O MUSEU COMO POSSIBILIDADE NO ENSINO DE HISTÓRIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: uma revisão integrativa de literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos Mariano Ruckstadter, Vanessa
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: de Assis Marcolino, Gabrieli
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
Texto Completo: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7550
Resumo: Este texto apresenta o resultado de uma revisão integrativa de literatura sobre o museu como possibilidade na elaboração de práticas docentes no Ensino de História nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Os objetivos consistiram em identificar a síntese atual das pesquisas sobre a temática, observar as metodologias utilizadas, ampliar o referencial teórico, criar hipóteses e estabelecer estratégias para futuras pesquisas. Para tanto, primeiro o artigo contextualiza o Ensino de História, bem como sua importância. Depois, coloca em debate o currículo da disciplina nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental a partir dos documentos oficiais em diálogo com autores que analisam a temática. Na sequência, apresenta-se o museu como possibilidade de diversificação de fontes no ensino de História para, por fim, discorrer sobre os dados e análises da revisão integrativa de literatura. Concluiu-se que o ensino de História a partir do museu como recurso didático não pode ser mobilizado de forma assistemática, mas sim a partir de um planejamento prévio do professor, de forma intencional. 
id UNOCHAPO-1_55baced00d96c7dd5237d1142aa9fb82
oai_identifier_str oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/7550
network_acronym_str UNOCHAPO-1
network_name_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository_id_str
spelling O MUSEU COMO POSSIBILIDADE NO ENSINO DE HISTÓRIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: uma revisão integrativa de literatura Educação BásicaPráticas DocentesAnos IniciaisEnsino de HistóriaMuseuEste texto apresenta o resultado de uma revisão integrativa de literatura sobre o museu como possibilidade na elaboração de práticas docentes no Ensino de História nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Os objetivos consistiram em identificar a síntese atual das pesquisas sobre a temática, observar as metodologias utilizadas, ampliar o referencial teórico, criar hipóteses e estabelecer estratégias para futuras pesquisas. Para tanto, primeiro o artigo contextualiza o Ensino de História, bem como sua importância. Depois, coloca em debate o currículo da disciplina nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental a partir dos documentos oficiais em diálogo com autores que analisam a temática. Na sequência, apresenta-se o museu como possibilidade de diversificação de fontes no ensino de História para, por fim, discorrer sobre os dados e análises da revisão integrativa de literatura. Concluiu-se que o ensino de História a partir do museu como recurso didático não pode ser mobilizado de forma assistemática, mas sim a partir de um planejamento prévio do professor, de forma intencional. Unochapecó2023-06-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/755010.22196/rp.v25i1.7550Revista Pedagógica; Vol. 25 (2023): Temática Livre - jan. / dez.; 1-26Revista Pedagógica; v. 25 (2023): Temática Livre - jan. / dez.; 1-261984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7550/3958Copyright (c) 2023 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessCampos Mariano Ruckstadter, Vanessade Assis Marcolino, Gabrieli2024-03-26T18:46:40Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/7550Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2024-03-26T18:46:40Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false
dc.title.none.fl_str_mv O MUSEU COMO POSSIBILIDADE NO ENSINO DE HISTÓRIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: uma revisão integrativa de literatura
title O MUSEU COMO POSSIBILIDADE NO ENSINO DE HISTÓRIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: uma revisão integrativa de literatura
spellingShingle O MUSEU COMO POSSIBILIDADE NO ENSINO DE HISTÓRIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: uma revisão integrativa de literatura
Campos Mariano Ruckstadter, Vanessa
Educação Básica
Práticas Docentes
Anos Iniciais
Ensino de História
Museu
title_short O MUSEU COMO POSSIBILIDADE NO ENSINO DE HISTÓRIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: uma revisão integrativa de literatura
title_full O MUSEU COMO POSSIBILIDADE NO ENSINO DE HISTÓRIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: uma revisão integrativa de literatura
title_fullStr O MUSEU COMO POSSIBILIDADE NO ENSINO DE HISTÓRIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: uma revisão integrativa de literatura
title_full_unstemmed O MUSEU COMO POSSIBILIDADE NO ENSINO DE HISTÓRIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: uma revisão integrativa de literatura
title_sort O MUSEU COMO POSSIBILIDADE NO ENSINO DE HISTÓRIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: uma revisão integrativa de literatura
author Campos Mariano Ruckstadter, Vanessa
author_facet Campos Mariano Ruckstadter, Vanessa
de Assis Marcolino, Gabrieli
author_role author
author2 de Assis Marcolino, Gabrieli
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Campos Mariano Ruckstadter, Vanessa
de Assis Marcolino, Gabrieli
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Básica
Práticas Docentes
Anos Iniciais
Ensino de História
Museu
topic Educação Básica
Práticas Docentes
Anos Iniciais
Ensino de História
Museu
description Este texto apresenta o resultado de uma revisão integrativa de literatura sobre o museu como possibilidade na elaboração de práticas docentes no Ensino de História nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Os objetivos consistiram em identificar a síntese atual das pesquisas sobre a temática, observar as metodologias utilizadas, ampliar o referencial teórico, criar hipóteses e estabelecer estratégias para futuras pesquisas. Para tanto, primeiro o artigo contextualiza o Ensino de História, bem como sua importância. Depois, coloca em debate o currículo da disciplina nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental a partir dos documentos oficiais em diálogo com autores que analisam a temática. Na sequência, apresenta-se o museu como possibilidade de diversificação de fontes no ensino de História para, por fim, discorrer sobre os dados e análises da revisão integrativa de literatura. Concluiu-se que o ensino de História a partir do museu como recurso didático não pode ser mobilizado de forma assistemática, mas sim a partir de um planejamento prévio do professor, de forma intencional. 
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7550
10.22196/rp.v25i1.7550
url https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7550
identifier_str_mv 10.22196/rp.v25i1.7550
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7550/3958
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Pedagógica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Pedagógica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
dc.source.none.fl_str_mv Revista Pedagógica; Vol. 25 (2023): Temática Livre - jan. / dez.; 1-26
Revista Pedagógica; v. 25 (2023): Temática Livre - jan. / dez.; 1-26
1984-1566
reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron:UNOCHAPECO
instname_str Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron_str UNOCHAPECO
institution UNOCHAPECO
reponame_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
collection Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
repository.mail.fl_str_mv revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com
_version_ 1798320991600902144