A PARTICIPAÇÃO DA CRIANÇA NA PESQUISA: entre possibilidades e limites
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
Texto Completo: | https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/5780 |
Resumo: | Este texto, recorte de uma pesquisa de Mestrado, tece reflexões acerca da participação de crianças em pesquisa. A intenção não é analisar os resultados da pesquisa realizada, mas sim refletir acerca das possibilidades e limites que a pesquisa com crianças nos impõe como processo investigativo denso que necessita de muito estudo, planejamento, organização e ética. A pesquisa ancora-se na Sociologia da Infância, pois esse campo teórico defende as crianças enquanto sujeitos de direitos, produtores de culturas e de saberes, que precisam ser escutadas e respeitadas. Com o desenvolvimento da pesquisa foi possível constatar que o exercício de pesquisar com criança não é um processo simples, mas um exercício que exige, cuidado, sensibilidade, ética, flexibilidade e amplo conhecimento sobre a infância por parte do pesquisador, pois, envolver as crianças na pesquisa, torna-se um importante mecanismo de reconhecimento destas enquanto autores e atores de suas próprias histórias que merecem ser escutadas e respeitados pelas suas singularidades. |
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