Formação de professores e laboratório didático especializado: espaço de aprendizagens significativas na constituição docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
Texto Completo: | https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1863 |
Resumo: | RESUMOÉ recorrente, na literatura especializada em formação de professores, seja ela inicial ou continuada, a ideia de que é preciso formar docentes críticos e reflexivos, capazes de perceber, interpretar/analisar e modificar continuamente sua prática. A intenção de se formar professores-investigadores, solicita de um curso de Licenciatura uma mobilização curricular que permita a integração de aspectos frequentemente observados de maneira dissociada, como é o caso da relação entre teoria e prática, âmbito de produção do conhecimento (as universidades) e o âmbito prático educativo (as escolas) e entre ensino e pesquisa. Nesse sentido, o objetivo deste texto é apresentar e fundamentar o trabalho que temos desenvolvido na coordenação e docência de um curso de Pedagogia, ou seja, na sua mobilização curricular, de modo a oferecer espaço educativo para que futuros docentes possam, no decorrer mesmo da licenciatura, experimentar, no concreto, ações pedagógicas que já contam com a participação efetiva de crianças também concretas e singulares. A metodologia utilizada foi a participativa que envolve ação-reflexão-ação. Concluímos que só pode ser um professor investigador aquele que sempre (re)aprende a dividir com as crianças, reais e singulares, a responsabilidade de uma construção pedagógica. Quando nos dispomos, na formação inicial, a relacionamentos com crianças que, na verdade, são as mesmas que frequentam as escolas da qual tanto falamos no meio acadêmico, conseguimos “mapear” seus conhecimentos, habilidades, preferências, medos etc., e, assim, revisar nossos e propostas didáticas, assumindo-as, verdadeiramente, como parceiras de nosso trabalho. |
id |
UNOCHAPO-1_752f66ebe7ce5c30253ed6d1524aba53 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/1863 |
network_acronym_str |
UNOCHAPO-1 |
network_name_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação de professores e laboratório didático especializado: espaço de aprendizagens significativas na constituição docentepesquisa de campoconvivência itinerantedialogicidade.RESUMOÉ recorrente, na literatura especializada em formação de professores, seja ela inicial ou continuada, a ideia de que é preciso formar docentes críticos e reflexivos, capazes de perceber, interpretar/analisar e modificar continuamente sua prática. A intenção de se formar professores-investigadores, solicita de um curso de Licenciatura uma mobilização curricular que permita a integração de aspectos frequentemente observados de maneira dissociada, como é o caso da relação entre teoria e prática, âmbito de produção do conhecimento (as universidades) e o âmbito prático educativo (as escolas) e entre ensino e pesquisa. Nesse sentido, o objetivo deste texto é apresentar e fundamentar o trabalho que temos desenvolvido na coordenação e docência de um curso de Pedagogia, ou seja, na sua mobilização curricular, de modo a oferecer espaço educativo para que futuros docentes possam, no decorrer mesmo da licenciatura, experimentar, no concreto, ações pedagógicas que já contam com a participação efetiva de crianças também concretas e singulares. A metodologia utilizada foi a participativa que envolve ação-reflexão-ação. Concluímos que só pode ser um professor investigador aquele que sempre (re)aprende a dividir com as crianças, reais e singulares, a responsabilidade de uma construção pedagógica. Quando nos dispomos, na formação inicial, a relacionamentos com crianças que, na verdade, são as mesmas que frequentam as escolas da qual tanto falamos no meio acadêmico, conseguimos “mapear” seus conhecimentos, habilidades, preferências, medos etc., e, assim, revisar nossos e propostas didáticas, assumindo-as, verdadeiramente, como parceiras de nosso trabalho.Unochapecó2014-08-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/186310.22196/rp.v15i31.1863Revista Pedagógica; Vol. 15 Núm. 31: Jul./Dez. 2013; 417-428Revista Pedagógica; v. 15 n. 31: Jul./Dez. 2013; 417-4281984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1863/1423Copyright (c) 2016 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessGomes-da-Silva, ElianeFrancisco, Celeida ParedesCamilo, Rodrigo Cordeiro2016-11-25T16:40:50Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/1863Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2016-11-25T16:40:50Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação de professores e laboratório didático especializado: espaço de aprendizagens significativas na constituição docente |
