A criança com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade: estratégias e ações para educadores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Alex Garcia
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Santos, Halley
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
Texto Completo: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3752
Resumo: Este trabalho focaliza o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), abordando sua origem, seus sintomas, seu diagnóstico e tratamento. Foi realizado um levantamento bibliográfico visando a mapear estratégias e ações recomendadas para os educadores utilizarem com crianças portadoras de TDAH. Destacaram-se a adequação do ambiente de ensino às necessidades da criança bem como o uso de estratégias comportamentalistas, de arte e de atividades lúdicas. Tomando-se a figura do educador como provedor de saúde, destaca-se a importância deste profissional conhecer e utilizar estratégias e ações adequadas ao lidar com crianças portadoras de TDAH, a fim de realizar um trabalho mais exitoso na escola, colaborando para uma melhor aprendizagem e saúde das crianças.
id UNOCHAPO-1_54b27f08c70f7b595108f287e0d41bed
oai_identifier_str oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/3752
network_acronym_str UNOCHAPO-1
network_name_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository_id_str
spelling A criança com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade: estratégias e ações para educadoresEste trabalho focaliza o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), abordando sua origem, seus sintomas, seu diagnóstico e tratamento. Foi realizado um levantamento bibliográfico visando a mapear estratégias e ações recomendadas para os educadores utilizarem com crianças portadoras de TDAH. Destacaram-se a adequação do ambiente de ensino às necessidades da criança bem como o uso de estratégias comportamentalistas, de arte e de atividades lúdicas. Tomando-se a figura do educador como provedor de saúde, destaca-se a importância deste profissional conhecer e utilizar estratégias e ações adequadas ao lidar com crianças portadoras de TDAH, a fim de realizar um trabalho mais exitoso na escola, colaborando para uma melhor aprendizagem e saúde das crianças.Unochapecó2017-07-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/375210.22196/rp.v19i40.3752Revista Pedagógica; Vol. 19 Núm. 40: Jan./Abr. 2017; 242-261Revista Pedagógica; v. 19 n. 40: Jan./Abr. 2017; 242-2611984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3752/2123Copyright (c) 2017 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessCunha, Alex GarciaSantos, Halley2017-07-24T18:09:49Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/3752Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2017-07-24T18:09:49Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false
dc.title.none.fl_str_mv A criança com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade: estratégias e ações para educadores
title A criança com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade: estratégias e ações para educadores
spellingShingle A criança com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade: estratégias e ações para educadores
Cunha, Alex Garcia
title_short A criança com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade: estratégias e ações para educadores
title_full A criança com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade: estratégias e ações para educadores
title_fullStr A criança com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade: estratégias e ações para educadores
title_full_unstemmed A criança com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade: estratégias e ações para educadores
title_sort A criança com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade: estratégias e ações para educadores
author Cunha, Alex Garcia
author_facet Cunha, Alex Garcia
Santos, Halley
author_role author
author2 Santos, Halley
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha, Alex Garcia
Santos, Halley
description Este trabalho focaliza o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), abordando sua origem, seus sintomas, seu diagnóstico e tratamento. Foi realizado um levantamento bibliográfico visando a mapear estratégias e ações recomendadas para os educadores utilizarem com crianças portadoras de TDAH. Destacaram-se a adequação do ambiente de ensino às necessidades da criança bem como o uso de estratégias comportamentalistas, de arte e de atividades lúdicas. Tomando-se a figura do educador como provedor de saúde, destaca-se a importância deste profissional conhecer e utilizar estratégias e ações adequadas ao lidar com crianças portadoras de TDAH, a fim de realizar um trabalho mais exitoso na escola, colaborando para uma melhor aprendizagem e saúde das crianças.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3752
10.22196/rp.v19i40.3752
url https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3752
identifier_str_mv 10.22196/rp.v19i40.3752
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3752/2123
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Pedagógica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Pedagógica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
dc.source.none.fl_str_mv Revista Pedagógica; Vol. 19 Núm. 40: Jan./Abr. 2017; 242-261
Revista Pedagógica; v. 19 n. 40: Jan./Abr. 2017; 242-261
1984-1566
reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron:UNOCHAPECO
instname_str Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron_str UNOCHAPECO
institution UNOCHAPECO
reponame_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
collection Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
repository.mail.fl_str_mv revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com
_version_ 1798320994203467776