Desafios à inclusão digital para a escola latino-americana / Digital inclusion challenges for the Latin American School

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fleuri, Reinaldo Matias
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Ferreira, Viviane Lima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
Texto Completo: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1369
Resumo: Este artigo retoma inicialmente a conceituação do novo campo de debate que apresenta-se como intercultura, indicando as implicações para a educação intercultural. Em seguida, focaliza-se alguns desafios que a escola enfrenta hoje ao desenvolver a perspectiva intercultural, particularmente no que se refere à construção do percurso e dos saberes escolares, ao desenvolvimento da subjetividade e da intersubjetividade dos educandos e à formação dos educadores. Por fim, detém-se na discussão sobre o desenvolvimento de novas tecnologias na escola para promover processos de inclusão intercultural, indicando a necessidade de compreensão crítica do contexto tecnológico, de formação da cultura digital do professor e de produção colaborativa do conhecimento. São apresentadas possibilidades já em prática atualmente que geram ressignificações e propostas alternativas aos modelos de mercado.  
id UNOCHAPO-1_1288fbf5aeea3f22a72940552ba95eb6
oai_identifier_str oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/1369
network_acronym_str UNOCHAPO-1
network_name_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository_id_str
spelling Desafios à inclusão digital para a escola latino-americana / Digital inclusion challenges for the Latin American SchoolEste artigo retoma inicialmente a conceituação do novo campo de debate que apresenta-se como intercultura, indicando as implicações para a educação intercultural. Em seguida, focaliza-se alguns desafios que a escola enfrenta hoje ao desenvolver a perspectiva intercultural, particularmente no que se refere à construção do percurso e dos saberes escolares, ao desenvolvimento da subjetividade e da intersubjetividade dos educandos e à formação dos educadores. Por fim, detém-se na discussão sobre o desenvolvimento de novas tecnologias na escola para promover processos de inclusão intercultural, indicando a necessidade de compreensão crítica do contexto tecnológico, de formação da cultura digital do professor e de produção colaborativa do conhecimento. São apresentadas possibilidades já em prática atualmente que geram ressignificações e propostas alternativas aos modelos de mercado.  Unochapecó2013-06-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/136910.22196/rp.v14i28.1369Revista Pedagógica; Vol. 14 Núm. 28: jan./jun. 2012; 303-332Revista Pedagógica; v. 14 n. 28: jan./jun. 2012; 303-3321984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1369/747Copyright (c) 2016 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessFleuri, Reinaldo MatiasFerreira, Viviane Lima2016-11-25T16:38:44Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/1369Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2016-11-25T16:38:44Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false
dc.title.none.fl_str_mv Desafios à inclusão digital para a escola latino-americana / Digital inclusion challenges for the Latin American School
title Desafios à inclusão digital para a escola latino-americana / Digital inclusion challenges for the Latin American School
spellingShingle Desafios à inclusão digital para a escola latino-americana / Digital inclusion challenges for the Latin American School
Fleuri, Reinaldo Matias
title_short Desafios à inclusão digital para a escola latino-americana / Digital inclusion challenges for the Latin American School
title_full Desafios à inclusão digital para a escola latino-americana / Digital inclusion challenges for the Latin American School
title_fullStr Desafios à inclusão digital para a escola latino-americana / Digital inclusion challenges for the Latin American School
title_full_unstemmed Desafios à inclusão digital para a escola latino-americana / Digital inclusion challenges for the Latin American School
title_sort Desafios à inclusão digital para a escola latino-americana / Digital inclusion challenges for the Latin American School
author Fleuri, Reinaldo Matias
author_facet Fleuri, Reinaldo Matias
Ferreira, Viviane Lima
author_role author
author2 Ferreira, Viviane Lima
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fleuri, Reinaldo Matias
Ferreira, Viviane Lima
description Este artigo retoma inicialmente a conceituação do novo campo de debate que apresenta-se como intercultura, indicando as implicações para a educação intercultural. Em seguida, focaliza-se alguns desafios que a escola enfrenta hoje ao desenvolver a perspectiva intercultural, particularmente no que se refere à construção do percurso e dos saberes escolares, ao desenvolvimento da subjetividade e da intersubjetividade dos educandos e à formação dos educadores. Por fim, detém-se na discussão sobre o desenvolvimento de novas tecnologias na escola para promover processos de inclusão intercultural, indicando a necessidade de compreensão crítica do contexto tecnológico, de formação da cultura digital do professor e de produção colaborativa do conhecimento. São apresentadas possibilidades já em prática atualmente que geram ressignificações e propostas alternativas aos modelos de mercado.  
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-06-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1369
10.22196/rp.v14i28.1369
url https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1369
identifier_str_mv 10.22196/rp.v14i28.1369
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1369/747
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Pedagógica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Pedagógica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
dc.source.none.fl_str_mv Revista Pedagógica; Vol. 14 Núm. 28: jan./jun. 2012; 303-332
Revista Pedagógica; v. 14 n. 28: jan./jun. 2012; 303-332
1984-1566
reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron:UNOCHAPECO
instname_str Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron_str UNOCHAPECO
institution UNOCHAPECO
reponame_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
collection Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
repository.mail.fl_str_mv revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com
_version_ 1798320992560349184