A PARTICIPAÇÃO DA CRIANÇA NA PESQUISA: entre possibilidades e limites

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brostolin, Marta Regina
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Zaikievicz Azevedo, Ana Paula
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
Texto Completo: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/5780
Resumo: Este texto, recorte de uma pesquisa de Mestrado, tece reflexões acerca da participação de crianças em pesquisa. A intenção não é analisar os resultados da pesquisa realizada, mas sim refletir acerca das possibilidades e limites que a pesquisa com crianças nos impõe como processo investigativo denso que necessita de muito estudo, planejamento, organização e ética. A pesquisa ancora-se na Sociologia da Infância, pois esse campo teórico defende as crianças enquanto sujeitos de direitos, produtores de culturas e de saberes, que precisam ser escutadas e respeitadas. Com o desenvolvimento da pesquisa foi possível constatar que o exercício de pesquisar com criança não é um processo simples, mas um exercício que exige, cuidado, sensibilidade, ética, flexibilidade e amplo conhecimento sobre a infância por parte do pesquisador, pois, envolver as crianças na pesquisa, torna-se um importante mecanismo de reconhecimento destas enquanto autores e atores de suas próprias histórias que merecem ser escutadas e respeitados pelas suas singularidades.
id UNOCHAPO-1_1d2a5d0ac0437e50ebcf799f50b24880
oai_identifier_str oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/5780
network_acronym_str UNOCHAPO-1
network_name_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository_id_str
spelling A PARTICIPAÇÃO DA CRIANÇA NA PESQUISA: entre possibilidades e limitesPesquisa com crianças. Sociologia da Infância. Possibilidades. LimitesEste texto, recorte de uma pesquisa de Mestrado, tece reflexões acerca da participação de crianças em pesquisa. A intenção não é analisar os resultados da pesquisa realizada, mas sim refletir acerca das possibilidades e limites que a pesquisa com crianças nos impõe como processo investigativo denso que necessita de muito estudo, planejamento, organização e ética. A pesquisa ancora-se na Sociologia da Infância, pois esse campo teórico defende as crianças enquanto sujeitos de direitos, produtores de culturas e de saberes, que precisam ser escutadas e respeitadas. Com o desenvolvimento da pesquisa foi possível constatar que o exercício de pesquisar com criança não é um processo simples, mas um exercício que exige, cuidado, sensibilidade, ética, flexibilidade e amplo conhecimento sobre a infância por parte do pesquisador, pois, envolver as crianças na pesquisa, torna-se um importante mecanismo de reconhecimento destas enquanto autores e atores de suas próprias histórias que merecem ser escutadas e respeitados pelas suas singularidades.Unochapecó2021-01-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/578010.22196/rp.v22i0.5780Revista Pedagógica; Vol. 23 (2021); 1-19Revista Pedagógica; v. 23 (2021); 1-191984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/5780/3274Copyright (c) 2021 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessBrostolin, Marta ReginaZaikievicz Azevedo, Ana Paula2021-02-01T13:26:39Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/5780Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2021-02-01T13:26:39Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false
dc.title.none.fl_str_mv A PARTICIPAÇÃO DA CRIANÇA NA PESQUISA: entre possibilidades e limites
title A PARTICIPAÇÃO DA CRIANÇA NA PESQUISA: entre possibilidades e limites
spellingShingle A PARTICIPAÇÃO DA CRIANÇA NA PESQUISA: entre possibilidades e limites
Brostolin, Marta Regina
Pesquisa com crianças. Sociologia da Infância. Possibilidades. Limites
title_short A PARTICIPAÇÃO DA CRIANÇA NA PESQUISA: entre possibilidades e limites
title_full A PARTICIPAÇÃO DA CRIANÇA NA PESQUISA: entre possibilidades e limites
title_fullStr A PARTICIPAÇÃO DA CRIANÇA NA PESQUISA: entre possibilidades e limites
title_full_unstemmed A PARTICIPAÇÃO DA CRIANÇA NA PESQUISA: entre possibilidades e limites
title_sort A PARTICIPAÇÃO DA CRIANÇA NA PESQUISA: entre possibilidades e limites
author Brostolin, Marta Regina
author_facet Brostolin, Marta Regina
Zaikievicz Azevedo, Ana Paula
author_role author
author2 Zaikievicz Azevedo, Ana Paula
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brostolin, Marta Regina
Zaikievicz Azevedo, Ana Paula
dc.subject.por.fl_str_mv Pesquisa com crianças. Sociologia da Infância. Possibilidades. Limites
topic Pesquisa com crianças. Sociologia da Infância. Possibilidades. Limites
description Este texto, recorte de uma pesquisa de Mestrado, tece reflexões acerca da participação de crianças em pesquisa. A intenção não é analisar os resultados da pesquisa realizada, mas sim refletir acerca das possibilidades e limites que a pesquisa com crianças nos impõe como processo investigativo denso que necessita de muito estudo, planejamento, organização e ética. A pesquisa ancora-se na Sociologia da Infância, pois esse campo teórico defende as crianças enquanto sujeitos de direitos, produtores de culturas e de saberes, que precisam ser escutadas e respeitadas. Com o desenvolvimento da pesquisa foi possível constatar que o exercício de pesquisar com criança não é um processo simples, mas um exercício que exige, cuidado, sensibilidade, ética, flexibilidade e amplo conhecimento sobre a infância por parte do pesquisador, pois, envolver as crianças na pesquisa, torna-se um importante mecanismo de reconhecimento destas enquanto autores e atores de suas próprias histórias que merecem ser escutadas e respeitados pelas suas singularidades.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/5780
10.22196/rp.v22i0.5780
url https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/5780
identifier_str_mv 10.22196/rp.v22i0.5780
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/5780/3274
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Pedagógica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Pedagógica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
dc.source.none.fl_str_mv Revista Pedagógica; Vol. 23 (2021); 1-19
Revista Pedagógica; v. 23 (2021); 1-19
1984-1566
reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron:UNOCHAPECO
instname_str Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron_str UNOCHAPECO
institution UNOCHAPECO
reponame_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
collection Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
repository.mail.fl_str_mv revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com
_version_ 1798320996066787328