A formação do profissional da educação à luz da pesquisa e da narração
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
Texto Completo: | https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1224 |
Resumo: | O presente artigo tem a intenção de fazer alguns apontamentos acerca da formação do profissional da educação. Para tanto, procura mostrar a importância da pesquisa na formação desse profissional, partindo de uma reflexão sobre o conceito de narração desenvolvido pelo filósofo alemão Walter Benjamin como o conceito condutor da relação pedagógica entre professor e aluno. A conclusão de Benjamin de que “a experiência da arte de narrar está em vias de extinção” suscita diversas questões; entretanto, considerando-se o fato de que o “narrador retira da experiência o que ele conta: sua própria experiência ou a relatada pelos outros, e incorpora as coisas narradas à experiência dos seus ouvintes”, concluímos também que pensar na formação de professores narradores e pesquisadores significa acreditar não apenas na permanência da arte de narrar. Significa, sobretudo, ter a consciência de que, por meio da pesquisa, a formação dos professores será diferenciada porque poderá ser contínua. Com experiências enriquecedoras oriundas da pesquisa, a prática profissional dos professores pesquisadores-narradores será enriquecida. |
id |
UNOCHAPO-1_31339db8666efcbe8ea14ff733427b29 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/1224 |
network_acronym_str |
UNOCHAPO-1 |
network_name_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A formação do profissional da educação à luz da pesquisa e da narraçãoProjeto civilizadorLBANacionalismoO presente artigo tem a intenção de fazer alguns apontamentos acerca da formação do profissional da educação. Para tanto, procura mostrar a importância da pesquisa na formação desse profissional, partindo de uma reflexão sobre o conceito de narração desenvolvido pelo filósofo alemão Walter Benjamin como o conceito condutor da relação pedagógica entre professor e aluno. A conclusão de Benjamin de que “a experiência da arte de narrar está em vias de extinção” suscita diversas questões; entretanto, considerando-se o fato de que o “narrador retira da experiência o que ele conta: sua própria experiência ou a relatada pelos outros, e incorpora as coisas narradas à experiência dos seus ouvintes”, concluímos também que pensar na formação de professores narradores e pesquisadores significa acreditar não apenas na permanência da arte de narrar. Significa, sobretudo, ter a consciência de que, por meio da pesquisa, a formação dos professores será diferenciada porque poderá ser contínua. Com experiências enriquecedoras oriundas da pesquisa, a prática profissional dos professores pesquisadores-narradores será enriquecida.Unochapecó2013-02-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/122410.22196/rp.v12i25.1224Revista Pedagógica; Vol. 12 Núm. 25: jul./dez. 2010; 257-283Revista Pedagógica; v. 12 n. 25: jul./dez. 2010; 257-2831984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1224/639Copyright (c) 2016 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Claudecir dos2016-11-25T16:37:20Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/1224Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2016-11-25T16:37:20Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A formação do profissional da educação à luz da pesquisa e da narração |
title |
A formação do profissional da educação à luz da pesquisa e da narração |
spellingShingle |
A formação do profissional da educação à luz da pesquisa e da narração Santos, Claudecir dos Projeto civilizador LBA Nacionalismo |
title_short |
A formação do profissional da educação à luz da pesquisa e da narração |
title_full |
A formação do profissional da educação à luz da pesquisa e da narração |
title_fullStr |
A formação do profissional da educação à luz da pesquisa e da narração |
title_full_unstemmed |
A formação do profissional da educação à luz da pesquisa e da narração |
title_sort |
A formação do profissional da educação à luz da pesquisa e da narração |
author |
Santos, Claudecir dos |
author_facet |
Santos, Claudecir dos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Claudecir dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Projeto civilizador LBA Nacionalismo |
topic |
Projeto civilizador LBA Nacionalismo |
description |
O presente artigo tem a intenção de fazer alguns apontamentos acerca da formação do profissional da educação. Para tanto, procura mostrar a importância da pesquisa na formação desse profissional, partindo de uma reflexão sobre o conceito de narração desenvolvido pelo filósofo alemão Walter Benjamin como o conceito condutor da relação pedagógica entre professor e aluno. A conclusão de Benjamin de que “a experiência da arte de narrar está em vias de extinção” suscita diversas questões; entretanto, considerando-se o fato de que o “narrador retira da experiência o que ele conta: sua própria experiência ou a relatada pelos outros, e incorpora as coisas narradas à experiência dos seus ouvintes”, concluímos também que pensar na formação de professores narradores e pesquisadores significa acreditar não apenas na permanência da arte de narrar. Significa, sobretudo, ter a consciência de que, por meio da pesquisa, a formação dos professores será diferenciada porque poderá ser contínua. Com experiências enriquecedoras oriundas da pesquisa, a prática profissional dos professores pesquisadores-narradores será enriquecida. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-02-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1224 10.22196/rp.v12i25.1224 |
url |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1224 |
identifier_str_mv |
10.22196/rp.v12i25.1224 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1224/639 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Pedagógica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Pedagógica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Pedagógica; Vol. 12 Núm. 25: jul./dez. 2010; 257-283 Revista Pedagógica; v. 12 n. 25: jul./dez. 2010; 257-283 1984-1566 reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online) instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) instacron:UNOCHAPECO |
instname_str |
Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
instacron_str |
UNOCHAPECO |
institution |
UNOCHAPECO |
reponame_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
collection |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com |
_version_ |
1798320992114704384 |