CONDIÇÕES DE TRABALHO DO PROFESSOR DE ARTE DO ENSINO MÉDIO EM SANTA CATARINA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Josué
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Costa, Gilvan
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
Texto Completo: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/5463
Resumo: Este artigo é um recorte de uma pesquisa realizada para uma dissertação defendida em Mestrado em Educação. O objetivo geral é conhecer as condições de trabalho do professor de Arte do Ensino Médio das escolas estaduais catarinenses, notadamente a infraestrutura das escolas, o tipo de vínculo de trabalho que este professor tem, sua carreira, remuneração e o esforço docente. O método selecionado para a pesquisa foi o de perspectiva dialética, e os resultados apontam que os professores do Ensino Médio têm jornadas de trabalho intensas e extensas, e a Educação socialmente referenciada está para ser alcançada em Santa Catarina, mas parece distanciar-se cada vez mais dela. A reforma no Ensino Médio  distancia-se da formação integral, com a qualidade socialmente referenciada, e nos leva a perceber que parece haver um projeto de sociedade direcionado a sonegar a formação integral dos jovens em nosso país, pois a qualidade socialmente referenciada parece estar longe, bem longe de ser alcançada. 
id UNOCHAPO-1_4fc73a507919dfb07241f6d928efc16e
oai_identifier_str oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/5463
network_acronym_str UNOCHAPO-1
network_name_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository_id_str
spelling CONDIÇÕES DE TRABALHO DO PROFESSOR DE ARTE DO ENSINO MÉDIO EM SANTA CATARINAPolítica EducacionalEnsino MédioProfessor de ArteCondições de Trabalho DocenteEste artigo é um recorte de uma pesquisa realizada para uma dissertação defendida em Mestrado em Educação. O objetivo geral é conhecer as condições de trabalho do professor de Arte do Ensino Médio das escolas estaduais catarinenses, notadamente a infraestrutura das escolas, o tipo de vínculo de trabalho que este professor tem, sua carreira, remuneração e o esforço docente. O método selecionado para a pesquisa foi o de perspectiva dialética, e os resultados apontam que os professores do Ensino Médio têm jornadas de trabalho intensas e extensas, e a Educação socialmente referenciada está para ser alcançada em Santa Catarina, mas parece distanciar-se cada vez mais dela. A reforma no Ensino Médio  distancia-se da formação integral, com a qualidade socialmente referenciada, e nos leva a perceber que parece haver um projeto de sociedade direcionado a sonegar a formação integral dos jovens em nosso país, pois a qualidade socialmente referenciada parece estar longe, bem longe de ser alcançada. Unochapecó2020-08-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/546310.22196/rp.v22i0.5463Revista Pedagógica; Vol. 22 (2020); 1-25Revista Pedagógica; v. 22 (2020); 1-251984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/5463/3103Copyright (c) 2020 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho, JosuéCosta, Gilvan2020-07-11T11:06:38Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/5463Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2020-07-11T11:06:38Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false
dc.title.none.fl_str_mv CONDIÇÕES DE TRABALHO DO PROFESSOR DE ARTE DO ENSINO MÉDIO EM SANTA CATARINA
title CONDIÇÕES DE TRABALHO DO PROFESSOR DE ARTE DO ENSINO MÉDIO EM SANTA CATARINA
spellingShingle CONDIÇÕES DE TRABALHO DO PROFESSOR DE ARTE DO ENSINO MÉDIO EM SANTA CATARINA
Carvalho, Josué
Política Educacional
Ensino Médio
Professor de Arte
Condições de Trabalho Docente
title_short CONDIÇÕES DE TRABALHO DO PROFESSOR DE ARTE DO ENSINO MÉDIO EM SANTA CATARINA
title_full CONDIÇÕES DE TRABALHO DO PROFESSOR DE ARTE DO ENSINO MÉDIO EM SANTA CATARINA
title_fullStr CONDIÇÕES DE TRABALHO DO PROFESSOR DE ARTE DO ENSINO MÉDIO EM SANTA CATARINA
title_full_unstemmed CONDIÇÕES DE TRABALHO DO PROFESSOR DE ARTE DO ENSINO MÉDIO EM SANTA CATARINA
title_sort CONDIÇÕES DE TRABALHO DO PROFESSOR DE ARTE DO ENSINO MÉDIO EM SANTA CATARINA
author Carvalho, Josué
author_facet Carvalho, Josué
Costa, Gilvan
author_role author
author2 Costa, Gilvan
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Josué
Costa, Gilvan
dc.subject.por.fl_str_mv Política Educacional
Ensino Médio
Professor de Arte
Condições de Trabalho Docente
topic Política Educacional
Ensino Médio
Professor de Arte
Condições de Trabalho Docente
description Este artigo é um recorte de uma pesquisa realizada para uma dissertação defendida em Mestrado em Educação. O objetivo geral é conhecer as condições de trabalho do professor de Arte do Ensino Médio das escolas estaduais catarinenses, notadamente a infraestrutura das escolas, o tipo de vínculo de trabalho que este professor tem, sua carreira, remuneração e o esforço docente. O método selecionado para a pesquisa foi o de perspectiva dialética, e os resultados apontam que os professores do Ensino Médio têm jornadas de trabalho intensas e extensas, e a Educação socialmente referenciada está para ser alcançada em Santa Catarina, mas parece distanciar-se cada vez mais dela. A reforma no Ensino Médio  distancia-se da formação integral, com a qualidade socialmente referenciada, e nos leva a perceber que parece haver um projeto de sociedade direcionado a sonegar a formação integral dos jovens em nosso país, pois a qualidade socialmente referenciada parece estar longe, bem longe de ser alcançada. 
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/5463
10.22196/rp.v22i0.5463
url https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/5463
identifier_str_mv 10.22196/rp.v22i0.5463
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/5463/3103
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Pedagógica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Pedagógica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
dc.source.none.fl_str_mv Revista Pedagógica; Vol. 22 (2020); 1-25
Revista Pedagógica; v. 22 (2020); 1-25
1984-1566
reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron:UNOCHAPECO
instname_str Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron_str UNOCHAPECO
institution UNOCHAPECO
reponame_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
collection Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
repository.mail.fl_str_mv revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com
_version_ 1798320996032184320