Reflexões contemporâneas para uma educação ética e responsável
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
Texto Completo: | https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/479 |
Resumo: | São muitos os argumentos e possibilidades de poder entrelaçar a Ética com a Educação. Porém, essa tentativa já repercutiu em muitas áreas do conhecimento. Mas como é possível aproximar e interligar a Ética da Educação em pleno auge do desenvolvimento tecnológico do século XXI? Pensar nesta aproximação é compromisso de todas as áreas do saber, pois vivemos em um cenário globalizado, em que tudo gira em torno da técnica e das novas demandas do mercado. Porém, a Educação poderá estar em sintonia com as mudanças de paradigmas, evitando a formação de identidades e mentalidades que podem levar mais uma vez o ser humano ao utilitarismo. A Ética inserida na Educação desenvolve no indivíduo a capacidade de estabelecer relações de responsabilidade, habilidades e criticidade nas ações. Desta forma, argumentaremos a respeito da importância em abordar a Ética de forma universal e não de forma reducionista. Hans Jonas e Paulo Freire contribuíram com seus escritos sobre a importância em educar com princípios éticos universais, priorizando a vida em todas as esferas planetárias. |
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