O LEHRERSEMINAR E LEHRERPRÄPARANDER : A Formação de professores e o ideário moderno educacional para o país (1909-1938)
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
Texto Completo: | https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6448 |
Resumo: | Este artigo pretende refletir sobre algumas questões acerca do que constitui a ação das instituições teuto-brasileiras de formação de professores no sul do Brasil: o Lehrerseminar (Seminário de Formação de Professores Alemães), criado em 1909, em Taquari, Rio Grande do Sul, transferido em 1910 para Santa Cruz do Sul e, em abril de 1926, de forma definitiva, para a cidade de São Leopoldo, no Rio Grande do Sul; e o Instituto de Preparação de Professores Lehrerpräparander, criado em 1928, na cidade de Benedito-Timbó, Santa Catarina. O objetivo da pesquisa consiste em investigar elementos da formação de professores nessas instituições, no intuito de compreendê-las como elementos que compõem o ideário de modernidade educacional, a partir de aspectos culturais teuto-brasileiro, no período compreendido entre 1909 a 1938. Nas áreas de colonização alemã no Sul do Brasil se apresenta um leque de investigação que visa compreender o conceito da cultura e identidade étnica, sua organização estrutural pedagógica e didática; para identificar como se constituiu a preparação de professores teuto-brasileiros que se formaram no Lehrerseminar e no Lehrerpräparander. O percurso teórico-metodológico, visou atender à problemática anunciada acerca do objeto, teve como fio condutor o ideário moderno para compreender a relação da organização pedagógica e científica curricular. O aporte metodológico da investigação foi o referencial apoiado na história cultural e oral. Finalizamos a abordagem dos elementos do ideário moderno educacional representados nas disciplinas de Pedagogia e Psicologia, complementados por outras áreas destinadas a preparação didática, pedagógica, e metodológica visando à formação de professores teutos. |
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O LEHRERSEMINAR E LEHRERPRÄPARANDER : A Formação de professores e o ideário moderno educacional para o país (1909-1938)Teuto-brasileiros; Identidade étnica cultural; moderno; Formação e professores de teuto-brasileiros.Este artigo pretende refletir sobre algumas questões acerca do que constitui a ação das instituições teuto-brasileiras de formação de professores no sul do Brasil: o Lehrerseminar (Seminário de Formação de Professores Alemães), criado em 1909, em Taquari, Rio Grande do Sul, transferido em 1910 para Santa Cruz do Sul e, em abril de 1926, de forma definitiva, para a cidade de São Leopoldo, no Rio Grande do Sul; e o Instituto de Preparação de Professores Lehrerpräparander, criado em 1928, na cidade de Benedito-Timbó, Santa Catarina. O objetivo da pesquisa consiste em investigar elementos da formação de professores nessas instituições, no intuito de compreendê-las como elementos que compõem o ideário de modernidade educacional, a partir de aspectos culturais teuto-brasileiro, no período compreendido entre 1909 a 1938. Nas áreas de colonização alemã no Sul do Brasil se apresenta um leque de investigação que visa compreender o conceito da cultura e identidade étnica, sua organização estrutural pedagógica e didática; para identificar como se constituiu a preparação de professores teuto-brasileiros que se formaram no Lehrerseminar e no Lehrerpräparander. O percurso teórico-metodológico, visou atender à problemática anunciada acerca do objeto, teve como fio condutor o ideário moderno para compreender a relação da organização pedagógica e científica curricular. O aporte metodológico da investigação foi o referencial apoiado na história cultural e oral. Finalizamos a abordagem dos elementos do ideário moderno educacional representados nas disciplinas de Pedagogia e Psicologia, complementados por outras áreas destinadas a preparação didática, pedagógica, e metodológica visando à formação de professores teutos.Unochapecó2021-10-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/644810.22196/rp.v22i0.6448Revista Pedagógica; Vol. 23 (2021); 1-26Revista Pedagógica; v. 23 (2021); 1-261984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6448/3594Copyright (c) 2021 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessBLOGOSLAWSKI, ILSON PAULODaros, Maria das Dores Hoeller, Solange Aparecida de Oliveira 2021-10-01T22:18:34Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/6448Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2021-10-01T22:18:34Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false |
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