CONDIÇÕES DE TRABALHO DO PROFESSOR DE ARTE DO ENSINO MÉDIO EM SANTA CATARINA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
Texto Completo: | https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/5463 |
Resumo: | Este artigo é um recorte de uma pesquisa realizada para uma dissertação defendida em Mestrado em Educação. O objetivo geral é conhecer as condições de trabalho do professor de Arte do Ensino Médio das escolas estaduais catarinenses, notadamente a infraestrutura das escolas, o tipo de vínculo de trabalho que este professor tem, sua carreira, remuneração e o esforço docente. O método selecionado para a pesquisa foi o de perspectiva dialética, e os resultados apontam que os professores do Ensino Médio têm jornadas de trabalho intensas e extensas, e a Educação socialmente referenciada está para ser alcançada em Santa Catarina, mas parece distanciar-se cada vez mais dela. A reforma no Ensino Médio distancia-se da formação integral, com a qualidade socialmente referenciada, e nos leva a perceber que parece haver um projeto de sociedade direcionado a sonegar a formação integral dos jovens em nosso país, pois a qualidade socialmente referenciada parece estar longe, bem longe de ser alcançada. |
id |
UNOCHAPO-1_4fc73a507919dfb07241f6d928efc16e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/5463 |
network_acronym_str |
UNOCHAPO-1 |
network_name_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
CONDIÇÕES DE TRABALHO DO PROFESSOR DE ARTE DO ENSINO MÉDIO EM SANTA CATARINAPolítica EducacionalEnsino MédioProfessor de ArteCondições de Trabalho DocenteEste artigo é um recorte de uma pesquisa realizada para uma dissertação defendida em Mestrado em Educação. O objetivo geral é conhecer as condições de trabalho do professor de Arte do Ensino Médio das escolas estaduais catarinenses, notadamente a infraestrutura das escolas, o tipo de vínculo de trabalho que este professor tem, sua carreira, remuneração e o esforço docente. O método selecionado para a pesquisa foi o de perspectiva dialética, e os resultados apontam que os professores do Ensino Médio têm jornadas de trabalho intensas e extensas, e a Educação socialmente referenciada está para ser alcançada em Santa Catarina, mas parece distanciar-se cada vez mais dela. A reforma no Ensino Médio distancia-se da formação integral, com a qualidade socialmente referenciada, e nos leva a perceber que parece haver um projeto de sociedade direcionado a sonegar a formação integral dos jovens em nosso país, pois a qualidade socialmente referenciada parece estar longe, bem longe de ser alcançada. Unochapecó2020-08-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/546310.22196/rp.v22i0.5463Revista Pedagógica; Vol. 22 (2020); 1-25Revista Pedagógica; v. 22 (2020); 1-251984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/5463/3103Copyright (c) 2020 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho, JosuéCosta, Gilvan2020-07-11T11:06:38Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/5463Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2020-07-11T11:06:38Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CONDIÇÕES DE TRABALHO DO PROFESSOR DE ARTE DO ENSINO MÉDIO EM SANTA CATARINA |
title |
CONDIÇÕES DE TRABALHO DO PROFESSOR DE ARTE DO ENSINO MÉDIO EM SANTA CATARINA |
spellingShingle |
CONDIÇÕES DE TRABALHO DO PROFESSOR DE ARTE DO ENSINO MÉDIO EM SANTA CATARINA Carvalho, Josué Política Educacional Ensino Médio Professor de Arte Condições de Trabalho Docente |
title_short |
CONDIÇÕES DE TRABALHO DO PROFESSOR DE ARTE DO ENSINO MÉDIO EM SANTA CATARINA |
title_full |
CONDIÇÕES DE TRABALHO DO PROFESSOR DE ARTE DO ENSINO MÉDIO EM SANTA CATARINA |
title_fullStr |
CONDIÇÕES DE TRABALHO DO PROFESSOR DE ARTE DO ENSINO MÉDIO EM SANTA CATARINA |
title_full_unstemmed |
CONDIÇÕES DE TRABALHO DO PROFESSOR DE ARTE DO ENSINO MÉDIO EM SANTA CATARINA |
title_sort |
CONDIÇÕES DE TRABALHO DO PROFESSOR DE ARTE DO ENSINO MÉDIO EM SANTA CATARINA |
author |
Carvalho, Josué |
author_facet |
Carvalho, Josué Costa, Gilvan |
author_role |
author |
author2 |
Costa, Gilvan |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Josué Costa, Gilvan |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Política Educacional Ensino Médio Professor de Arte Condições de Trabalho Docente |
topic |
Política Educacional Ensino Médio Professor de Arte Condições de Trabalho Docente |
description |
Este artigo é um recorte de uma pesquisa realizada para uma dissertação defendida em Mestrado em Educação. O objetivo geral é conhecer as condições de trabalho do professor de Arte do Ensino Médio das escolas estaduais catarinenses, notadamente a infraestrutura das escolas, o tipo de vínculo de trabalho que este professor tem, sua carreira, remuneração e o esforço docente. O método selecionado para a pesquisa foi o de perspectiva dialética, e os resultados apontam que os professores do Ensino Médio têm jornadas de trabalho intensas e extensas, e a Educação socialmente referenciada está para ser alcançada em Santa Catarina, mas parece distanciar-se cada vez mais dela. A reforma no Ensino Médio distancia-se da formação integral, com a qualidade socialmente referenciada, e nos leva a perceber que parece haver um projeto de sociedade direcionado a sonegar a formação integral dos jovens em nosso país, pois a qualidade socialmente referenciada parece estar longe, bem longe de ser alcançada. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-08-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/5463 10.22196/rp.v22i0.5463 |
url |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/5463 |
identifier_str_mv |
10.22196/rp.v22i0.5463 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/5463/3103 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Pedagógica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Pedagógica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Pedagógica; Vol. 22 (2020); 1-25 Revista Pedagógica; v. 22 (2020); 1-25 1984-1566 reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online) instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) instacron:UNOCHAPECO |
instname_str |
Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
instacron_str |
UNOCHAPECO |
institution |
UNOCHAPECO |
reponame_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
collection |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com |
_version_ |
1798320996032184320 |