O projeto político-pedagógico e o plano de ensino de ciências em uma Escola Kaingang
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
Texto Completo: | https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/2927 |
Resumo: | A Escola Estadual Indígena de Ensino Fundamental Gomercindo Jete Tehn Ribeiro localiza-se em Tenente Portela, na Terra Indígena Guarita, Km 10, Rodovia RS 330. Observou-se o Projeto Político-Pedagógico e o Plano de Ensino de Ciências dos anos finais. A escola almeja uma educação voltada ao aluno indígena, que valorize o conjunto de experiências oriundas de seu grupo familiar, os conhecimentos culturais e as relações que ele faz com o meio. Com o estudo bibliográfico acerca do assunto, verificou-se que no Plano de Ensino não constam conteúdos curriculares propriamente indígenas conforme consta no Projeto Político-Pedagógico. Dentre algumas legislações em âmbito nacional, a Constituição Federal de 1988, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LD BEN) – Lei nº 9.394/96 reconhecem aos indígenas o direito à diferença cultural através da criação de capítulos específicos e elegem a pluralidade cultural como um tema transversal. |
id |
UNOCHAPO-1_6bf2cc60748f7e7f56925dc0e2b85097 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/2927 |
network_acronym_str |
UNOCHAPO-1 |
network_name_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O projeto político-pedagógico e o plano de ensino de ciências em uma Escola KaingangHugues de VarinePaulo FreireNova MuseologiaEducaçãoMuseologia SocialA Escola Estadual Indígena de Ensino Fundamental Gomercindo Jete Tehn Ribeiro localiza-se em Tenente Portela, na Terra Indígena Guarita, Km 10, Rodovia RS 330. Observou-se o Projeto Político-Pedagógico e o Plano de Ensino de Ciências dos anos finais. A escola almeja uma educação voltada ao aluno indígena, que valorize o conjunto de experiências oriundas de seu grupo familiar, os conhecimentos culturais e as relações que ele faz com o meio. Com o estudo bibliográfico acerca do assunto, verificou-se que no Plano de Ensino não constam conteúdos curriculares propriamente indígenas conforme consta no Projeto Político-Pedagógico. Dentre algumas legislações em âmbito nacional, a Constituição Federal de 1988, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LD BEN) – Lei nº 9.394/96 reconhecem aos indígenas o direito à diferença cultural através da criação de capítulos específicos e elegem a pluralidade cultural como um tema transversal.Unochapecó2015-09-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/292710.22196/rp.v17i34.2927Revista Pedagógica; Vol. 17 Núm. 34: Jan./Abr. 2015; 222-233Revista Pedagógica; v. 17 n. 34: Jan./Abr. 2015; 222-2331984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/2927/1684Copyright (c) 2016 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessSiqueira, André BoccasiusLima, Fernanda OliveiraSobczak, Jessé Renan Scapini2016-11-25T16:42:40Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/2927Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2016-11-25T16:42:40Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O projeto político-pedagógico e o plano de ensino de ciências em uma Escola Kaingang |
title |
O projeto político-pedagógico e o plano de ensino de ciências em uma Escola Kaingang |
spellingShingle |
O projeto político-pedagógico e o plano de ensino de ciências em uma Escola Kaingang Siqueira, André Boccasius Hugues de Varine Paulo Freire Nova Museologia Educação Museologia Social |
title_short |
O projeto político-pedagógico e o plano de ensino de ciências em uma Escola Kaingang |
title_full |
O projeto político-pedagógico e o plano de ensino de ciências em uma Escola Kaingang |
title_fullStr |
O projeto político-pedagógico e o plano de ensino de ciências em uma Escola Kaingang |
title_full_unstemmed |
O projeto político-pedagógico e o plano de ensino de ciências em uma Escola Kaingang |
title_sort |
O projeto político-pedagógico e o plano de ensino de ciências em uma Escola Kaingang |
author |
Siqueira, André Boccasius |
author_facet |
Siqueira, André Boccasius Lima, Fernanda Oliveira Sobczak, Jessé Renan Scapini |
author_role |
author |
author2 |
Lima, Fernanda Oliveira Sobczak, Jessé Renan Scapini |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Siqueira, André Boccasius Lima, Fernanda Oliveira Sobczak, Jessé Renan Scapini |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Hugues de Varine Paulo Freire Nova Museologia Educação Museologia Social |
topic |
Hugues de Varine Paulo Freire Nova Museologia Educação Museologia Social |
description |
A Escola Estadual Indígena de Ensino Fundamental Gomercindo Jete Tehn Ribeiro localiza-se em Tenente Portela, na Terra Indígena Guarita, Km 10, Rodovia RS 330. Observou-se o Projeto Político-Pedagógico e o Plano de Ensino de Ciências dos anos finais. A escola almeja uma educação voltada ao aluno indígena, que valorize o conjunto de experiências oriundas de seu grupo familiar, os conhecimentos culturais e as relações que ele faz com o meio. Com o estudo bibliográfico acerca do assunto, verificou-se que no Plano de Ensino não constam conteúdos curriculares propriamente indígenas conforme consta no Projeto Político-Pedagógico. Dentre algumas legislações em âmbito nacional, a Constituição Federal de 1988, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LD BEN) – Lei nº 9.394/96 reconhecem aos indígenas o direito à diferença cultural através da criação de capítulos específicos e elegem a pluralidade cultural como um tema transversal. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-09-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/2927 10.22196/rp.v17i34.2927 |
url |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/2927 |
identifier_str_mv |
10.22196/rp.v17i34.2927 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/2927/1684 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Pedagógica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Pedagógica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Pedagógica; Vol. 17 Núm. 34: Jan./Abr. 2015; 222-233 Revista Pedagógica; v. 17 n. 34: Jan./Abr. 2015; 222-233 1984-1566 reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online) instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) instacron:UNOCHAPECO |
instname_str |
Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
instacron_str |
UNOCHAPECO |
institution |
UNOCHAPECO |
reponame_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
collection |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com |
_version_ |
1798320993183203328 |