Competências gerais da BNCC para os estudantes adolescentes dos anos finais do ensino fundamental: um estudo interpretativo para o desenvolvimento da aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Luiza Olivia Lacerda
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Nascimento, Aricélia Ribeiro do
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
Texto Completo: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4766
Resumo: Esta investigação documenta, com base em estudos sobre a adolescência e a análise das competências gerais para a educação básica contidas na Base Nacional Comum Curricular – BNCC, temas voltados para a adolescência com o foco em direitos de aprendizagem nos anos finais do ensino fundamental. A análise de natureza exploratória e interpretativa do documento e dos referenciais teóricos de periódicos qualificados reúne pistas e contextos centrais sugestivos para o desenvolvimento da aprendizagem de adolescentes dos anos finais do ensino fundamental. A intenção central é que essas pistas possam contribuir nos debates sobre as competências gerais, presentes no documento da BNCC, na perspectiva das especificidades dos anos finais do ensino fundamental, com atenção para os aspectos centrais da adolescência.
id UNOCHAPO-1_57e7f4ade650e41ec226331b232e3e67
oai_identifier_str oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/4766
network_acronym_str UNOCHAPO-1
network_name_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository_id_str
spelling Competências gerais da BNCC para os estudantes adolescentes dos anos finais do ensino fundamental: um estudo interpretativo para o desenvolvimento da aprendizagemeducaçãodisciplinafilosofiamoralEsta investigação documenta, com base em estudos sobre a adolescência e a análise das competências gerais para a educação básica contidas na Base Nacional Comum Curricular – BNCC, temas voltados para a adolescência com o foco em direitos de aprendizagem nos anos finais do ensino fundamental. A análise de natureza exploratória e interpretativa do documento e dos referenciais teóricos de periódicos qualificados reúne pistas e contextos centrais sugestivos para o desenvolvimento da aprendizagem de adolescentes dos anos finais do ensino fundamental. A intenção central é que essas pistas possam contribuir nos debates sobre as competências gerais, presentes no documento da BNCC, na perspectiva das especificidades dos anos finais do ensino fundamental, com atenção para os aspectos centrais da adolescência.Unochapecó2019-05-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/476610.22196/rp.v21i0.4766Revista Pedagógica; Vol. 21 (2019); 63-84Revista Pedagógica; v. 21 (2019); 63-841984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4766/2694Copyright (c) 2019 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessRamos, Luiza Olivia LacerdaNascimento, Aricélia Ribeiro do2019-12-20T17:54:55Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/4766Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2019-12-20T17:54:55Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false
dc.title.none.fl_str_mv Competências gerais da BNCC para os estudantes adolescentes dos anos finais do ensino fundamental: um estudo interpretativo para o desenvolvimento da aprendizagem
title Competências gerais da BNCC para os estudantes adolescentes dos anos finais do ensino fundamental: um estudo interpretativo para o desenvolvimento da aprendizagem
spellingShingle Competências gerais da BNCC para os estudantes adolescentes dos anos finais do ensino fundamental: um estudo interpretativo para o desenvolvimento da aprendizagem
Ramos, Luiza Olivia Lacerda
educação
disciplina
filosofia
moral
title_short Competências gerais da BNCC para os estudantes adolescentes dos anos finais do ensino fundamental: um estudo interpretativo para o desenvolvimento da aprendizagem
title_full Competências gerais da BNCC para os estudantes adolescentes dos anos finais do ensino fundamental: um estudo interpretativo para o desenvolvimento da aprendizagem
title_fullStr Competências gerais da BNCC para os estudantes adolescentes dos anos finais do ensino fundamental: um estudo interpretativo para o desenvolvimento da aprendizagem
title_full_unstemmed Competências gerais da BNCC para os estudantes adolescentes dos anos finais do ensino fundamental: um estudo interpretativo para o desenvolvimento da aprendizagem
title_sort Competências gerais da BNCC para os estudantes adolescentes dos anos finais do ensino fundamental: um estudo interpretativo para o desenvolvimento da aprendizagem
author Ramos, Luiza Olivia Lacerda
author_facet Ramos, Luiza Olivia Lacerda
Nascimento, Aricélia Ribeiro do
author_role author
author2 Nascimento, Aricélia Ribeiro do
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos, Luiza Olivia Lacerda
Nascimento, Aricélia Ribeiro do
dc.subject.por.fl_str_mv educação
disciplina
filosofia
moral
topic educação
disciplina
filosofia
moral
description Esta investigação documenta, com base em estudos sobre a adolescência e a análise das competências gerais para a educação básica contidas na Base Nacional Comum Curricular – BNCC, temas voltados para a adolescência com o foco em direitos de aprendizagem nos anos finais do ensino fundamental. A análise de natureza exploratória e interpretativa do documento e dos referenciais teóricos de periódicos qualificados reúne pistas e contextos centrais sugestivos para o desenvolvimento da aprendizagem de adolescentes dos anos finais do ensino fundamental. A intenção central é que essas pistas possam contribuir nos debates sobre as competências gerais, presentes no documento da BNCC, na perspectiva das especificidades dos anos finais do ensino fundamental, com atenção para os aspectos centrais da adolescência.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4766
10.22196/rp.v21i0.4766
url https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4766
identifier_str_mv 10.22196/rp.v21i0.4766
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4766/2694
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Pedagógica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Pedagógica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
dc.source.none.fl_str_mv Revista Pedagógica; Vol. 21 (2019); 63-84
Revista Pedagógica; v. 21 (2019); 63-84
1984-1566
reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron:UNOCHAPECO
instname_str Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron_str UNOCHAPECO
institution UNOCHAPECO
reponame_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
collection Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
repository.mail.fl_str_mv revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com
_version_ 1798320995514187776