O TEATRO CIENTÍFICO: uma estratégia didática para o ensino de química
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
Texto Completo: | https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4022 |
Resumo: | Este trabalho tem como foco analisar os limites e as potencialidades do uso de teatro nas aulas de Química do Ensino Médio a partir do olhar de professores de Química da Educação Básica da grande Florianópolis e licenciandos em Química de uma instituição pública. Para inteirar os sujeitos supracitados a respeito do uso de teatro em sala de aula, decidiu-se elaborar um roteiro teatral sobre saneamento básico com conceitos químicos articulados a outras áreas de conhecimento, em especial, aspectos de ordem social. Por meio de questionários, os grupos investigados apontaram a interdisciplinaridade, a contextualização e o desenvolvimento de diferentes habilidades nos estudantes como potencialidades do uso de teatro nas aulas de Química. No entanto, esclarecem que a infraestrutura das escolas, carga horária da disciplina e a progressão dos conteúdos escolares durante o ano letivo podem limitar a utilização dessa estratégia didática no ambiente escolar. |
id |
UNOCHAPO-1_334aa402526b94226664de02a611f31d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/4022 |
network_acronym_str |
UNOCHAPO-1 |
network_name_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O TEATRO CIENTÍFICO: uma estratégia didática para o ensino de químicaTeatro CientíficoEnsino de QuímicaContextualizaçãoInterdisciplinaridadeEste trabalho tem como foco analisar os limites e as potencialidades do uso de teatro nas aulas de Química do Ensino Médio a partir do olhar de professores de Química da Educação Básica da grande Florianópolis e licenciandos em Química de uma instituição pública. Para inteirar os sujeitos supracitados a respeito do uso de teatro em sala de aula, decidiu-se elaborar um roteiro teatral sobre saneamento básico com conceitos químicos articulados a outras áreas de conhecimento, em especial, aspectos de ordem social. Por meio de questionários, os grupos investigados apontaram a interdisciplinaridade, a contextualização e o desenvolvimento de diferentes habilidades nos estudantes como potencialidades do uso de teatro nas aulas de Química. No entanto, esclarecem que a infraestrutura das escolas, carga horária da disciplina e a progressão dos conteúdos escolares durante o ano letivo podem limitar a utilização dessa estratégia didática no ambiente escolar.Unochapecó2020-08-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/402210.22196/rp.v22i0.4022Revista Pedagógica; Vol. 22 (2020); 1-20Revista Pedagógica; v. 22 (2020); 1-201984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4022/3108Copyright (c) 2020 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessMartins, Steffany TemóteoFernandes, Carolina dos Santos2020-07-03T14:56:29Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/4022Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2020-07-03T14:56:29Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O TEATRO CIENTÍFICO: uma estratégia didática para o ensino de química |
title |
O TEATRO CIENTÍFICO: uma estratégia didática para o ensino de química |
spellingShingle |
O TEATRO CIENTÍFICO: uma estratégia didática para o ensino de química Martins, Steffany Temóteo Teatro Científico Ensino de Química Contextualização Interdisciplinaridade |
title_short |
O TEATRO CIENTÍFICO: uma estratégia didática para o ensino de química |
title_full |
O TEATRO CIENTÍFICO: uma estratégia didática para o ensino de química |
title_fullStr |
O TEATRO CIENTÍFICO: uma estratégia didática para o ensino de química |
title_full_unstemmed |
O TEATRO CIENTÍFICO: uma estratégia didática para o ensino de química |
title_sort |
O TEATRO CIENTÍFICO: uma estratégia didática para o ensino de química |
author |
Martins, Steffany Temóteo |
author_facet |
Martins, Steffany Temóteo Fernandes, Carolina dos Santos |
author_role |
author |
author2 |
Fernandes, Carolina dos Santos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Steffany Temóteo Fernandes, Carolina dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teatro Científico Ensino de Química Contextualização Interdisciplinaridade |
topic |
Teatro Científico Ensino de Química Contextualização Interdisciplinaridade |
description |
Este trabalho tem como foco analisar os limites e as potencialidades do uso de teatro nas aulas de Química do Ensino Médio a partir do olhar de professores de Química da Educação Básica da grande Florianópolis e licenciandos em Química de uma instituição pública. Para inteirar os sujeitos supracitados a respeito do uso de teatro em sala de aula, decidiu-se elaborar um roteiro teatral sobre saneamento básico com conceitos químicos articulados a outras áreas de conhecimento, em especial, aspectos de ordem social. Por meio de questionários, os grupos investigados apontaram a interdisciplinaridade, a contextualização e o desenvolvimento de diferentes habilidades nos estudantes como potencialidades do uso de teatro nas aulas de Química. No entanto, esclarecem que a infraestrutura das escolas, carga horária da disciplina e a progressão dos conteúdos escolares durante o ano letivo podem limitar a utilização dessa estratégia didática no ambiente escolar. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-08-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4022 10.22196/rp.v22i0.4022 |
url |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4022 |
identifier_str_mv |
10.22196/rp.v22i0.4022 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4022/3108 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Pedagógica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Pedagógica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Pedagógica; Vol. 22 (2020); 1-20 Revista Pedagógica; v. 22 (2020); 1-20 1984-1566 reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online) instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) instacron:UNOCHAPECO |
instname_str |
Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
instacron_str |
UNOCHAPECO |
institution |
UNOCHAPECO |
reponame_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
collection |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com |
_version_ |
1798320994296791040 |