APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ: Educação ao longo da vida
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
Texto Completo: | https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7911 |
Resumo: | O envelhecimento é parte integrante da condição humana, mas, mesmo assim, existe muito desconhecimento e preconceito sobre este fenômeno, provavelmente porque está associado ao declínio e à morte, ideias mal toleradas pelo ser humano. O aumento da esperança de vida e a melhoria das condições físicas dos idosos são uma decorrência dos avanços sociais, científicos e tecnológicos ocorridos no século XX. Nas últimas décadas, avanços conceituais e metodológicos consideráveis favoreceram a compreensão da velhice. Porém, a complexidade das mudanças socioeconômicas, tecnológicas e culturais desafiam a educação à leitura de um mundo gestante de um novo fenômeno: a diversidade dos modos de viver a velhice. Tal cenário nos convida a pensar no direito à Educação ao Longo da Vida.A expressão ‘Educação ao longo da vida’ é utilizada para designar uma perspectiva educacional na qual diferentes saberes são considerados importantes e novas aprendizagens podem ser adquiridas em qualquer idade, em contextos distintos. Em relação à educação no Brasil, sabemos que o país ainda passa por muitos desafios para oferecer uma educação que seja pensada como direito para todas as pessoas, quando se trata especificamente de pessoas idosas.O presente dossiê recebeu contribuições de pesquisadores (as) de universidades situadas em diversas regiões do Brasil e de Portugal, com práticas profissionais e trajetórias de investigações singulares. |
id |
UNOCHAPO-1_79dd1d7c37d397e3769b029051a392ed |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/7911 |
network_acronym_str |
UNOCHAPO-1 |
network_name_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ: Educação ao longo da vidaApresentação do DossiêO envelhecimento é parte integrante da condição humana, mas, mesmo assim, existe muito desconhecimento e preconceito sobre este fenômeno, provavelmente porque está associado ao declínio e à morte, ideias mal toleradas pelo ser humano. O aumento da esperança de vida e a melhoria das condições físicas dos idosos são uma decorrência dos avanços sociais, científicos e tecnológicos ocorridos no século XX. Nas últimas décadas, avanços conceituais e metodológicos consideráveis favoreceram a compreensão da velhice. Porém, a complexidade das mudanças socioeconômicas, tecnológicas e culturais desafiam a educação à leitura de um mundo gestante de um novo fenômeno: a diversidade dos modos de viver a velhice. Tal cenário nos convida a pensar no direito à Educação ao Longo da Vida.A expressão ‘Educação ao longo da vida’ é utilizada para designar uma perspectiva educacional na qual diferentes saberes são considerados importantes e novas aprendizagens podem ser adquiridas em qualquer idade, em contextos distintos. Em relação à educação no Brasil, sabemos que o país ainda passa por muitos desafios para oferecer uma educação que seja pensada como direito para todas as pessoas, quando se trata especificamente de pessoas idosas.O presente dossiê recebeu contribuições de pesquisadores (as) de universidades situadas em diversas regiões do Brasil e de Portugal, com práticas profissionais e trajetórias de investigações singulares.Unochapecó2023-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7911Revista Pedagógica; Vol. 25 (2023): Temática Livre - jan. / dez.Revista Pedagógica; v. 25 (2023): Temática Livre - jan. / dez.1984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7911/4065Copyright (c) 2023 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessde Ávila Todaro, MônicaEleotério Soares Barroso, Áurea2024-03-26T18:46:40Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/7911Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2024-03-26T18:46:40Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ: Educação ao longo da vida |
title |
APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ: Educação ao longo da vida |
spellingShingle |
APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ: Educação ao longo da vida de Ávila Todaro, Mônica Apresentação do Dossiê |
title_short |
APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ: Educação ao longo da vida |
title_full |
APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ: Educação ao longo da vida |
title_fullStr |
APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ: Educação ao longo da vida |
title_full_unstemmed |
APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ: Educação ao longo da vida |
title_sort |
APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ: Educação ao longo da vida |
author |
de Ávila Todaro, Mônica |
author_facet |
de Ávila Todaro, Mônica Eleotério Soares Barroso, Áurea |
author_role |
author |
author2 |
Eleotério Soares Barroso, Áurea |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Ávila Todaro, Mônica Eleotério Soares Barroso, Áurea |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Apresentação do Dossiê |
topic |
Apresentação do Dossiê |
description |
O envelhecimento é parte integrante da condição humana, mas, mesmo assim, existe muito desconhecimento e preconceito sobre este fenômeno, provavelmente porque está associado ao declínio e à morte, ideias mal toleradas pelo ser humano. O aumento da esperança de vida e a melhoria das condições físicas dos idosos são uma decorrência dos avanços sociais, científicos e tecnológicos ocorridos no século XX. Nas últimas décadas, avanços conceituais e metodológicos consideráveis favoreceram a compreensão da velhice. Porém, a complexidade das mudanças socioeconômicas, tecnológicas e culturais desafiam a educação à leitura de um mundo gestante de um novo fenômeno: a diversidade dos modos de viver a velhice. Tal cenário nos convida a pensar no direito à Educação ao Longo da Vida.A expressão ‘Educação ao longo da vida’ é utilizada para designar uma perspectiva educacional na qual diferentes saberes são considerados importantes e novas aprendizagens podem ser adquiridas em qualquer idade, em contextos distintos. Em relação à educação no Brasil, sabemos que o país ainda passa por muitos desafios para oferecer uma educação que seja pensada como direito para todas as pessoas, quando se trata especificamente de pessoas idosas.O presente dossiê recebeu contribuições de pesquisadores (as) de universidades situadas em diversas regiões do Brasil e de Portugal, com práticas profissionais e trajetórias de investigações singulares. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7911 |
url |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7911 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7911/4065 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista