Estratégias educativas : a perspectiva de pais de crianças com transtorno de déficit de atenção/hiperatividade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
Texto Completo: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/615 |
Resumo: | Este trabalho procura discutir o processo educativo familiar, buscando um entendimento a partir das estratégias educativas utilizadas nas famílias que têm um ou mais filhos com Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade. Partirmos do pressuposto de que todos os sistemas em que essas crianças e suas famílias encontram-se inseridas influem e são também influenciadas por essa convivência. Assim, foram elaborados dois artigos para a composição da dissertação de mestrado. No primeiro, foi realizada uma revisão da literatura sobre as características do TDA/H, bem como as estratégias educativas utilizadas pelos pais dessas crianças. O segundo artigo se propôs a realizar uma pesquisa que teve o intuito de investigar quais as estratégias educativas que os pais com filhos com TDA/H utilizam, além das que eles avaliam mais eficazes na educação dessas crianças. Os resultados mostraram, em termos gerais, que os pais, estressados pela dificuldade referente à educação de seus filhos, utilizavam-se demais de estratégias coercitivas do que indutivas, apontando para a necessidade de apoio e orientação para os pais dessas crianças, por profissionais da área da saúde. Para que possam colocar em prática o que avaliam como mais eficaz. |
id |
P_RS_95be9557efd71d43a978e14b84b288fa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede2.pucrs.br:tede/615 |
network_acronym_str |
P_RS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
repository_id_str |
|
spelling |
Wagner, AdrianaCPF:41519444206http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783365E6CPF:96378310025http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4744925E9Kunrath, Letícia Hoffmann2015-04-14T13:21:24Z2006-11-092006-08-28KUNRATH, Letícia Hoffmann. Estratégias educativas : a perspectiva de pais de crianças com transtorno de déficit de atenção/hiperatividade. 2006. 98 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/615Made available in DSpace on 2015-04-14T13:21:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 384217.pdf: 471055 bytes, checksum: ff13ca998b26d0613afcd83ec6a803c4 (MD5) Previous issue date: 2006-08-28Este trabalho procura discutir o processo educativo familiar, buscando um entendimento a partir das estratégias educativas utilizadas nas famílias que têm um ou mais filhos com Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade. Partirmos do pressuposto de que todos os sistemas em que essas crianças e suas famílias encontram-se inseridas influem e são também influenciadas por essa convivência. Assim, foram elaborados dois artigos para a composição da dissertação de mestrado. No primeiro, foi realizada uma revisão da literatura sobre as características do TDA/H, bem como as estratégias educativas utilizadas pelos pais dessas crianças. O segundo artigo se propôs a realizar uma pesquisa que teve o intuito de investigar quais as estratégias educativas que os pais com filhos com TDA/H utilizam, além das que eles avaliam mais eficazes na educação dessas crianças. Os resultados mostraram, em termos gerais, que os pais, estressados pela dificuldade referente à educação de seus filhos, utilizavam-se demais de estratégias coercitivas do que indutivas, apontando para a necessidade de apoio e orientação para os pais dessas crianças, por profissionais da área da saúde. Para que possam colocar em prática o que avaliam como mais eficaz.application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/6889/384217.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em PsicologiaPUCRSBRFaculdade de PsicologiaPSICOLOGIA INFANTILHIPERATIVIDADEPAIS E FILHOSPSICOLOGIA EDUCACIONALCRIANÇAS - EDUCAÇÃOCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIAEstratégias educativas : a perspectiva de pais de crianças com transtorno de déficit de atenção/hiperatividadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis25884262969480626985006002599381623216554467info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL384217.pdf.jpg384217.pdf.jpgimage/jpeg3302http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/615/3/384217.pdf.jpg7309daf533284216629dd09b43805f95MD53TEXT384217.pdf.txt384217.pdf.txttext/plain142569http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/615/2/384217.pdf.txtd74d90478b6d10913297d2e4c4f64a6aMD52ORIGINAL384217.pdfapplication/pdf471055http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/615/1/384217.pdfff13ca998b26d0613afcd83ec6a803c4MD51tede/6152015-04-17 17:19:26.916oai:tede2.pucrs.br:tede/615Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-17T20:19:26Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Estratégias educativas : a perspectiva de pais de crianças com transtorno de déficit de atenção/hiperatividade |
title |
