Inspirações da memória e identidade docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Salvadori, Maria Ângela Borges
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pro-Posições (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643557
Resumo: Este artigo pretende analisar lembranças de infância e juventude que aparecem nas memórias de um grupo de professores de uma escola pública municipal de ensino fundamental localizada na cidade de Itatiba, interior do Estado de São Paulo. Particularmente, trata-se de investigar o modo como tais lembranças se relacionam aos sentidos que esses professores atribuem a sua prática docente e aos processos de constituição da cultura escolar. Por fim, discute-se aqui o peso dessas lembranças na construção da identidade profissional, nas escolhas pedagógicas e nas expectativas dos professores em relação ao desempenho escolar e ao futuro de seus alunos.
id UNICAMP-18_90388738ec29f9030d7578788aea4b89
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643557
network_acronym_str UNICAMP-18
network_name_str Pro-Posições (Online)
repository_id_str
spelling Inspirações da memória e identidade docenteInspirações da memória e identidade docenteInspirações da memória e identidade docenteMemóriaIdentidadeDocênciaMemoryIdentityTeachingMemória Identidade DocênciaEducaçãoEste artigo pretende analisar lembranças de infância e juventude que aparecem nas memórias de um grupo de professores de uma escola pública municipal de ensino fundamental localizada na cidade de Itatiba, interior do Estado de São Paulo. Particularmente, trata-se de investigar o modo como tais lembranças se relacionam aos sentidos que esses professores atribuem a sua prática docente e aos processos de constituição da cultura escolar. Por fim, discute-se aqui o peso dessas lembranças na construção da identidade profissional, nas escolhas pedagógicas e nas expectativas dos professores em relação ao desempenho escolar e ao futuro de seus alunos.Este artigo pretende analisar lembranças de infância e juventude que aparecem nas memórias de um grupo de professores de uma escola pública municipal de ensino fundamental localizada na cidade de Itatiba, interior do Estado de São Paulo. Particularmente, trata-se de investigar o modo como tais lembranças se relacionam aos sentidos que esses professores atribuem a sua prática docente e aos processos de constituição da cultura escolar. Por fim, discute-se aqui o peso dessas lembranças na construção da identidade profissional, nas escolhas pedagógicas e nas expectativas dos professores em relação ao desempenho escolar e ao futuro de seus alunos.Este artigo pretende analisar lembranças de infância e juventude que aparecem nas memórias de um grupo de professores de uma escola pública municipal de ensino fundamental localizada na cidade de Itatiba, interior do Estado de São Paulo. Particularmente, trata-se de investigar o modo como tais lembranças se relacionam aos sentidos que esses professores atribuem a sua prática docente e aos processos de constituição da cultura escolar. Por fim, discute-se aqui o peso dessas lembranças na construção da identidade profissional, nas escolhas pedagógicas e nas expectativas dos professores em relação ao desempenho escolar e ao futuro de seus alunos.Universidade Estadual de Campinas2016-02-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTexto Textoinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643557Pro-Posições; Vol. 18 No. 2: maio./ago.2007[53]; 167-181Pro-Posições; Vol. 18 Núm. 2: maio./ago.2007[53]; 167-181Pro-Posições; v. 18 n. 2: maio./ago.2007[53]; 167-1811980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643557/29758Brazil; ContemporaryBrasil; ContemporáneoBrasil; ContemporâneoCopyright (c) 2016 Pro-Posiçõeshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSalvadori, Maria Ângela Borges2022-08-11T15:00:20Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643557Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2022-08-11T15:00:20Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Inspirações da memória e identidade docente
Inspirações da memória e identidade docente
Inspirações da memória e identidade docente
title Inspirações da memória e identidade docente
spellingShingle Inspirações da memória e identidade docente
Salvadori, Maria Ângela Borges
Memória
Identidade
Docência
Memory
Identity
Teaching
Memória
Identidade
Docência
Educação
title_short Inspirações da memória e identidade docente
title_full Inspirações da memória e identidade docente
title_fullStr Inspirações da memória e identidade docente
title_full_unstemmed Inspirações da memória e identidade docente
title_sort Inspirações da memória e identidade docente
author Salvadori, Maria Ângela Borges
author_facet Salvadori, Maria Ângela Borges
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Salvadori, Maria Ângela Borges
dc.subject.por.fl_str_mv Memória
Identidade
Docência
Memory
Identity
Teaching
Memória
Identidade
Docência
Educação
topic Memória
Identidade
Docência
Memory
Identity
Teaching
Memória
Identidade
Docência
Educação
description Este artigo pretende analisar lembranças de infância e juventude que aparecem nas memórias de um grupo de professores de uma escola pública municipal de ensino fundamental localizada na cidade de Itatiba, interior do Estado de São Paulo. Particularmente, trata-se de investigar o modo como tais lembranças se relacionam aos sentidos que esses professores atribuem a sua prática docente e aos processos de constituição da cultura escolar. Por fim, discute-se aqui o peso dessas lembranças na construção da identidade profissional, nas escolhas pedagógicas e nas expectativas dos professores em relação ao desempenho escolar e ao futuro de seus alunos.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-02-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Texto
Texto
info:eu-repo/semantics/other
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643557
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643557
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643557/29758
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Pro-Posições
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Pro-Posições
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Brazil; Contemporary
Brasil; Contemporáneo
Brasil; Contemporâneo
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Pro-Posições; Vol. 18 No. 2: maio./ago.2007[53]; 167-181
Pro-Posições; Vol. 18 Núm. 2: maio./ago.2007[53]; 167-181
Pro-Posições; v. 18 n. 2: maio./ago.2007[53]; 167-181
1980-6248
reponame:Pro-Posições (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Pro-Posições (Online)
collection Pro-Posições (Online)
repository.name.fl_str_mv Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ||proposic@unicamp.br
_version_ 1800217185627406336