Estratégias educativas : a perspectiva de pais de crianças com transtorno de déficit de atenção/hiperatividade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kunrath, Letícia Hoffmann
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
Texto Completo: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/615
Resumo: Este trabalho procura discutir o processo educativo familiar, buscando um entendimento a partir das estratégias educativas utilizadas nas famílias que têm um ou mais filhos com Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade. Partirmos do pressuposto de que todos os sistemas em que essas crianças e suas famílias encontram-se inseridas influem e são também influenciadas por essa convivência. Assim, foram elaborados dois artigos para a composição da dissertação de mestrado. No primeiro, foi realizada uma revisão da literatura sobre as características do TDA/H, bem como as estratégias educativas utilizadas pelos pais dessas crianças. O segundo artigo se propôs a realizar uma pesquisa que teve o intuito de investigar quais as estratégias educativas que os pais com filhos com TDA/H utilizam, além das que eles avaliam mais eficazes na educação dessas crianças. Os resultados mostraram, em termos gerais, que os pais, estressados pela dificuldade referente à educação de seus filhos, utilizavam-se demais de estratégias coercitivas do que indutivas, apontando para a necessidade de apoio e orientação para os pais dessas crianças, por profissionais da área da saúde. Para que possam colocar em prática o que avaliam como mais eficaz.
id P_RS_95be9557efd71d43a978e14b84b288fa
oai_identifier_str oai:tede2.pucrs.br:tede/615
network_acronym_str P_RS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
repository_id_str
spelling Wagner, AdrianaCPF:41519444206http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783365E6CPF:96378310025http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4744925E9Kunrath, Letícia Hoffmann2015-04-14T13:21:24Z2006-11-092006-08-28KUNRATH, Letícia Hoffmann. Estratégias educativas : a perspectiva de pais de crianças com transtorno de déficit de atenção/hiperatividade. 2006. 98 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/615Made available in DSpace on 2015-04-14T13:21:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 384217.pdf: 471055 bytes, checksum: ff13ca998b26d0613afcd83ec6a803c4 (MD5) Previous issue date: 2006-08-28Este trabalho procura discutir o processo educativo familiar, buscando um entendimento a partir das estratégias educativas utilizadas nas famílias que têm um ou mais filhos com Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade. Partirmos do pressuposto de que todos os sistemas em que essas crianças e suas famílias encontram-se inseridas influem e são também influenciadas por essa convivência. Assim, foram elaborados dois artigos para a composição da dissertação de mestrado. No primeiro, foi realizada uma revisão da literatura sobre as características do TDA/H, bem como as estratégias educativas utilizadas pelos pais dessas crianças. O segundo artigo se propôs a realizar uma pesquisa que teve o intuito de investigar quais as estratégias educativas que os pais com filhos com TDA/H utilizam, além das que eles avaliam mais eficazes na educação dessas crianças. Os resultados mostraram, em termos gerais, que os pais, estressados pela dificuldade referente à educação de seus filhos, utilizavam-se demais de estratégias coercitivas do que indutivas, apontando para a necessidade de apoio e orientação para os pais dessas crianças, por profissionais da área da saúde. Para que possam colocar em prática o que avaliam como mais eficaz.application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/6889/384217.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em PsicologiaPUCRSBRFaculdade de PsicologiaPSICOLOGIA INFANTILHIPERATIVIDADEPAIS E FILHOSPSICOLOGIA EDUCACIONALCRIANÇAS - EDUCAÇÃOCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIAEstratégias educativas : a perspectiva de pais de crianças com transtorno de déficit de atenção/hiperatividadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis25884262969480626985006002599381623216554467info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL384217.pdf.jpg384217.pdf.jpgimage/jpeg3302http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/615/3/384217.pdf.jpg7309daf533284216629dd09b43805f95MD53TEXT384217.pdf.txt384217.pdf.txttext/plain142569http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/615/2/384217.pdf.txtd74d90478b6d10913297d2e4c4f64a6aMD52ORIGINAL384217.pdfapplication/pdf471055http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/615/1/384217.pdfff13ca998b26d0613afcd83ec6a803c4MD51tede/6152015-04-17 17:19:26.916oai:tede2.pucrs.br:tede/615Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-17T20:19:26Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.por.fl_str_mv Estratégias educativas : a perspectiva de pais de crianças com transtorno de déficit de atenção/hiperatividade