Estratégias educativas : a perspectiva de pais de crianças com transtorno de déficit de atenção/hiperatividade |
spellingShingle |
Estratégias educativas : a perspectiva de pais de crianças com transtorno de déficit de atenção/hiperatividade Kunrath, Letícia Hoffmann PSICOLOGIA INFANTIL HIPERATIVIDADE PAIS E FILHOS PSICOLOGIA EDUCACIONAL CRIANÇAS - EDUCAÇÃO CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
title_short |
Estratégias educativas : a perspectiva de pais de crianças com transtorno de déficit de atenção/hiperatividade |
title_full |
Estratégias educativas : a perspectiva de pais de crianças com transtorno de déficit de atenção/hiperatividade |
title_fullStr |
Estratégias educativas : a perspectiva de pais de crianças com transtorno de déficit de atenção/hiperatividade |
title_full_unstemmed |
Estratégias educativas : a perspectiva de pais de crianças com transtorno de déficit de atenção/hiperatividade |
title_sort |
Estratégias educativas : a perspectiva de pais de crianças com transtorno de déficit de atenção/hiperatividade |
author |
Kunrath, Letícia Hoffmann |
author_facet |
Kunrath, Letícia Hoffmann |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Wagner, Adriana |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CPF:41519444206 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783365E6 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:96378310025 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4744925E9 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kunrath, Letícia Hoffmann |
contributor_str_mv |
Wagner, Adriana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
PSICOLOGIA INFANTIL HIPERATIVIDADE PAIS E FILHOS PSICOLOGIA EDUCACIONAL CRIANÇAS - EDUCAÇÃO |
topic |
PSICOLOGIA INFANTIL HIPERATIVIDADE PAIS E FILHOS PSICOLOGIA EDUCACIONAL CRIANÇAS - EDUCAÇÃO CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
description |
Este trabalho procura discutir o processo educativo familiar, buscando um entendimento a partir das estratégias educativas utilizadas nas famílias que têm um ou mais filhos com Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade. Partirmos do pressuposto de que todos os sistemas em que essas crianças e suas famílias encontram-se inseridas influem e são também influenciadas por essa convivência. Assim, foram elaborados dois artigos para a composição da dissertação de mestrado. No primeiro, foi realizada uma revisão da literatura sobre as características do TDA/H, bem como as estratégias educativas utilizadas pelos pais dessas crianças. O segundo artigo se propôs a realizar uma pesquisa que teve o intuito de investigar quais as estratégias educativas que os pais com filhos com TDA/H utilizam, além das que eles avaliam mais eficazes na educação dessas crianças. Os resultados mostraram, em termos gerais, que os pais, estressados pela dificuldade referente à educação de seus filhos, utilizavam-se demais de estratégias coercitivas do que indutivas, apontando para a necessidade de apoio e orientação para os pais dessas crianças, por profissionais da área da saúde. Para que possam colocar em prática o que avaliam como mais eficaz. |
publishDate |
2006 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2006-11-09 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2006-08-28 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-04-14T13:21:24Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
KUNRATH, Letícia Hoffmann. Estratégias educativas : a perspectiva de pais de crianças com transtorno de déficit de atenção/hiperatividade. 2006. 98 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/615 |
identifier_str_mv |
KUNRATH, Letícia Hoffmann. Estratégias educativas : a perspectiva de pais de crianças com transtorno de déficit de atenção/hiperatividade. 2006. 98 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006. |
url |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/615 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.program.fl_str_mv |
2588426296948062698 |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
500 600 |
dc.relation.department.fl_str_mv |
2599381623216554467 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Psicologia |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUCRS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Psicologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) instacron:PUC_RS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
instacron_str |
PUC_RS |
institution |
PUC_RS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/615/3/384217.pdf.jpg http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/615/2/384217.pdf.txt http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/615/1/384217.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
7309daf533284216629dd09b43805f95 d74d90478b6d10913297d2e4c4f64a6a ff13ca998b26d0613afcd83ec6a803c4 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.central@pucrs.br|| |
_version_ |
1799765273395331072 |