Competências gerais da BNCC para os estudantes adolescentes dos anos finais do ensino fundamental: um estudo interpretativo para o desenvolvimento da aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
Texto Completo: | https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4766 |
Resumo: | Esta investigação documenta, com base em estudos sobre a adolescência e a análise das competências gerais para a educação básica contidas na Base Nacional Comum Curricular – BNCC, temas voltados para a adolescência com o foco em direitos de aprendizagem nos anos finais do ensino fundamental. A análise de natureza exploratória e interpretativa do documento e dos referenciais teóricos de periódicos qualificados reúne pistas e contextos centrais sugestivos para o desenvolvimento da aprendizagem de adolescentes dos anos finais do ensino fundamental. A intenção central é que essas pistas possam contribuir nos debates sobre as competências gerais, presentes no documento da BNCC, na perspectiva das especificidades dos anos finais do ensino fundamental, com atenção para os aspectos centrais da adolescência. |
id |
UNOCHAPO-1_57e7f4ade650e41ec226331b232e3e67 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/4766 |
network_acronym_str |
UNOCHAPO-1 |
network_name_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Competências gerais da BNCC para os estudantes adolescentes dos anos finais do ensino fundamental: um estudo interpretativo para o desenvolvimento da aprendizagemeducaçãodisciplinafilosofiamoralEsta investigação documenta, com base em estudos sobre a adolescência e a análise das competências gerais para a educação básica contidas na Base Nacional Comum Curricular – BNCC, temas voltados para a adolescência com o foco em direitos de aprendizagem nos anos finais do ensino fundamental. A análise de natureza exploratória e interpretativa do documento e dos referenciais teóricos de periódicos qualificados reúne pistas e contextos centrais sugestivos para o desenvolvimento da aprendizagem de adolescentes dos anos finais do ensino fundamental. A intenção central é que essas pistas possam contribuir nos debates sobre as competências gerais, presentes no documento da BNCC, na perspectiva das especificidades dos anos finais do ensino fundamental, com atenção para os aspectos centrais da adolescência.Unochapecó2019-05-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/476610.22196/rp.v21i0.4766Revista Pedagógica; Vol. 21 (2019); 63-84Revista Pedagógica; v. 21 (2019); 63-841984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4766/2694Copyright (c) 2019 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessRamos, Luiza Olivia LacerdaNascimento, Aricélia Ribeiro do2019-12-20T17:54:55Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/4766Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2019-12-20T17:54:55Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Competências gerais da BNCC para os estudantes adolescentes dos anos finais do ensino fundamental: um estudo interpretativo para o desenvolvimento da aprendizagem |
title |
Competências gerais da BNCC para os estudantes adolescentes dos anos finais do ensino fundamental: um estudo interpretativo para o desenvolvimento da aprendizagem |
spellingShingle |
Competências gerais da BNCC para os estudantes adolescentes dos anos finais do ensino fundamental: um estudo interpretativo para o desenvolvimento da aprendizagem Ramos, Luiza Olivia Lacerda educação disciplina filosofia moral |
title_short |
Competências gerais da BNCC para os estudantes adolescentes dos anos finais do ensino fundamental: um estudo interpretativo para o desenvolvimento da aprendizagem |
title_full |
Competências gerais da BNCC para os estudantes adolescentes dos anos finais do ensino fundamental: um estudo interpretativo para o desenvolvimento da aprendizagem |
title_fullStr |
Competências gerais da BNCC para os estudantes adolescentes dos anos finais do ensino fundamental: um estudo interpretativo para o desenvolvimento da aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Competências gerais da BNCC para os estudantes adolescentes dos anos finais do ensino fundamental: um estudo interpretativo para o desenvolvimento da aprendizagem |
title_sort |
Competências gerais da BNCC para os estudantes adolescentes dos anos finais do ensino fundamental: um estudo interpretativo para o desenvolvimento da aprendizagem |
author |
Ramos, Luiza Olivia Lacerda |
author_facet |
Ramos, Luiza Olivia Lacerda Nascimento, Aricélia Ribeiro do |
author_role |
author |
author2 |
Nascimento, Aricélia Ribeiro do |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ramos, Luiza Olivia Lacerda Nascimento, Aricélia Ribeiro do |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação disciplina filosofia moral |
topic |
educação disciplina filosofia moral |
description |
Esta investigação documenta, com base em estudos sobre a adolescência e a análise das competências gerais para a educação básica contidas na Base Nacional Comum Curricular – BNCC, temas voltados para a adolescência com o foco em direitos de aprendizagem nos anos finais do ensino fundamental. A análise de natureza exploratória e interpretativa do documento e dos referenciais teóricos de periódicos qualificados reúne pistas e contextos centrais sugestivos para o desenvolvimento da aprendizagem de adolescentes dos anos finais do ensino fundamental. A intenção central é que essas pistas possam contribuir nos debates sobre as competências gerais, presentes no documento da BNCC, na perspectiva das especificidades dos anos finais do ensino fundamental, com atenção para os aspectos centrais da adolescência. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-05-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4766 10.22196/rp.v21i0.4766 |
url |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4766 |
identifier_str_mv |
10.22196/rp.v21i0.4766 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4766/2694 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Pedagógica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Pedagógica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Pedagógica; Vol. 21 (2019); 63-84 Revista Pedagógica; v. 21 (2019); 63-84 1984-1566 reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online) instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) instacron:UNOCHAPECO |
instname_str |
Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
instacron_str |
UNOCHAPECO |
institution |
UNOCHAPECO |
reponame_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
collection |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com |
_version_ |
1798320995514187776 |