Modernidade e educação: as relações e os desafios do homem diante das antigas e novas formas de conhecimento
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
Texto Completo: | https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/315 |
Resumo: | A pesquisa inscreve-se nos discursos e debates sobre oRacionalismo, relativismo e a pluralidade no contexto educacional, social, histórico brasileiro. O objetivo do trabalho é analisar os pressupostos dos impactos da modernidade sobre a educação e o homem moderno. O texto discute o surgimento da modernidade, seu desenvolvimento, sua crise e a discussão em torno do conceito e da cultura do “pós-moderno”. Seu impacto sobre a educação, no que tange à racionalização do conhecimento e sua mudança conceitual, acabou desembocando numa grande crise de paradigmasque afetou diretamente as instituições sociais, a problematização dos conteúdos com suas implicações para a prática e postura do professor e a relativização cultural, como expressões e aspectos da experiência, das potencialidades e vivência dos discentes. Por fim, a pesquisa pretende identificaros pressupostos da modernidade, à luz da discussão pedagógica em torno da construção do processo educacional e da formação do homem, considerando suas descobertas, limites e possibilidades, compreendendo que a beleza de sua existência consiste num eterno vir-a-ser no âmbito de uma cultura globalizada e democrática.Palavras-chave: modernidade; pluralidade; educação. |
id |
UNOCHAPO-1_5147a7ec8cb710029718b6389c51a8f4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/315 |
network_acronym_str |
UNOCHAPO-1 |
network_name_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Modernidade e educação: as relações e os desafios do homem diante das antigas e novas formas de conhecimentohistóriamemóriaidentidadeexperiênciametodologiaA pesquisa inscreve-se nos discursos e debates sobre oRacionalismo, relativismo e a pluralidade no contexto educacional, social, histórico brasileiro. O objetivo do trabalho é analisar os pressupostos dos impactos da modernidade sobre a educação e o homem moderno. O texto discute o surgimento da modernidade, seu desenvolvimento, sua crise e a discussão em torno do conceito e da cultura do “pós-moderno”. Seu impacto sobre a educação, no que tange à racionalização do conhecimento e sua mudança conceitual, acabou desembocando numa grande crise de paradigmasque afetou diretamente as instituições sociais, a problematização dos conteúdos com suas implicações para a prática e postura do professor e a relativização cultural, como expressões e aspectos da experiência, das potencialidades e vivência dos discentes. Por fim, a pesquisa pretende identificaros pressupostos da modernidade, à luz da discussão pedagógica em torno da construção do processo educacional e da formação do homem, considerando suas descobertas, limites e possibilidades, compreendendo que a beleza de sua existência consiste num eterno vir-a-ser no âmbito de uma cultura globalizada e democrática.Palavras-chave: modernidade; pluralidade; educação.Unochapecó2009-08-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/31510.22196/rp.v10i21.315Revista Pedagógica; Vol. 10 Núm. 21: Jul./Dez 2008; 15-44Revista Pedagógica; v. 10 n. 21: Jul./Dez 2008; 15-441984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/315/157Copyright (c) 2016 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Ezir George2023-01-09T18:10:20Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/315Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2023-01-09T18:10:20Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Modernidade e educação: as relações e os desafios do homem diante das antigas e novas formas de conhecimento |
title |
Modernidade e educação: as relações e os desafios do homem diante das antigas e novas formas de conhecimento |
spellingShingle |
Modernidade e educação: as relações e os desafios do homem diante das antigas e novas formas de conhecimento Silva, Ezir George história memória identidade experiência metodologia |
title_short |
Modernidade e educação: as relações e os desafios do homem diante das antigas e novas formas de conhecimento |
title_full |
Modernidade e educação: as relações e os desafios do homem diante das antigas e novas formas de conhecimento |
title_fullStr |
Modernidade e educação: as relações e os desafios do homem diante das antigas e novas formas de conhecimento |
title_full_unstemmed |
Modernidade e educação: as relações e os desafios do homem diante das antigas e novas formas de conhecimento |
title_sort |
Modernidade e educação: as relações e os desafios do homem diante das antigas e novas formas de conhecimento |
author |
Silva, Ezir George |
author_facet |
Silva, Ezir George |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Ezir George |
dc.subject.por.fl_str_mv |
história memória identidade experiência metodologia |
topic |
história memória identidade experiência metodologia |
description |
A pesquisa inscreve-se nos discursos e debates sobre oRacionalismo, relativismo e a pluralidade no contexto educacional, social, histórico brasileiro. O objetivo do trabalho é analisar os pressupostos dos impactos da modernidade sobre a educação e o homem moderno. O texto discute o surgimento da modernidade, seu desenvolvimento, sua crise e a discussão em torno do conceito e da cultura do “pós-moderno”. Seu impacto sobre a educação, no que tange à racionalização do conhecimento e sua mudança conceitual, acabou desembocando numa grande crise de paradigmasque afetou diretamente as instituições sociais, a problematização dos conteúdos com suas implicações para a prática e postura do professor e a relativização cultural, como expressões e aspectos da experiência, das potencialidades e vivência dos discentes. Por fim, a pesquisa pretende identificaros pressupostos da modernidade, à luz da discussão pedagógica em torno da construção do processo educacional e da formação do homem, considerando suas descobertas, limites e possibilidades, compreendendo que a beleza de sua existência consiste num eterno vir-a-ser no âmbito de uma cultura globalizada e democrática.Palavras-chave: modernidade; pluralidade; educação. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-08-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/315 10.22196/rp.v10i21.315 |
url |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/315 |
identifier_str_mv |
10.22196/rp.v10i21.315 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/315/157 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Pedagógica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Pedagógica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Pedagógica; Vol. 10 Núm. 21: Jul./Dez 2008; 15-44 Revista Pedagógica; v. 10 n. 21: Jul./Dez 2008; 15-44 1984-1566 reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online) instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) instacron:UNOCHAPECO |
instname_str |
Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
instacron_str |
UNOCHAPECO |
institution |
UNOCHAPECO |
reponame_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
collection |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com |
_version_ |
1798320991650185216 |