A criança com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade: estratégias e ações para educadores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
Texto Completo: | https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3752 |
Resumo: | Este trabalho focaliza o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), abordando sua origem, seus sintomas, seu diagnóstico e tratamento. Foi realizado um levantamento bibliográfico visando a mapear estratégias e ações recomendadas para os educadores utilizarem com crianças portadoras de TDAH. Destacaram-se a adequação do ambiente de ensino às necessidades da criança bem como o uso de estratégias comportamentalistas, de arte e de atividades lúdicas. Tomando-se a figura do educador como provedor de saúde, destaca-se a importância deste profissional conhecer e utilizar estratégias e ações adequadas ao lidar com crianças portadoras de TDAH, a fim de realizar um trabalho mais exitoso na escola, colaborando para uma melhor aprendizagem e saúde das crianças. |
id |
UNOCHAPO-1_54b27f08c70f7b595108f287e0d41bed |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/3752 |
network_acronym_str |
UNOCHAPO-1 |
network_name_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A criança com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade: estratégias e ações para educadoresEste trabalho focaliza o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), abordando sua origem, seus sintomas, seu diagnóstico e tratamento. Foi realizado um levantamento bibliográfico visando a mapear estratégias e ações recomendadas para os educadores utilizarem com crianças portadoras de TDAH. Destacaram-se a adequação do ambiente de ensino às necessidades da criança bem como o uso de estratégias comportamentalistas, de arte e de atividades lúdicas. Tomando-se a figura do educador como provedor de saúde, destaca-se a importância deste profissional conhecer e utilizar estratégias e ações adequadas ao lidar com crianças portadoras de TDAH, a fim de realizar um trabalho mais exitoso na escola, colaborando para uma melhor aprendizagem e saúde das crianças.Unochapecó2017-07-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/375210.22196/rp.v19i40.3752Revista Pedagógica; Vol. 19 Núm. 40: Jan./Abr. 2017; 242-261Revista Pedagógica; v. 19 n. 40: Jan./Abr. 2017; 242-2611984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3752/2123Copyright (c) 2017 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessCunha, Alex GarciaSantos, Halley2017-07-24T18:09:49Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/3752Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2017-07-24T18:09:49Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A criança com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade: estratégias e ações para educadores |
title |
A criança com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade: estratégias e ações para educadores |
spellingShingle |
A criança com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade: estratégias e ações para educadores Cunha, Alex Garcia |
title_short |
A criança com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade: estratégias e ações para educadores |
title_full |
A criança com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade: estratégias e ações para educadores |
title_fullStr |
A criança com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade: estratégias e ações para educadores |
title_full_unstemmed |
A criança com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade: estratégias e ações para educadores |
title_sort |
A criança com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade: estratégias e ações para educadores |
author |
Cunha, Alex Garcia |
author_facet |
Cunha, Alex Garcia Santos, Halley |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Halley |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cunha, Alex Garcia Santos, Halley |
description |
Este trabalho focaliza o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), abordando sua origem, seus sintomas, seu diagnóstico e tratamento. Foi realizado um levantamento bibliográfico visando a mapear estratégias e ações recomendadas para os educadores utilizarem com crianças portadoras de TDAH. Destacaram-se a adequação do ambiente de ensino às necessidades da criança bem como o uso de estratégias comportamentalistas, de arte e de atividades lúdicas. Tomando-se a figura do educador como provedor de saúde, destaca-se a importância deste profissional conhecer e utilizar estratégias e ações adequadas ao lidar com crianças portadoras de TDAH, a fim de realizar um trabalho mais exitoso na escola, colaborando para uma melhor aprendizagem e saúde das crianças. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-07-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3752 10.22196/rp.v19i40.3752 |
url |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3752 |
identifier_str_mv |
10.22196/rp.v19i40.3752 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3752/2123 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Pedagógica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Pedagógica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Pedagógica; Vol. 19 Núm. 40: Jan./Abr. 2017; 242-261 Revista Pedagógica; v. 19 n. 40: Jan./Abr. 2017; 242-261 1984-1566 reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online) instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) instacron:UNOCHAPECO |
instname_str |
Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
instacron_str |
UNOCHAPECO |
institution |
UNOCHAPECO |
reponame_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
collection |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com |
_version_ |
1798320994203467776 |