USO E A DIFUSÃO DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS NA ESCOLA COMUM
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
Texto Completo: | https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4998 |
Resumo: | O uso e a difusão da Libras, por estudantes ouvintes que têm acesso a esta língua no decorrer do processo de escolarização, constituem o tema dessa pesquisa, cujo objetivo foi identificar se, no cotidiano escolar, os alunos difundem e fazem uso desta língua como meio de comunicação com os surdos. Trata-se de uma pesquisa de campo de natureza qualitativa e de cunho etnográfico, observando o comportamento de um grupo de indivíduos no cotidiano escolar. A pesquisa mostra que os alunos ouvintes fizeram uso da língua de sinais dentro da escola, com algumas especificidades como: a) diferença de uso da língua entre os gêneros masculino e feminino; b) maior aproximação com a língua de sinais no grupo de escolares que frequentam os Anos Iniciais do Ensino Fundamental; c) importância do professor bilíngue dentro da escola, no diálogo com todos os alunos. Conclui-se que a língua de sinais é importante para os alunos ouvintes e surdos dentro da escola comum, possibilitando a inclusão do aluno surdo. |
id |
UNOCHAPO-1_20a333bcddc0fe5691d673191edd392a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/4998 |
network_acronym_str |
UNOCHAPO-1 |
network_name_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
USO E A DIFUSÃO DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS NA ESCOLA COMUMAmérica LatinaCaribeUnion EuropeaCooperación internacionalEstado de DerechoO uso e a difusão da Libras, por estudantes ouvintes que têm acesso a esta língua no decorrer do processo de escolarização, constituem o tema dessa pesquisa, cujo objetivo foi identificar se, no cotidiano escolar, os alunos difundem e fazem uso desta língua como meio de comunicação com os surdos. Trata-se de uma pesquisa de campo de natureza qualitativa e de cunho etnográfico, observando o comportamento de um grupo de indivíduos no cotidiano escolar. A pesquisa mostra que os alunos ouvintes fizeram uso da língua de sinais dentro da escola, com algumas especificidades como: a) diferença de uso da língua entre os gêneros masculino e feminino; b) maior aproximação com a língua de sinais no grupo de escolares que frequentam os Anos Iniciais do Ensino Fundamental; c) importância do professor bilíngue dentro da escola, no diálogo com todos os alunos. Conclui-se que a língua de sinais é importante para os alunos ouvintes e surdos dentro da escola comum, possibilitando a inclusão do aluno surdo.Unochapecó2020-05-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionEstudo qualitativo etnográficoapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/499810.22196/rp.v22i0.4998Revista Pedagógica; Vol. 22 (2020); 1-18Revista Pedagógica; v. 22 (2020); 1-181984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4998/3004Copyright (c) 2020 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessCorá, Pamela Estefanide Abreu, AndersonGraff, Patrícia2020-05-20T19:00:42Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/4998Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2020-05-20T19:00:42Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
USO E A DIFUSÃO DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS NA ESCOLA COMUM |
title |
USO E A DIFUSÃO DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS NA ESCOLA COMUM |
spellingShingle |
USO E A DIFUSÃO DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS NA ESCOLA COMUM Corá, Pamela Estefani América Latina Caribe Union Europea Cooperación internacional Estado de Derecho |
title_short |
USO E A DIFUSÃO DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS NA ESCOLA COMUM |
title_full |
USO E A DIFUSÃO DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS NA ESCOLA COMUM |
title_fullStr |
USO E A DIFUSÃO DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS NA ESCOLA COMUM |
title_full_unstemmed |
USO E A DIFUSÃO DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS NA ESCOLA COMUM |
title_sort |
USO E A DIFUSÃO DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS NA ESCOLA COMUM |
author |
Corá, Pamela Estefani |
author_facet |
Corá, Pamela Estefani de Abreu, Anderson Graff, Patrícia |
author_role |
author |
author2 |
de Abreu, Anderson Graff, Patrícia |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Corá, Pamela Estefani de Abreu, Anderson Graff, Patrícia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
América Latina Caribe Union Europea Cooperación internacional Estado de Derecho |
topic |
América Latina Caribe Union Europea Cooperación internacional Estado de Derecho |
description |
O uso e a difusão da Libras, por estudantes ouvintes que têm acesso a esta língua no decorrer do processo de escolarização, constituem o tema dessa pesquisa, cujo objetivo foi identificar se, no cotidiano escolar, os alunos difundem e fazem uso desta língua como meio de comunicação com os surdos. Trata-se de uma pesquisa de campo de natureza qualitativa e de cunho etnográfico, observando o comportamento de um grupo de indivíduos no cotidiano escolar. A pesquisa mostra que os alunos ouvintes fizeram uso da língua de sinais dentro da escola, com algumas especificidades como: a) diferença de uso da língua entre os gêneros masculino e feminino; b) maior aproximação com a língua de sinais no grupo de escolares que frequentam os Anos Iniciais do Ensino Fundamental; c) importância do professor bilíngue dentro da escola, no diálogo com todos os alunos. Conclui-se que a língua de sinais é importante para os alunos ouvintes e surdos dentro da escola comum, possibilitando a inclusão do aluno surdo. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-05-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Estudo qualitativo etnográfico |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4998 10.22196/rp.v22i0.4998 |
url |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4998 |
identifier_str_mv |
10.22196/rp.v22i0.4998 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4998/3004 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Pedagógica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Pedagógica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Pedagógica; Vol. 22 (2020); 1-18 Revista Pedagógica; v. 22 (2020); 1-18 1984-1566 reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online) instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) instacron:UNOCHAPECO |
instname_str |
Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
instacron_str |
UNOCHAPECO |
institution |
UNOCHAPECO |
reponame_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
collection |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com |
_version_ |
1798320995552985088 |