Gestão educacional e sua relação com a oferta de atividades curriculares complementares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bendrath, Eduard Angelo
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Basei, Andreia Paula, Frederico, Jessica Latchuk
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
Texto Completo: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4041
Resumo: A oferta de atividades paralelas ao sistema formal de ensino como mecanismo para ampliação da jornada escolar e possibilidade de melhoria da qualidade educacional já é uma realidade no atual cenário nacional. No estado do Paraná o Programa de Atividades Curriculares Complementares possibilita às escolas estaduais ofertarem atividades de contra turno em diversos eixos temáticos. Dessa forma, o objetivo desse estudo foi compreender a dinâmica dessas atividades em uma cidade de pequeno porte do estado tendo como foco de observação o papel do gestor na condução das ações. Foram coletados dados técnicos quantitativos de desenvolvimento das ações nas escolas bem como foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os gestores das unidades pesquisadas. Os dados mostraram que há uma efetiva participação dos alunos no programa, mas que há dificuldades dos gestores em compreenderem os processos específicos da proposta, tanto em termos pedagógicos quanto administrativos.
id UNOCHAPO-1_246e44322dfe90990a9e65f791b9c174
oai_identifier_str oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/4041
network_acronym_str UNOCHAPO-1
network_name_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository_id_str
spelling Gestão educacional e sua relação com a oferta de atividades curriculares complementaresIntegraçãoAviculturaProdutores ruraisContrato.A oferta de atividades paralelas ao sistema formal de ensino como mecanismo para ampliação da jornada escolar e possibilidade de melhoria da qualidade educacional já é uma realidade no atual cenário nacional. No estado do Paraná o Programa de Atividades Curriculares Complementares possibilita às escolas estaduais ofertarem atividades de contra turno em diversos eixos temáticos. Dessa forma, o objetivo desse estudo foi compreender a dinâmica dessas atividades em uma cidade de pequeno porte do estado tendo como foco de observação o papel do gestor na condução das ações. Foram coletados dados técnicos quantitativos de desenvolvimento das ações nas escolas bem como foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os gestores das unidades pesquisadas. Os dados mostraram que há uma efetiva participação dos alunos no programa, mas que há dificuldades dos gestores em compreenderem os processos específicos da proposta, tanto em termos pedagógicos quanto administrativos.Unochapecó2018-09-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/404110.22196/rp.v20i44.4041Revista Pedagógica; Vol. 20 Núm. 44: Maio./Ago. 2018; 197-215Revista Pedagógica; v. 20 n. 44: Maio./Ago. 2018; 197-2151984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4041/2521Copyright (c) 2018 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessBendrath, Eduard AngeloBasei, Andreia PaulaFrederico, Jessica Latchuk2018-09-10T07:03:12Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/4041Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2018-09-10T07:03:12Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false
dc.title.none.fl_str_mv Gestão educacional e sua relação com a oferta de atividades curriculares complementares
title Gestão educacional e sua relação com a oferta de atividades curriculares complementares
spellingShingle Gestão educacional e sua relação com a oferta de atividades curriculares complementares
Bendrath, Eduard Angelo
Integração
Avicultura
Produtores rurais
Contrato.
title_short Gestão educacional e sua relação com a oferta de atividades curriculares complementares
title_full Gestão educacional e sua relação com a oferta de atividades curriculares complementares
title_fullStr Gestão educacional e sua relação com a oferta de atividades curriculares complementares
title_full_unstemmed Gestão educacional e sua relação com a oferta de atividades curriculares complementares
title_sort Gestão educacional e sua relação com a oferta de atividades curriculares complementares
author Bendrath, Eduard Angelo
author_facet Bendrath, Eduard Angelo
Basei, Andreia Paula
Frederico, Jessica Latchuk
author_role author
author2 Basei, Andreia Paula
Frederico, Jessica Latchuk
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bendrath, Eduard Angelo
Basei, Andreia Paula
Frederico, Jessica Latchuk
dc.subject.por.fl_str_mv Integração
Avicultura
Produtores rurais
Contrato.
topic Integração
Avicultura
Produtores rurais
Contrato.
description A oferta de atividades paralelas ao sistema formal de ensino como mecanismo para ampliação da jornada escolar e possibilidade de melhoria da qualidade educacional já é uma realidade no atual cenário nacional. No estado do Paraná o Programa de Atividades Curriculares Complementares possibilita às escolas estaduais ofertarem atividades de contra turno em diversos eixos temáticos. Dessa forma, o objetivo desse estudo foi compreender a dinâmica dessas atividades em uma cidade de pequeno porte do estado tendo como foco de observação o papel do gestor na condução das ações. Foram coletados dados técnicos quantitativos de desenvolvimento das ações nas escolas bem como foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os gestores das unidades pesquisadas. Os dados mostraram que há uma efetiva participação dos alunos no programa, mas que há dificuldades dos gestores em compreenderem os processos específicos da proposta, tanto em termos pedagógicos quanto administrativos.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4041
10.22196/rp.v20i44.4041
url https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4041
identifier_str_mv 10.22196/rp.v20i44.4041
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4041/2521
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Pedagógica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Pedagógica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
dc.source.none.fl_str_mv Revista Pedagógica; Vol. 20 Núm. 44: Maio./Ago. 2018; 197-215
Revista Pedagógica; v. 20 n. 44: Maio./Ago. 2018; 197-215
1984-1566
reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron:UNOCHAPECO
instname_str Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron_str UNOCHAPECO
institution UNOCHAPECO
reponame_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
collection Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
repository.mail.fl_str_mv revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com
_version_ 1798320994300985344