O trabalho como centralidade da condição juvenil / Working with centrality for juvenile people
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
Texto Completo: | https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1573 |
Resumo: | O presente artigo é derivado da síntese de parte de dissertaçãode mestrado defendido no Programa de Pós-graduação da Faculdadede Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FAE/UFMG).Buscamos abordar as relações dos jovens brasileiros das camadas popularesda classe trabalhadora com o trabalho, este visto sob a concepção marxiana.Para identificar os sujeitos da relação de sentido, fizemos, tambémsinteticamente, uma abordagem sobre os estudos da juventude baseandoem referências de estudiosos brasileiros e estrangeiros. Para situar asrelações dos jovens com o trabalho, abordamos elementos da configuraçãodas relações de produção, de trabalho e de ordenamento social brasileirana história brasileira mais recente. O objeto de investigação, a relação entrejuventude e trabalho, se desdobra, então, tanto na problematização de seperceber a centralidade e a forma da manifestação do trabalho dentre ajuventude, quanto na possibilidade de se perceber sinais que demonstremem que medida a juventude faz permanecer e ou modificar as demarcaçõesda classe trabalhadora. Entretanto, as percepções sobres os jovens e suasrelações e sentidos com o trabalho podem contribuir com as perspectivasde investigação sobre a juventude em outras esferas sociais e campos depesquisa como a educação e a cultura. |
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O trabalho como centralidade da condição juvenil / Working with centrality for juvenile peoplePolítica de cotas. Ações afirmativas. Cotas. Racismo. Universidade brasileira.O presente artigo é derivado da síntese de parte de dissertaçãode mestrado defendido no Programa de Pós-graduação da Faculdadede Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FAE/UFMG).Buscamos abordar as relações dos jovens brasileiros das camadas popularesda classe trabalhadora com o trabalho, este visto sob a concepção marxiana.Para identificar os sujeitos da relação de sentido, fizemos, tambémsinteticamente, uma abordagem sobre os estudos da juventude baseandoem referências de estudiosos brasileiros e estrangeiros. Para situar asrelações dos jovens com o trabalho, abordamos elementos da configuraçãodas relações de produção, de trabalho e de ordenamento social brasileirana história brasileira mais recente. O objeto de investigação, a relação entrejuventude e trabalho, se desdobra, então, tanto na problematização de seperceber a centralidade e a forma da manifestação do trabalho dentre ajuventude, quanto na possibilidade de se perceber sinais que demonstremem que medida a juventude faz permanecer e ou modificar as demarcaçõesda classe trabalhadora. Entretanto, as percepções sobres os jovens e suasrelações e sentidos com o trabalho podem contribuir com as perspectivasde investigação sobre a juventude em outras esferas sociais e campos depesquisa como a educação e a cultura.Unochapecó2013-08-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/157310.22196/rp.v15i30.1573Revista Pedagógica; Vol. 15 Núm. 30: Jan./Jun. 2013; 315-344Revista Pedagógica; v. 15 n. 30: Jan./Jun. 2013; 315-3441984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1573/878Copyright (c) 2016 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessRoberti, Luiz Henrique2016-11-25T16:40:04Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/1573Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2016-11-25T16:40:04Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false |
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