Inspirações da memória e identidade docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pro-Posições (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643557 |
Resumo: | Este artigo pretende analisar lembranças de infância e juventude que aparecem nas memórias de um grupo de professores de uma escola pública municipal de ensino fundamental localizada na cidade de Itatiba, interior do Estado de São Paulo. Particularmente, trata-se de investigar o modo como tais lembranças se relacionam aos sentidos que esses professores atribuem a sua prática docente e aos processos de constituição da cultura escolar. Por fim, discute-se aqui o peso dessas lembranças na construção da identidade profissional, nas escolhas pedagógicas e nas expectativas dos professores em relação ao desempenho escolar e ao futuro de seus alunos. |
id |
UNICAMP-18_90388738ec29f9030d7578788aea4b89 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643557 |
network_acronym_str |
UNICAMP-18 |
network_name_str |
Pro-Posições (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Inspirações da memória e identidade docenteInspirações da memória e identidade docenteInspirações da memória e identidade docenteMemóriaIdentidadeDocênciaMemoryIdentityTeachingMemória Identidade DocênciaEducaçãoEste artigo pretende analisar lembranças de infância e juventude que aparecem nas memórias de um grupo de professores de uma escola pública municipal de ensino fundamental localizada na cidade de Itatiba, interior do Estado de São Paulo. Particularmente, trata-se de investigar o modo como tais lembranças se relacionam aos sentidos que esses professores atribuem a sua prática docente e aos processos de constituição da cultura escolar. Por fim, discute-se aqui o peso dessas lembranças na construção da identidade profissional, nas escolhas pedagógicas e nas expectativas dos professores em relação ao desempenho escolar e ao futuro de seus alunos.Este artigo pretende analisar lembranças de infância e juventude que aparecem nas memórias de um grupo de professores de uma escola pública municipal de ensino fundamental localizada na cidade de Itatiba, interior do Estado de São Paulo. Particularmente, trata-se de investigar o modo como tais lembranças se relacionam aos sentidos que esses professores atribuem a sua prática docente e aos processos de constituição da cultura escolar. Por fim, discute-se aqui o peso dessas lembranças na construção da identidade profissional, nas escolhas pedagógicas e nas expectativas dos professores em relação ao desempenho escolar e ao futuro de seus alunos.Este artigo pretende analisar lembranças de infância e juventude que aparecem nas memórias de um grupo de professores de uma escola pública municipal de ensino fundamental localizada na cidade de Itatiba, interior do Estado de São Paulo. Particularmente, trata-se de investigar o modo como tais lembranças se relacionam aos sentidos que esses professores atribuem a sua prática docente e aos processos de constituição da cultura escolar. Por fim, discute-se aqui o peso dessas lembranças na construção da identidade profissional, nas escolhas pedagógicas e nas expectativas dos professores em relação ao desempenho escolar e ao futuro de seus alunos.Universidade Estadual de Campinas2016-02-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTexto Textoinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643557Pro-Posições; Vol. 18 No. 2: maio./ago.2007[53]; 167-181Pro-Posições; Vol. 18 Núm. 2: maio./ago.2007[53]; 167-181Pro-Posições; v. 18 n. 2: maio./ago.2007[53]; 167-1811980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643557/29758Brazil; ContemporaryBrasil; ContemporáneoBrasil; ContemporâneoCopyright (c) 2016 Pro-Posiçõeshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSalvadori, Maria Ângela Borges2022-08-11T15:00:20Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643557Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2022-08-11T15:00:20Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Inspirações da memória e identidade docente Inspirações da memória e identidade docente Inspirações da memória e identidade docente |
title |
Inspirações da memória e identidade docente |
spellingShingle |
Inspirações da memória e identidade docente Salvadori, Maria Ângela Borges Memória Identidade Docência Memory Identity Teaching Memória Identidade Docência Educação |
title_short |
Inspirações da memória e identidade docente |
title_full |
Inspirações da memória e identidade docente |
title_fullStr |
Inspirações da memória e identidade docente |
title_full_unstemmed |
Inspirações da memória e identidade docente |
title_sort |
Inspirações da memória e identidade docente |
author |
Salvadori, Maria Ângela Borges |
author_facet |
Salvadori, Maria Ângela Borges |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Salvadori, Maria Ângela Borges |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Memória Identidade Docência Memory Identity Teaching Memória Identidade Docência Educação |
topic |
Memória Identidade Docência Memory Identity Teaching Memória Identidade Docência Educação |
description |
Este artigo pretende analisar lembranças de infância e juventude que aparecem nas memórias de um grupo de professores de uma escola pública municipal de ensino fundamental localizada na cidade de Itatiba, interior do Estado de São Paulo. Particularmente, trata-se de investigar o modo como tais lembranças se relacionam aos sentidos que esses professores atribuem a sua prática docente e aos processos de constituição da cultura escolar. Por fim, discute-se aqui o peso dessas lembranças na construção da identidade profissional, nas escolhas pedagógicas e nas expectativas dos professores em relação ao desempenho escolar e ao futuro de seus alunos. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-02-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Texto Texto info:eu-repo/semantics/other |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643557 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643557 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643557/29758 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Pro-Posições https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Pro-Posições https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Brazil; Contemporary Brasil; Contemporáneo Brasil; Contemporâneo |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pro-Posições; Vol. 18 No. 2: maio./ago.2007[53]; 167-181 Pro-Posições; Vol. 18 Núm. 2: maio./ago.2007[53]; 167-181 Pro-Posições; v. 18 n. 2: maio./ago.2007[53]; 167-181 1980-6248 reponame:Pro-Posições (Online) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Pro-Posições (Online) |
collection |
Pro-Posições (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||proposic@unicamp.br |
_version_ |
1800217185627406336 |