O projeto político-pedagógico e o plano de ensino de ciências em uma Escola Kaingang

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Siqueira, André Boccasius
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Lima, Fernanda Oliveira, Sobczak, Jessé Renan Scapini
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
Texto Completo: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/2927
Resumo: A Escola Estadual Indígena de Ensino Fundamental Gomercindo Jete Tehn Ribeiro localiza-se em Tenente Portela, na Terra Indígena Guarita, Km 10, Rodovia RS 330. Observou-se o Projeto Político-Pedagógico e o Plano de Ensino de Ciências dos anos finais. A escola almeja uma educação voltada ao aluno indígena, que valorize o conjunto de experiências oriundas de seu grupo familiar, os conhecimentos culturais e as relações que ele faz com o meio. Com o estudo bibliográfico acerca do assunto, verificou-se que no Plano de Ensino não constam conteúdos curriculares propriamente indígenas conforme consta no Projeto Político-Pedagógico. Dentre algumas legislações em âmbito nacional, a Constituição Federal de 1988, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LD BEN) – Lei nº 9.394/96 reconhecem aos indígenas o direito à diferença cultural através da criação de capítulos específicos e elegem a pluralidade cultural como um tema transversal.
id UNOCHAPO-1_6bf2cc60748f7e7f56925dc0e2b85097
oai_identifier_str oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/2927
network_acronym_str UNOCHAPO-1
network_name_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository_id_str
spelling O projeto político-pedagógico e o plano de ensino de ciências em uma Escola KaingangHugues de VarinePaulo FreireNova MuseologiaEducaçãoMuseologia SocialA Escola Estadual Indígena de Ensino Fundamental Gomercindo Jete Tehn Ribeiro localiza-se em Tenente Portela, na Terra Indígena Guarita, Km 10, Rodovia RS 330. Observou-se o Projeto Político-Pedagógico e o Plano de Ensino de Ciências dos anos finais. A escola almeja uma educação voltada ao aluno indígena, que valorize o conjunto de experiências oriundas de seu grupo familiar, os conhecimentos culturais e as relações que ele faz com o meio. Com o estudo bibliográfico acerca do assunto, verificou-se que no Plano de Ensino não constam conteúdos curriculares propriamente indígenas conforme consta no Projeto Político-Pedagógico. Dentre algumas legislações em âmbito nacional, a Constituição Federal de 1988, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LD BEN) – Lei nº 9.394/96 reconhecem aos indígenas o direito à diferença cultural através da criação de capítulos específicos e elegem a pluralidade cultural como um tema transversal.Unochapecó2015-09-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/292710.22196/rp.v17i34.2927Revista Pedagógica; Vol. 17 Núm. 34: Jan./Abr. 2015; 222-233Revista Pedagógica; v. 17 n. 34: Jan./Abr. 2015; 222-2331984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/2927/1684Copyright (c) 2016 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessSiqueira, André BoccasiusLima, Fernanda OliveiraSobczak, Jessé Renan Scapini2016-11-25T16:42:40Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/2927Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2016-11-25T16:42:40Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false
dc.title.none.fl_str_mv O projeto político-pedagógico e o plano de ensino de ciências em uma Escola Kaingang
title O projeto político-pedagógico e o plano de ensino de ciências em uma Escola Kaingang
spellingShingle O projeto político-pedagógico e o plano de ensino de ciências em uma Escola Kaingang
Siqueira, André Boccasius
Hugues de Varine
Paulo Freire
Nova Museologia
Educação
Museologia Social
title_short O projeto político-pedagógico e o plano de ensino de ciências em uma Escola Kaingang
title_full O projeto político-pedagógico e o plano de ensino de ciências em uma Escola Kaingang
title_fullStr O projeto político-pedagógico e o plano de ensino de ciências em uma Escola Kaingang
title_full_unstemmed O projeto político-pedagógico e o plano de ensino de ciências em uma Escola Kaingang
title_sort O projeto político-pedagógico e o plano de ensino de ciências em uma Escola Kaingang
author Siqueira, André Boccasius
author_facet Siqueira, André Boccasius
Lima, Fernanda Oliveira
Sobczak, Jessé Renan Scapini
author_role author
author2 Lima, Fernanda Oliveira
Sobczak, Jessé Renan Scapini
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Siqueira, André Boccasius
Lima, Fernanda Oliveira
Sobczak, Jessé Renan Scapini
dc.subject.por.fl_str_mv Hugues de Varine
Paulo Freire
Nova Museologia
Educação
Museologia Social
topic Hugues de Varine
Paulo Freire
Nova Museologia
Educação
Museologia Social
description A Escola Estadual Indígena de Ensino Fundamental Gomercindo Jete Tehn Ribeiro localiza-se em Tenente Portela, na Terra Indígena Guarita, Km 10, Rodovia RS 330. Observou-se o Projeto Político-Pedagógico e o Plano de Ensino de Ciências dos anos finais. A escola almeja uma educação voltada ao aluno indígena, que valorize o conjunto de experiências oriundas de seu grupo familiar, os conhecimentos culturais e as relações que ele faz com o meio. Com o estudo bibliográfico acerca do assunto, verificou-se que no Plano de Ensino não constam conteúdos curriculares propriamente indígenas conforme consta no Projeto Político-Pedagógico. Dentre algumas legislações em âmbito nacional, a Constituição Federal de 1988, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LD BEN) – Lei nº 9.394/96 reconhecem aos indígenas o direito à diferença cultural através da criação de capítulos específicos e elegem a pluralidade cultural como um tema transversal.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/2927
10.22196/rp.v17i34.2927
url https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/2927
identifier_str_mv 10.22196/rp.v17i34.2927
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/2927/1684
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Pedagógica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Pedagógica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
dc.source.none.fl_str_mv Revista Pedagógica; Vol. 17 Núm. 34: Jan./Abr. 2015; 222-233
Revista Pedagógica; v. 17 n. 34: Jan./Abr. 2015; 222-233
1984-1566
reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron:UNOCHAPECO
instname_str Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron_str UNOCHAPECO
institution UNOCHAPECO
reponame_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
collection Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
repository.mail.fl_str_mv revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com
_version_ 1798320993183203328