Influências de concepções sociológicas na construção de uma sociologia da infância
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
Texto Completo: | https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/5244 |
Resumo: | O artigo apresenta a relação de perspectivas teóricas no campo da sociologia com a concepção de criança e infância construída pela Sociologia da Infância, tendo como eixo central a análise da relação entre as tensões existentes na relação do sujeito – criança – com as estruturas sociais. As correntes teóricas da Sociologia analisadas nesta relação são o estruturalismo, o interacionismo simbólico e o estruturismo. Como objetivo central do estudo, procurou-se identificar relações das perspectivas teóricas do estruturalismo, interacionismo simbólico e do estruturismo com o desenvolvimento da Sociologia da Infância. Com base no estudo, concluiu-se que é preciso tomar consciência da relação entre as ações das crianças e as estruturas sociais criadas para elas. |
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