title |
Formação de professores e laboratório didático especializado: espaço de aprendizagens significativas na constituição docente |
spellingShingle |
Formação de professores e laboratório didático especializado: espaço de aprendizagens significativas na constituição docente Gomes-da-Silva, Eliane pesquisa de campo convivência itinerante dialogicidade. |
title_short |
Formação de professores e laboratório didático especializado: espaço de aprendizagens significativas na constituição docente |
title_full |
Formação de professores e laboratório didático especializado: espaço de aprendizagens significativas na constituição docente |
title_fullStr |
Formação de professores e laboratório didático especializado: espaço de aprendizagens significativas na constituição docente |
title_full_unstemmed |
Formação de professores e laboratório didático especializado: espaço de aprendizagens significativas na constituição docente |
title_sort |
Formação de professores e laboratório didático especializado: espaço de aprendizagens significativas na constituição docente |
author |
Gomes-da-Silva, Eliane |
author_facet |
Gomes-da-Silva, Eliane Francisco, Celeida Paredes Camilo, Rodrigo Cordeiro |
author_role |
author |
author2 |
Francisco, Celeida Paredes Camilo, Rodrigo Cordeiro |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes-da-Silva, Eliane Francisco, Celeida Paredes Camilo, Rodrigo Cordeiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
pesquisa de campo convivência itinerante dialogicidade. |
topic |
pesquisa de campo convivência itinerante dialogicidade. |
description |
RESUMOÉ recorrente, na literatura especializada em formação de professores, seja ela inicial ou continuada, a ideia de que é preciso formar docentes críticos e reflexivos, capazes de perceber, interpretar/analisar e modificar continuamente sua prática. A intenção de se formar professores-investigadores, solicita de um curso de Licenciatura uma mobilização curricular que permita a integração de aspectos frequentemente observados de maneira dissociada, como é o caso da relação entre teoria e prática, âmbito de produção do conhecimento (as universidades) e o âmbito prático educativo (as escolas) e entre ensino e pesquisa. Nesse sentido, o objetivo deste texto é apresentar e fundamentar o trabalho que temos desenvolvido na coordenação e docência de um curso de Pedagogia, ou seja, na sua mobilização curricular, de modo a oferecer espaço educativo para que futuros docentes possam, no decorrer mesmo da licenciatura, experimentar, no concreto, ações pedagógicas que já contam com a participação efetiva de crianças também concretas e singulares. A metodologia utilizada foi a participativa que envolve ação-reflexão-ação. Concluímos que só pode ser um professor investigador aquele que sempre (re)aprende a dividir com as crianças, reais e singulares, a responsabilidade de uma construção pedagógica. Quando nos dispomos, na formação inicial, a relacionamentos com crianças que, na verdade, são as mesmas que frequentam as escolas da qual tanto falamos no meio acadêmico, conseguimos “mapear” seus conhecimentos, habilidades, preferências, medos etc., e, assim, revisar nossos e propostas didáticas, assumindo-as, verdadeiramente, como parceiras de nosso trabalho. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-08-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1863 10.22196/rp.v15i31.1863 |
url |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1863 |
identifier_str_mv |
10.22196/rp.v15i31.1863 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1863/1423 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Pedagógica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Pedagógica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Pedagógica; Vol. 15 Núm. 31: Jul./Dez. 2013; 417-428 Revista Pedagógica; v. 15 n. 31: Jul./Dez. 2013; 417-428 1984-1566 reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online) instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) instacron:UNOCHAPECO |
instname_str |
Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
instacron_str |
UNOCHAPECO |
institution |
UNOCHAPECO |
reponame_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
collection |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com |
_version_ |
1798320992676741120 |