Erradicação da surdez: a eugenia na escolarização dos surdos no século XIX

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva, Morena Dolores Patriota
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Souza, Regina Maria de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
Texto Completo: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3942
Resumo: O presente artigo defende a vinculação das ideias de Alexander Graham Bell e daquelas assumidas no Congresso Internacional de Educação para Surdos de 1880 com as teses eugênicas que, no Brasil, foram organizadas e defendidas por Renato Kehl em 1923. Como metodologia, a obra A cura da fealdade, de Kehl, foi utilizada como base para a elaboração de categorias para a análise das teses de Bell e das do Congresso. Os resultados indicam a influência da eugenia na política educacional para os surdos no século XIX, com a defesa da oralização, da coibição da expansão das escolas e das associações de surdos, bem como da língua de sinais e do casamento entre surdos com o objetivo de evitar a formação de uma variedade surda da raça humana.
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