title Estratégias educativas : a perspectiva de pais de crianças com transtorno de déficit de atenção/hiperatividade
spellingShingle Estratégias educativas : a perspectiva de pais de crianças com transtorno de déficit de atenção/hiperatividade
Kunrath, Letícia Hoffmann
PSICOLOGIA INFANTIL
HIPERATIVIDADE
PAIS E FILHOS
PSICOLOGIA EDUCACIONAL
CRIANÇAS - EDUCAÇÃO
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
title_short Estratégias educativas : a perspectiva de pais de crianças com transtorno de déficit de atenção/hiperatividade
title_full Estratégias educativas : a perspectiva de pais de crianças com transtorno de déficit de atenção/hiperatividade
title_fullStr Estratégias educativas : a perspectiva de pais de crianças com transtorno de déficit de atenção/hiperatividade
title_full_unstemmed Estratégias educativas : a perspectiva de pais de crianças com transtorno de déficit de atenção/hiperatividade
title_sort Estratégias educativas : a perspectiva de pais de crianças com transtorno de déficit de atenção/hiperatividade
author Kunrath, Letícia Hoffmann
author_facet Kunrath, Letícia Hoffmann
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Wagner, Adriana
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:41519444206
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783365E6
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:96378310025
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4744925E9
dc.contributor.author.fl_str_mv Kunrath, Letícia Hoffmann
contributor_str_mv Wagner, Adriana
dc.subject.por.fl_str_mv PSICOLOGIA INFANTIL
HIPERATIVIDADE
PAIS E FILHOS
PSICOLOGIA EDUCACIONAL
CRIANÇAS - EDUCAÇÃO
topic PSICOLOGIA INFANTIL
HIPERATIVIDADE
PAIS E FILHOS
PSICOLOGIA EDUCACIONAL
CRIANÇAS - EDUCAÇÃO
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
description Este trabalho procura discutir o processo educativo familiar, buscando um entendimento a partir das estratégias educativas utilizadas nas famílias que têm um ou mais filhos com Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade. Partirmos do pressuposto de que todos os sistemas em que essas crianças e suas famílias encontram-se inseridas influem e são também influenciadas por essa convivência. Assim, foram elaborados dois artigos para a composição da dissertação de mestrado. No primeiro, foi realizada uma revisão da literatura sobre as características do TDA/H, bem como as estratégias educativas utilizadas pelos pais dessas crianças. O segundo artigo se propôs a realizar uma pesquisa que teve o intuito de investigar quais as estratégias educativas que os pais com filhos com TDA/H utilizam, além das que eles avaliam mais eficazes na educação dessas crianças. Os resultados mostraram, em termos gerais, que os pais, estressados pela dificuldade referente à educação de seus filhos, utilizavam-se demais de estratégias coercitivas do que indutivas, apontando para a necessidade de apoio e orientação para os pais dessas crianças, por profissionais da área da saúde. Para que possam colocar em prática o que avaliam como mais eficaz.
publishDate 2006
dc.date.available.fl_str_mv 2006-11-09
dc.date.issued.fl_str_mv 2006-08-28
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-14T13:21:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv KUNRATH, Letícia Hoffmann. Estratégias educativas : a perspectiva de pais de crianças com transtorno de déficit de atenção/hiperatividade. 2006. 98 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/615
identifier_str_mv KUNRATH, Letícia Hoffmann. Estratégias educativas : a perspectiva de pais de crianças com transtorno de déficit de atenção/hiperatividade. 2006. 98 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006.
url http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/615
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv 2588426296948062698
dc.relation.confidence.fl_str_mv 500
600
dc.relation.department.fl_str_mv 2599381623216554467
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Psicologia
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUCRS
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
bitstream.url.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/615/3/384217.pdf.jpg
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/615/2/384217.pdf.txt
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/615/1/384217.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 7309daf533284216629dd09b43805f95
d74d90478b6d10913297d2e4c4f64a6a
ff13ca998b26d0613afcd83ec6a803c4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.central@pucrs.br||
_version_ 1799765273395331072