Educação escolar e os índios na cidade: experiências interculturais nas práticas de ensino das escolas urbanas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
Texto Completo: | https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4770 |
Resumo: | O artigo tem como objetivo apresentar experiências interculturais de docentes com estudantes indígenas e não indígenas em escolas públicas de Campo Grande/MS. Com uma metodologia qualitativa, baseada em trabalho de campo, a partir da técnica da observação participante e depoimentos com professores/as das séries iniciais do ensino fundamental, o texto estabelece uma relação entre identidade, diferença e cultura(s). O estudo que está amparado por reflexões teóricas da Antropologia da Criança, das teorias pós-coloniais e pós-estruturalistas apontam para a dificuldade dos docentes em realizar e desenvolver práticas pedagógicas que não hierarquize e nem trate todos os estudantes indígenas, matriculados na escola, como “iguais”, e sinaliza para a realização de atividades promovidas por professores/as que procuram construir um espaço de diálogo e de produção de novos saberes. |
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