Educação escolar e os índios na cidade: experiências interculturais nas práticas de ensino das escolas urbanas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Naglis Vieira, Carlos Magno
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Casaro Nascimento, Adir
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
Texto Completo: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4770
Resumo: O artigo tem como objetivo apresentar experiências interculturais de docentes com estudantes indígenas e não indígenas em escolas públicas de Campo Grande/MS. Com uma metodologia qualitativa, baseada em trabalho de campo, a partir da técnica da observação participante e depoimentos com professores/as das séries iniciais do ensino fundamental, o texto estabelece uma relação entre identidade, diferença e cultura(s). O estudo que está amparado por reflexões teóricas da Antropologia da Criança, das teorias pós-coloniais e pós-estruturalistas apontam para a dificuldade dos docentes em realizar e desenvolver práticas pedagógicas que não hierarquize e nem trate todos os estudantes indígenas, matriculados na escola, como “iguais”, e sinaliza para a realização de atividades promovidas por professores/as que procuram construir um espaço de diálogo e de produção de novos saberes.
id UNOCHAPO-1_28f807422ef287a5d8bab5d32ffefefd
oai_identifier_str oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/4770
network_acronym_str UNOCHAPO-1
network_name_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository_id_str
spelling Educação escolar e os índios na cidade: experiências interculturais nas práticas de ensino das escolas urbanasresenhaMaria Helena Silveira BonillaO artigo tem como objetivo apresentar experiências interculturais de docentes com estudantes indígenas e não indígenas em escolas públicas de Campo Grande/MS. Com uma metodologia qualitativa, baseada em trabalho de campo, a partir da técnica da observação participante e depoimentos com professores/as das séries iniciais do ensino fundamental, o texto estabelece uma relação entre identidade, diferença e cultura(s). O estudo que está amparado por reflexões teóricas da Antropologia da Criança, das teorias pós-coloniais e pós-estruturalistas apontam para a dificuldade dos docentes em realizar e desenvolver práticas pedagógicas que não hierarquize e nem trate todos os estudantes indígenas, matriculados na escola, como “iguais”, e sinaliza para a realização de atividades promovidas por professores/as que procuram construir um espaço de diálogo e de produção de novos saberes.Unochapecó2019-06-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/477010.22196/rp.v21i0.4770Revista Pedagógica; Vol. 21 (2019); 174-193Revista Pedagógica; v. 21 (2019); 174-1931984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4770/2734Copyright (c) 2019 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessNaglis Vieira, Carlos MagnoCasaro Nascimento, Adir2019-12-20T17:54:55Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/4770Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2019-12-20T17:54:55Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação escolar e os índios na cidade: experiências interculturais nas práticas de ensino das escolas urbanas
title Educação escolar e os índios na cidade: experiências interculturais nas práticas de ensino das escolas urbanas
spellingShingle Educação escolar e os índios na cidade: experiências interculturais nas práticas de ensino das escolas urbanas
Naglis Vieira, Carlos Magno
resenha
Maria Helena Silveira Bonilla
title_short Educação escolar e os índios na cidade: experiências interculturais nas práticas de ensino das escolas urbanas
title_full Educação escolar e os índios na cidade: experiências interculturais nas práticas de ensino das escolas urbanas
title_fullStr Educação escolar e os índios na cidade: experiências interculturais nas práticas de ensino das escolas urbanas
title_full_unstemmed Educação escolar e os índios na cidade: experiências interculturais nas práticas de ensino das escolas urbanas
title_sort Educação escolar e os índios na cidade: experiências interculturais nas práticas de ensino das escolas urbanas
author Naglis Vieira, Carlos Magno
author_facet Naglis Vieira, Carlos Magno
Casaro Nascimento, Adir
author_role author
author2 Casaro Nascimento, Adir
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Naglis Vieira, Carlos Magno
Casaro Nascimento, Adir
dc.subject.por.fl_str_mv resenha
Maria Helena Silveira Bonilla
topic resenha
Maria Helena Silveira Bonilla
description O artigo tem como objetivo apresentar experiências interculturais de docentes com estudantes indígenas e não indígenas em escolas públicas de Campo Grande/MS. Com uma metodologia qualitativa, baseada em trabalho de campo, a partir da técnica da observação participante e depoimentos com professores/as das séries iniciais do ensino fundamental, o texto estabelece uma relação entre identidade, diferença e cultura(s). O estudo que está amparado por reflexões teóricas da Antropologia da Criança, das teorias pós-coloniais e pós-estruturalistas apontam para a dificuldade dos docentes em realizar e desenvolver práticas pedagógicas que não hierarquize e nem trate todos os estudantes indígenas, matriculados na escola, como “iguais”, e sinaliza para a realização de atividades promovidas por professores/as que procuram construir um espaço de diálogo e de produção de novos saberes.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4770
10.22196/rp.v21i0.4770
url https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4770
identifier_str_mv 10.22196/rp.v21i0.4770
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4770/2734
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Pedagógica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Pedagógica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
dc.source.none.fl_str_mv Revista Pedagógica; Vol. 21 (2019); 174-193
Revista Pedagógica; v. 21 (2019); 174-193
1984-1566
reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron:UNOCHAPECO
instname_str Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron_str UNOCHAPECO
institution UNOCHAPECO
reponame_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
collection Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
repository.mail.fl_str_mv revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com
_version_ 1798320995518382080