Modernidade e educação: as relações e os desafios do homem diante das antigas e novas formas de conhecimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Ezir George
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
Texto Completo: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/315
Resumo: A pesquisa inscreve-se nos discursos e debates sobre oRacionalismo, relativismo e a pluralidade no contexto educacional, social, histórico brasileiro. O objetivo do trabalho é analisar os pressupostos dos impactos da modernidade sobre a educação e o homem moderno. O texto discute o surgimento da modernidade, seu desenvolvimento, sua crise e a discussão em torno do conceito e da cultura do “pós-moderno”. Seu impacto sobre a educação, no que tange à racionalização do conhecimento e sua mudança conceitual, acabou desembocando numa grande crise de paradigmasque afetou diretamente as instituições sociais, a problematização dos conteúdos com suas implicações para a prática e postura do professor e a relativização cultural, como expressões e aspectos da experiência, das potencialidades e vivência dos discentes. Por fim, a pesquisa pretende identificaros pressupostos da modernidade, à luz da discussão pedagógica em torno da construção do processo educacional e da formação do homem, considerando suas descobertas, limites e possibilidades, compreendendo que a beleza de sua existência consiste num eterno vir-a-ser no âmbito de uma cultura globalizada e democrática.Palavras-chave: modernidade; pluralidade; educação.
id UNOCHAPO-1_5147a7ec8cb710029718b6389c51a8f4
oai_identifier_str oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/315
network_acronym_str UNOCHAPO-1
network_name_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository_id_str
spelling Modernidade e educação: as relações e os desafios do homem diante das antigas e novas formas de conhecimentohistóriamemóriaidentidadeexperiênciametodologiaA pesquisa inscreve-se nos discursos e debates sobre oRacionalismo, relativismo e a pluralidade no contexto educacional, social, histórico brasileiro. O objetivo do trabalho é analisar os pressupostos dos impactos da modernidade sobre a educação e o homem moderno. O texto discute o surgimento da modernidade, seu desenvolvimento, sua crise e a discussão em torno do conceito e da cultura do “pós-moderno”. Seu impacto sobre a educação, no que tange à racionalização do conhecimento e sua mudança conceitual, acabou desembocando numa grande crise de paradigmasque afetou diretamente as instituições sociais, a problematização dos conteúdos com suas implicações para a prática e postura do professor e a relativização cultural, como expressões e aspectos da experiência, das potencialidades e vivência dos discentes. Por fim, a pesquisa pretende identificaros pressupostos da modernidade, à luz da discussão pedagógica em torno da construção do processo educacional e da formação do homem, considerando suas descobertas, limites e possibilidades, compreendendo que a beleza de sua existência consiste num eterno vir-a-ser no âmbito de uma cultura globalizada e democrática.Palavras-chave: modernidade; pluralidade; educação.Unochapecó2009-08-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/31510.22196/rp.v10i21.315Revista Pedagógica; Vol. 10 Núm. 21: Jul./Dez 2008; 15-44Revista Pedagógica; v. 10 n. 21: Jul./Dez 2008; 15-441984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/315/157Copyright (c) 2016 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Ezir George2023-01-09T18:10:20Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/315Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2023-01-09T18:10:20Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false
dc.title.none.fl_str_mv Modernidade e educação: as relações e os desafios do homem diante das antigas e novas formas de conhecimento
title Modernidade e educação: as relações e os desafios do homem diante das antigas e novas formas de conhecimento
spellingShingle Modernidade e educação: as relações e os desafios do homem diante das antigas e novas formas de conhecimento
Silva, Ezir George
história
memória
identidade
experiência
metodologia
title_short Modernidade e educação: as relações e os desafios do homem diante das antigas e novas formas de conhecimento
title_full Modernidade e educação: as relações e os desafios do homem diante das antigas e novas formas de conhecimento
title_fullStr Modernidade e educação: as relações e os desafios do homem diante das antigas e novas formas de conhecimento
title_full_unstemmed Modernidade e educação: as relações e os desafios do homem diante das antigas e novas formas de conhecimento
title_sort Modernidade e educação: as relações e os desafios do homem diante das antigas e novas formas de conhecimento
author Silva, Ezir George
author_facet Silva, Ezir George
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Ezir George
dc.subject.por.fl_str_mv história
memória
identidade
experiência
metodologia
topic história
memória
identidade
experiência
metodologia
description A pesquisa inscreve-se nos discursos e debates sobre oRacionalismo, relativismo e a pluralidade no contexto educacional, social, histórico brasileiro. O objetivo do trabalho é analisar os pressupostos dos impactos da modernidade sobre a educação e o homem moderno. O texto discute o surgimento da modernidade, seu desenvolvimento, sua crise e a discussão em torno do conceito e da cultura do “pós-moderno”. Seu impacto sobre a educação, no que tange à racionalização do conhecimento e sua mudança conceitual, acabou desembocando numa grande crise de paradigmasque afetou diretamente as instituições sociais, a problematização dos conteúdos com suas implicações para a prática e postura do professor e a relativização cultural, como expressões e aspectos da experiência, das potencialidades e vivência dos discentes. Por fim, a pesquisa pretende identificaros pressupostos da modernidade, à luz da discussão pedagógica em torno da construção do processo educacional e da formação do homem, considerando suas descobertas, limites e possibilidades, compreendendo que a beleza de sua existência consiste num eterno vir-a-ser no âmbito de uma cultura globalizada e democrática.Palavras-chave: modernidade; pluralidade; educação.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-08-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/315
10.22196/rp.v10i21.315
url https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/315
identifier_str_mv 10.22196/rp.v10i21.315
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/315/157
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Pedagógica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Pedagógica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
dc.source.none.fl_str_mv Revista Pedagógica; Vol. 10 Núm. 21: Jul./Dez 2008; 15-44
Revista Pedagógica; v. 10 n. 21: Jul./Dez 2008; 15-44
1984-1566
reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron:UNOCHAPECO
instname_str Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron_str UNOCHAPECO
institution UNOCHAPECO
reponame_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
collection Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
repository.mail.fl_str_mv revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com
_version_ 1798320991650185216