Reflexões contemporâneas para uma educação ética e responsável

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Battestin, Cláudia
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Ghiggi, Gomercindo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
Texto Completo: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/479
Resumo: São muitos os argumentos e possibilidades de poder entrelaçar a Ética com a Educação. Porém, essa tentativa já repercutiu em muitas áreas do conhecimento. Mas como é possível aproximar e interligar a Ética da Educação em pleno auge do desenvolvimento tecnológico do século XXI? Pensar nesta aproximação é compromisso de todas as áreas do saber, pois vivemos em um cenário globalizado, em que tudo gira em torno da técnica e das novas demandas do mercado. Porém, a Educação poderá estar em sintonia com as mudanças de paradigmas, evitando a formação de identidades e mentalidades que podem levar mais uma vez o ser humano ao utilitarismo. A Ética inserida na Educação desenvolve no indivíduo a capacidade de estabelecer relações de responsabilidade, habilidades e criticidade nas ações. Desta forma, argumentaremos a respeito da importância em abordar a Ética de forma universal e não de forma reducionista. Hans Jonas e Paulo Freire contribuíram com seus escritos sobre a importância em educar com princípios éticos universais, priorizando a vida em todas as esferas planetárias.
id UNOCHAPO-1_5eb2c134e599d21f997d529aa8171ae1
oai_identifier_str oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/479
network_acronym_str UNOCHAPO-1
network_name_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository_id_str
spelling Reflexões contemporâneas para uma educação ética e responsável São muitos os argumentos e possibilidades de poder entrelaçar a Ética com a Educação. Porém, essa tentativa já repercutiu em muitas áreas do conhecimento. Mas como é possível aproximar e interligar a Ética da Educação em pleno auge do desenvolvimento tecnológico do século XXI? Pensar nesta aproximação é compromisso de todas as áreas do saber, pois vivemos em um cenário globalizado, em que tudo gira em torno da técnica e das novas demandas do mercado. Porém, a Educação poderá estar em sintonia com as mudanças de paradigmas, evitando a formação de identidades e mentalidades que podem levar mais uma vez o ser humano ao utilitarismo. A Ética inserida na Educação desenvolve no indivíduo a capacidade de estabelecer relações de responsabilidade, habilidades e criticidade nas ações. Desta forma, argumentaremos a respeito da importância em abordar a Ética de forma universal e não de forma reducionista. Hans Jonas e Paulo Freire contribuíram com seus escritos sobre a importância em educar com princípios éticos universais, priorizando a vida em todas as esferas planetárias.Unochapecó2010-03-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/47910.22196/rp.v11i23.479Revista Pedagógica; Vol. 11 Núm. 23: Jul./Dez. 2009; 166-179Revista Pedagógica; v. 11 n. 23: Jul./Dez. 2009; 166-1791984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/479/314Copyright (c) 2016 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessBattestin, CláudiaGhiggi, Gomercindo2023-01-09T18:10:21Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/479Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2023-01-09T18:10:21Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false
dc.title.none.fl_str_mv Reflexões contemporâneas para uma educação ética e responsável
title Reflexões contemporâneas para uma educação ética e responsável
spellingShingle Reflexões contemporâneas para uma educação ética e responsável
Battestin, Cláudia
title_short Reflexões contemporâneas para uma educação ética e responsável
title_full Reflexões contemporâneas para uma educação ética e responsável
title_fullStr Reflexões contemporâneas para uma educação ética e responsável
title_full_unstemmed Reflexões contemporâneas para uma educação ética e responsável
title_sort Reflexões contemporâneas para uma educação ética e responsável
author Battestin, Cláudia
author_facet Battestin, Cláudia
Ghiggi, Gomercindo
author_role author
author2 Ghiggi, Gomercindo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Battestin, Cláudia
Ghiggi, Gomercindo
description São muitos os argumentos e possibilidades de poder entrelaçar a Ética com a Educação. Porém, essa tentativa já repercutiu em muitas áreas do conhecimento. Mas como é possível aproximar e interligar a Ética da Educação em pleno auge do desenvolvimento tecnológico do século XXI? Pensar nesta aproximação é compromisso de todas as áreas do saber, pois vivemos em um cenário globalizado, em que tudo gira em torno da técnica e das novas demandas do mercado. Porém, a Educação poderá estar em sintonia com as mudanças de paradigmas, evitando a formação de identidades e mentalidades que podem levar mais uma vez o ser humano ao utilitarismo. A Ética inserida na Educação desenvolve no indivíduo a capacidade de estabelecer relações de responsabilidade, habilidades e criticidade nas ações. Desta forma, argumentaremos a respeito da importância em abordar a Ética de forma universal e não de forma reducionista. Hans Jonas e Paulo Freire contribuíram com seus escritos sobre a importância em educar com princípios éticos universais, priorizando a vida em todas as esferas planetárias.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-03-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/479
10.22196/rp.v11i23.479
url https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/479
identifier_str_mv 10.22196/rp.v11i23.479
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/479/314
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Pedagógica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Pedagógica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
dc.source.none.fl_str_mv Revista Pedagógica; Vol. 11 Núm. 23: Jul./Dez. 2009; 166-179
Revista Pedagógica; v. 11 n. 23: Jul./Dez. 2009; 166-179
1984-1566
reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron:UNOCHAPECO
instname_str Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron_str UNOCHAPECO
institution UNOCHAPECO
reponame_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
collection Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
repository.mail.fl_str_mv revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com
_version_ 1798320992079052800