O TEATRO CIENTÍFICO: uma estratégia didática para o ensino de química

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Steffany Temóteo
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Fernandes, Carolina dos Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
Texto Completo: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4022
Resumo: Este trabalho tem como foco analisar os limites e as potencialidades do uso de teatro nas aulas de Química do Ensino Médio a partir do olhar de professores de Química da Educação Básica da grande Florianópolis e licenciandos em Química de uma instituição pública. Para inteirar os sujeitos supracitados a respeito do uso de teatro em sala de aula, decidiu-se elaborar um roteiro teatral sobre saneamento básico com conceitos químicos articulados a outras áreas de conhecimento, em especial, aspectos de ordem social. Por meio de questionários, os grupos investigados apontaram a interdisciplinaridade, a contextualização e o desenvolvimento de diferentes habilidades nos estudantes como potencialidades do uso de teatro nas aulas de Química. No entanto, esclarecem que a infraestrutura das escolas, carga horária da disciplina e a progressão dos conteúdos escolares durante o ano letivo podem limitar a utilização dessa estratégia didática no ambiente escolar.
id UNOCHAPO-1_334aa402526b94226664de02a611f31d
oai_identifier_str oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/4022
network_acronym_str UNOCHAPO-1
network_name_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository_id_str
spelling O TEATRO CIENTÍFICO: uma estratégia didática para o ensino de químicaTeatro CientíficoEnsino de QuímicaContextualizaçãoInterdisciplinaridadeEste trabalho tem como foco analisar os limites e as potencialidades do uso de teatro nas aulas de Química do Ensino Médio a partir do olhar de professores de Química da Educação Básica da grande Florianópolis e licenciandos em Química de uma instituição pública. Para inteirar os sujeitos supracitados a respeito do uso de teatro em sala de aula, decidiu-se elaborar um roteiro teatral sobre saneamento básico com conceitos químicos articulados a outras áreas de conhecimento, em especial, aspectos de ordem social. Por meio de questionários, os grupos investigados apontaram a interdisciplinaridade, a contextualização e o desenvolvimento de diferentes habilidades nos estudantes como potencialidades do uso de teatro nas aulas de Química. No entanto, esclarecem que a infraestrutura das escolas, carga horária da disciplina e a progressão dos conteúdos escolares durante o ano letivo podem limitar a utilização dessa estratégia didática no ambiente escolar.Unochapecó2020-08-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/402210.22196/rp.v22i0.4022Revista Pedagógica; Vol. 22 (2020); 1-20Revista Pedagógica; v. 22 (2020); 1-201984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4022/3108Copyright (c) 2020 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessMartins, Steffany TemóteoFernandes, Carolina dos Santos2020-07-03T14:56:29Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/4022Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2020-07-03T14:56:29Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false
dc.title.none.fl_str_mv O TEATRO CIENTÍFICO: uma estratégia didática para o ensino de química
title O TEATRO CIENTÍFICO: uma estratégia didática para o ensino de química
spellingShingle O TEATRO CIENTÍFICO: uma estratégia didática para o ensino de química
Martins, Steffany Temóteo
Teatro Científico
Ensino de Química
Contextualização
Interdisciplinaridade
title_short O TEATRO CIENTÍFICO: uma estratégia didática para o ensino de química
title_full O TEATRO CIENTÍFICO: uma estratégia didática para o ensino de química
title_fullStr O TEATRO CIENTÍFICO: uma estratégia didática para o ensino de química
title_full_unstemmed O TEATRO CIENTÍFICO: uma estratégia didática para o ensino de química
title_sort O TEATRO CIENTÍFICO: uma estratégia didática para o ensino de química
author Martins, Steffany Temóteo
author_facet Martins, Steffany Temóteo
Fernandes, Carolina dos Santos
author_role author
author2 Fernandes, Carolina dos Santos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Steffany Temóteo
Fernandes, Carolina dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Teatro Científico
Ensino de Química
Contextualização
Interdisciplinaridade
topic Teatro Científico
Ensino de Química
Contextualização
Interdisciplinaridade
description Este trabalho tem como foco analisar os limites e as potencialidades do uso de teatro nas aulas de Química do Ensino Médio a partir do olhar de professores de Química da Educação Básica da grande Florianópolis e licenciandos em Química de uma instituição pública. Para inteirar os sujeitos supracitados a respeito do uso de teatro em sala de aula, decidiu-se elaborar um roteiro teatral sobre saneamento básico com conceitos químicos articulados a outras áreas de conhecimento, em especial, aspectos de ordem social. Por meio de questionários, os grupos investigados apontaram a interdisciplinaridade, a contextualização e o desenvolvimento de diferentes habilidades nos estudantes como potencialidades do uso de teatro nas aulas de Química. No entanto, esclarecem que a infraestrutura das escolas, carga horária da disciplina e a progressão dos conteúdos escolares durante o ano letivo podem limitar a utilização dessa estratégia didática no ambiente escolar.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4022
10.22196/rp.v22i0.4022
url https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4022
identifier_str_mv 10.22196/rp.v22i0.4022
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4022/3108
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Pedagógica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Pedagógica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
dc.source.none.fl_str_mv Revista Pedagógica; Vol. 22 (2020); 1-20
Revista Pedagógica; v. 22 (2020); 1-20
1984-1566
reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron:UNOCHAPECO
instname_str Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron_str UNOCHAPECO
institution UNOCHAPECO
reponame_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
collection Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
repository.mail.fl_str_mv revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com
_version_ 1798320994296791040