Reflexões sobre a educação no projeto de aprofundamento do neoliberalismo no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Agudo, Marcela de Moraes
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Tozoni-Reis, Marília Freitas de Campos, Teixeira, Lucas André
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
Texto Completo: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3997
Resumo: O artigo aborda a educação no contexto econômico, político e social que atravessamos atualmente no Brasil. A delimitação metodológica para as discussões tomou como unidade de análise a educação na perspectiva histórico-crítica, interpretando como essa conjuntura se relaciona de forma orgânica com a doutrina neoliberal. Estabelecemos como período de análise o início do primeiro mandato da Presidenta Dilma, passando pela chamada Jornadas de Julho de 2013 e culminando no Projeto Ponte para o Futuro, que vem sendo imposto pelo governo Temer configurado a partir do impeachment da Presidenta Dilma Rousseff e se encontra em curso. Realizamos uma análise da conjuntura sem perder de vista os movimentos orgânicos estruturais, cujos resultados indicam os rumos políticos e econômicos que vem sendo imposto por meio de um projeto reformista para a educação brasileira na conjuntura atual: uma proposta que adeque a educação nos marcos do neoliberalismo. 
id UNOCHAPO-1_3fd71bde98593d4d12836e49b013ea27
oai_identifier_str oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/3997
network_acronym_str UNOCHAPO-1
network_name_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository_id_str
spelling Reflexões sobre a educação no projeto de aprofundamento do neoliberalismo no BrasilProdução de conhecimentosMemóriaRelações étnico-raciaisAlberto da Veiga Guignard.O artigo aborda a educação no contexto econômico, político e social que atravessamos atualmente no Brasil. A delimitação metodológica para as discussões tomou como unidade de análise a educação na perspectiva histórico-crítica, interpretando como essa conjuntura se relaciona de forma orgânica com a doutrina neoliberal. Estabelecemos como período de análise o início do primeiro mandato da Presidenta Dilma, passando pela chamada Jornadas de Julho de 2013 e culminando no Projeto Ponte para o Futuro, que vem sendo imposto pelo governo Temer configurado a partir do impeachment da Presidenta Dilma Rousseff e se encontra em curso. Realizamos uma análise da conjuntura sem perder de vista os movimentos orgânicos estruturais, cujos resultados indicam os rumos políticos e econômicos que vem sendo imposto por meio de um projeto reformista para a educação brasileira na conjuntura atual: uma proposta que adeque a educação nos marcos do neoliberalismo. Unochapecó2018-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/399710.22196/rp.v20i45.3997Revista Pedagógica; Vol. 20 Núm. 45: Set./Dez. 2018; 182-206Revista Pedagógica; v. 20 n. 45: Set./Dez. 2018; 182-2061984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3997/2648Copyright (c) 2018 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessAgudo, Marcela de MoraesTozoni-Reis, Marília Freitas de CamposTeixeira, Lucas André2019-05-15T13:25:30Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/3997Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2019-05-15T13:25:30Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false
dc.title.none.fl_str_mv Reflexões sobre a educação no projeto de aprofundamento do neoliberalismo no Brasil
title Reflexões sobre a educação no projeto de aprofundamento do neoliberalismo no Brasil
spellingShingle Reflexões sobre a educação no projeto de aprofundamento do neoliberalismo no Brasil
Agudo, Marcela de Moraes
Produção de conhecimentos
Memória
Relações étnico-raciais
Alberto da Veiga Guignard.
title_short Reflexões sobre a educação no projeto de aprofundamento do neoliberalismo no Brasil
title_full Reflexões sobre a educação no projeto de aprofundamento do neoliberalismo no Brasil
title_fullStr Reflexões sobre a educação no projeto de aprofundamento do neoliberalismo no Brasil
title_full_unstemmed Reflexões sobre a educação no projeto de aprofundamento do neoliberalismo no Brasil
title_sort Reflexões sobre a educação no projeto de aprofundamento do neoliberalismo no Brasil
author Agudo, Marcela de Moraes
author_facet Agudo, Marcela de Moraes
Tozoni-Reis, Marília Freitas de Campos
Teixeira, Lucas André
author_role author
author2 Tozoni-Reis, Marília Freitas de Campos
Teixeira, Lucas André
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Agudo, Marcela de Moraes
Tozoni-Reis, Marília Freitas de Campos
Teixeira, Lucas André
dc.subject.por.fl_str_mv Produção de conhecimentos
Memória
Relações étnico-raciais
Alberto da Veiga Guignard.
topic Produção de conhecimentos
Memória
Relações étnico-raciais
Alberto da Veiga Guignard.
description O artigo aborda a educação no contexto econômico, político e social que atravessamos atualmente no Brasil. A delimitação metodológica para as discussões tomou como unidade de análise a educação na perspectiva histórico-crítica, interpretando como essa conjuntura se relaciona de forma orgânica com a doutrina neoliberal. Estabelecemos como período de análise o início do primeiro mandato da Presidenta Dilma, passando pela chamada Jornadas de Julho de 2013 e culminando no Projeto Ponte para o Futuro, que vem sendo imposto pelo governo Temer configurado a partir do impeachment da Presidenta Dilma Rousseff e se encontra em curso. Realizamos uma análise da conjuntura sem perder de vista os movimentos orgânicos estruturais, cujos resultados indicam os rumos políticos e econômicos que vem sendo imposto por meio de um projeto reformista para a educação brasileira na conjuntura atual: uma proposta que adeque a educação nos marcos do neoliberalismo. 
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3997
10.22196/rp.v20i45.3997
url https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3997
identifier_str_mv 10.22196/rp.v20i45.3997
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3997/2648
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Pedagógica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Pedagógica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
dc.source.none.fl_str_mv Revista Pedagógica; Vol. 20 Núm. 45: Set./Dez. 2018; 182-206
Revista Pedagógica; v. 20 n. 45: Set./Dez. 2018; 182-206
1984-1566
reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron:UNOCHAPECO
instname_str Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron_str UNOCHAPECO
institution UNOCHAPECO
reponame_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
collection Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
repository.mail.fl_str_mv revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com
_version_ 1798320994283159552