Pedagógica; v. 22 (2020); 1-151984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4748/3005Copyright (c) 2020 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessZambam, Rodrigo EderCalloni, Humberto2020-05-20T19:01:53Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/4748Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2020-05-20T19:01:53Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false
dc.title.none.fl_str_mv A EDUCAÇÃO NAS TRILHAS DA HERMENÊUTICA FILOSÓFICA
title A EDUCAÇÃO NAS TRILHAS DA HERMENÊUTICA FILOSÓFICA
spellingShingle A EDUCAÇÃO NAS TRILHAS DA HERMENÊUTICA FILOSÓFICA
Zambam, Rodrigo Eder
educação ambiental
MST
questão ambiental
title_short A EDUCAÇÃO NAS TRILHAS DA HERMENÊUTICA FILOSÓFICA
title_full A EDUCAÇÃO NAS TRILHAS DA HERMENÊUTICA FILOSÓFICA
title_fullStr A EDUCAÇÃO NAS TRILHAS DA HERMENÊUTICA FILOSÓFICA
title_full_unstemmed A EDUCAÇÃO NAS TRILHAS DA HERMENÊUTICA FILOSÓFICA
title_sort A EDUCAÇÃO NAS TRILHAS DA HERMENÊUTICA FILOSÓFICA
author Zambam, Rodrigo Eder
author_facet Zambam, Rodrigo Eder
Calloni, Humberto
author_role author
author2 Calloni, Humberto
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zambam, Rodrigo Eder
Calloni, Humberto
dc.subject.por.fl_str_mv educação ambiental
MST
questão ambiental
topic educação ambiental
MST
questão ambiental
description RESUMONa história da educação temos importantes correntes filosóficas que foram determinantes para a estruturação conceitual e direcionamento metodológico do que hoje entendemos por educação. Apesar de a educação não ser a preocupação primordial de Kant, há uma importante proposta de educação apresentando pistas para sua Filosofia Moral, em seu texto intitulado Sobre a Pedagogia. Em uma perspectiva, apresentaremos quatro conceitos que nos parecem relevantes para compreendermos sua teoria que objetiva a maioridade do ser humano como proposta central do iluminismo, a saber: disciplina, tornar-se culto, tornar-se prudente e cuidar da moralidade. Noutra leitura metodológica e conceitual, apresentaremos a hermenêutica filosófica de Hans-Georg Gadamer como alternativa para a educação, afastando-se da racionalidade moderna. Destacamos o conceito de linguagem que traz o sentido da experiência vivida revelando nossa finitude. Afinal, é na relação com o outro que podemos experienciar uma educação que tenha no diálogo vivo um novo fazer pedagógico para além das restrições da racionalidade moderna. 
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4748
10.22196/rp.v22i0.4748
url https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4748
identifier_str_mv 10.22196/rp.v22i0.4748
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4748/3005
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Pedagógica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Pedagógica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
dc.source.none.fl_str_mv Revista Pedagógica; Vol. 22 (2020); 1-15
Revista Pedagógica; v. 22 (2020); 1-15
1984-1566
reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron:UNOCHAPECO
instname_str Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron_str UNOCHAPECO
institution UNOCHAPECO
reponame_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
collection Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
repository.mail.fl_str_mv revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com
_version_ 1798320995511042048