O trabalho como centralidade da condição juvenil / Working with centrality for juvenile people

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Roberti, Luiz Henrique
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
Texto Completo: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1573
Resumo: O presente artigo é derivado da síntese de parte de dissertaçãode mestrado defendido no Programa de Pós-graduação da Faculdadede Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FAE/UFMG).Buscamos abordar as relações dos jovens brasileiros das camadas popularesda classe trabalhadora com o trabalho, este visto sob a concepção marxiana.Para identificar os sujeitos da relação de sentido, fizemos, tambémsinteticamente, uma abordagem sobre os estudos da juventude baseandoem referências de estudiosos brasileiros e estrangeiros. Para situar asrelações dos jovens com o trabalho, abordamos elementos da configuraçãodas relações de produção, de trabalho e de ordenamento social brasileirana história brasileira mais recente. O objeto de investigação, a relação entrejuventude e trabalho, se desdobra, então, tanto na problematização de seperceber a centralidade e a forma da manifestação do trabalho dentre ajuventude, quanto na possibilidade de se perceber sinais que demonstremem que medida a juventude faz permanecer e ou modificar as demarcaçõesda classe trabalhadora. Entretanto, as percepções sobres os jovens e suasrelações e sentidos com o trabalho podem contribuir com as perspectivasde investigação sobre a juventude em outras esferas sociais e campos depesquisa como a educação e a cultura.
id UNOCHAPO-1_6e6bb9fb3939d6156a11e908898994cd
oai_identifier_str oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/1573
network_acronym_str UNOCHAPO-1
network_name_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository_id_str
spelling O trabalho como centralidade da condição juvenil / Working with centrality for juvenile peoplePolítica de cotas. Ações afirmativas. Cotas. Racismo. Universidade brasileira.O presente artigo é derivado da síntese de parte de dissertaçãode mestrado defendido no Programa de Pós-graduação da Faculdadede Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FAE/UFMG).Buscamos abordar as relações dos jovens brasileiros das camadas popularesda classe trabalhadora com o trabalho, este visto sob a concepção marxiana.Para identificar os sujeitos da relação de sentido, fizemos, tambémsinteticamente, uma abordagem sobre os estudos da juventude baseandoem referências de estudiosos brasileiros e estrangeiros. Para situar asrelações dos jovens com o trabalho, abordamos elementos da configuraçãodas relações de produção, de trabalho e de ordenamento social brasileirana história brasileira mais recente. O objeto de investigação, a relação entrejuventude e trabalho, se desdobra, então, tanto na problematização de seperceber a centralidade e a forma da manifestação do trabalho dentre ajuventude, quanto na possibilidade de se perceber sinais que demonstremem que medida a juventude faz permanecer e ou modificar as demarcaçõesda classe trabalhadora. Entretanto, as percepções sobres os jovens e suasrelações e sentidos com o trabalho podem contribuir com as perspectivasde investigação sobre a juventude em outras esferas sociais e campos depesquisa como a educação e a cultura.Unochapecó2013-08-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/157310.22196/rp.v15i30.1573Revista Pedagógica; Vol. 15 Núm. 30: Jan./Jun. 2013; 315-344Revista Pedagógica; v. 15 n. 30: Jan./Jun. 2013; 315-3441984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1573/878Copyright (c) 2016 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessRoberti, Luiz Henrique2016-11-25T16:40:04Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/1573Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2016-11-25T16:40:04Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false
dc.title.none.fl_str_mv O trabalho como centralidade da condição juvenil / Working with centrality for juvenile people
title O trabalho como centralidade da condição juvenil / Working with centrality for juvenile people
spellingShingle O trabalho como centralidade da condição juvenil / Working with centrality for juvenile people
Roberti, Luiz Henrique
Política de cotas. Ações afirmativas. Cotas. Racismo. Universidade brasileira.
title_short O trabalho como centralidade da condição juvenil / Working with centrality for juvenile people
title_full O trabalho como centralidade da condição juvenil / Working with centrality for juvenile people
title_fullStr O trabalho como centralidade da condição juvenil / Working with centrality for juvenile people
title_full_unstemmed O trabalho como centralidade da condição juvenil / Working with centrality for juvenile people
title_sort O trabalho como centralidade da condição juvenil / Working with centrality for juvenile people
author Roberti, Luiz Henrique
author_facet Roberti, Luiz Henrique
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Roberti, Luiz Henrique
dc.subject.por.fl_str_mv Política de cotas. Ações afirmativas. Cotas. Racismo. Universidade brasileira.
topic Política de cotas. Ações afirmativas. Cotas. Racismo. Universidade brasileira.
description O presente artigo é derivado da síntese de parte de dissertaçãode mestrado defendido no Programa de Pós-graduação da Faculdadede Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FAE/UFMG).Buscamos abordar as relações dos jovens brasileiros das camadas popularesda classe trabalhadora com o trabalho, este visto sob a concepção marxiana.Para identificar os sujeitos da relação de sentido, fizemos, tambémsinteticamente, uma abordagem sobre os estudos da juventude baseandoem referências de estudiosos brasileiros e estrangeiros. Para situar asrelações dos jovens com o trabalho, abordamos elementos da configuraçãodas relações de produção, de trabalho e de ordenamento social brasileirana história brasileira mais recente. O objeto de investigação, a relação entrejuventude e trabalho, se desdobra, então, tanto na problematização de seperceber a centralidade e a forma da manifestação do trabalho dentre ajuventude, quanto na possibilidade de se perceber sinais que demonstremem que medida a juventude faz permanecer e ou modificar as demarcaçõesda classe trabalhadora. Entretanto, as percepções sobres os jovens e suasrelações e sentidos com o trabalho podem contribuir com as perspectivasde investigação sobre a juventude em outras esferas sociais e campos depesquisa como a educação e a cultura.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-08-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1573
10.22196/rp.v15i30.1573
url https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1573
identifier_str_mv 10.22196/rp.v15i30.1573
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1573/878
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Pedagógica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Pedagógica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
dc.source.none.fl_str_mv Revista Pedagógica; Vol. 15 Núm. 30: Jan./Jun. 2013; 315-344
Revista Pedagógica; v. 15 n. 30: Jan./Jun. 2013; 315-344
1984-1566
reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron:UNOCHAPECO
instname_str Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron_str UNOCHAPECO
institution UNOCHAPECO
reponame_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
collection Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
repository.mail.fl_str_mv revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com
_version_ 1798320992636895232