Gestão educacional e sua relação com a oferta de atividades curriculares complementares
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
Texto Completo: | https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4041 |
Resumo: | A oferta de atividades paralelas ao sistema formal de ensino como mecanismo para ampliação da jornada escolar e possibilidade de melhoria da qualidade educacional já é uma realidade no atual cenário nacional. No estado do Paraná o Programa de Atividades Curriculares Complementares possibilita às escolas estaduais ofertarem atividades de contra turno em diversos eixos temáticos. Dessa forma, o objetivo desse estudo foi compreender a dinâmica dessas atividades em uma cidade de pequeno porte do estado tendo como foco de observação o papel do gestor na condução das ações. Foram coletados dados técnicos quantitativos de desenvolvimento das ações nas escolas bem como foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os gestores das unidades pesquisadas. Os dados mostraram que há uma efetiva participação dos alunos no programa, mas que há dificuldades dos gestores em compreenderem os processos específicos da proposta, tanto em termos pedagógicos quanto administrativos. |
id |
UNOCHAPO-1_246e44322dfe90990a9e65f791b9c174 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/4041 |
network_acronym_str |
UNOCHAPO-1 |
network_name_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Gestão educacional e sua relação com a oferta de atividades curriculares complementaresIntegraçãoAviculturaProdutores ruraisContrato.A oferta de atividades paralelas ao sistema formal de ensino como mecanismo para ampliação da jornada escolar e possibilidade de melhoria da qualidade educacional já é uma realidade no atual cenário nacional. No estado do Paraná o Programa de Atividades Curriculares Complementares possibilita às escolas estaduais ofertarem atividades de contra turno em diversos eixos temáticos. Dessa forma, o objetivo desse estudo foi compreender a dinâmica dessas atividades em uma cidade de pequeno porte do estado tendo como foco de observação o papel do gestor na condução das ações. Foram coletados dados técnicos quantitativos de desenvolvimento das ações nas escolas bem como foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os gestores das unidades pesquisadas. Os dados mostraram que há uma efetiva participação dos alunos no programa, mas que há dificuldades dos gestores em compreenderem os processos específicos da proposta, tanto em termos pedagógicos quanto administrativos.Unochapecó2018-09-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/404110.22196/rp.v20i44.4041Revista Pedagógica; Vol. 20 Núm. 44: Maio./Ago. 2018; 197-215Revista Pedagógica; v. 20 n. 44: Maio./Ago. 2018; 197-2151984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4041/2521Copyright (c) 2018 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessBendrath, Eduard AngeloBasei, Andreia PaulaFrederico, Jessica Latchuk2018-09-10T07:03:12Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/4041Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2018-09-10T07:03:12Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Gestão educacional e sua relação com a oferta de atividades curriculares complementares |
title |
Gestão educacional e sua relação com a oferta de atividades curriculares complementares |
spellingShingle |
Gestão educacional e sua relação com a oferta de atividades curriculares complementares Bendrath, Eduard Angelo Integração Avicultura Produtores rurais Contrato. |
title_short |
Gestão educacional e sua relação com a oferta de atividades curriculares complementares |
title_full |
Gestão educacional e sua relação com a oferta de atividades curriculares complementares |
title_fullStr |
Gestão educacional e sua relação com a oferta de atividades curriculares complementares |
title_full_unstemmed |
Gestão educacional e sua relação com a oferta de atividades curriculares complementares |
title_sort |
Gestão educacional e sua relação com a oferta de atividades curriculares complementares |
author |
Bendrath, Eduard Angelo |
author_facet |
Bendrath, Eduard Angelo Basei, Andreia Paula Frederico, Jessica Latchuk |
author_role |
author |
author2 |
Basei, Andreia Paula Frederico, Jessica Latchuk |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bendrath, Eduard Angelo Basei, Andreia Paula Frederico, Jessica Latchuk |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Integração Avicultura Produtores rurais Contrato. |
topic |
Integração Avicultura Produtores rurais Contrato. |
description |
A oferta de atividades paralelas ao sistema formal de ensino como mecanismo para ampliação da jornada escolar e possibilidade de melhoria da qualidade educacional já é uma realidade no atual cenário nacional. No estado do Paraná o Programa de Atividades Curriculares Complementares possibilita às escolas estaduais ofertarem atividades de contra turno em diversos eixos temáticos. Dessa forma, o objetivo desse estudo foi compreender a dinâmica dessas atividades em uma cidade de pequeno porte do estado tendo como foco de observação o papel do gestor na condução das ações. Foram coletados dados técnicos quantitativos de desenvolvimento das ações nas escolas bem como foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os gestores das unidades pesquisadas. Os dados mostraram que há uma efetiva participação dos alunos no programa, mas que há dificuldades dos gestores em compreenderem os processos específicos da proposta, tanto em termos pedagógicos quanto administrativos. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-09-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4041 10.22196/rp.v20i44.4041 |
url |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4041 |
identifier_str_mv |
10.22196/rp.v20i44.4041 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4041/2521 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Pedagógica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Pedagógica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Pedagógica; Vol. 20 Núm. 44: Maio./Ago. 2018; 197-215 Revista Pedagógica; v. 20 n. 44: Maio./Ago. 2018; 197-215 1984-1566 reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online) instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) instacron:UNOCHAPECO |
instname_str |
Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
instacron_str |
UNOCHAPECO |
institution |
UNOCHAPECO |
reponame_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
collection |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com |
_version_ |
1798320994300985344 |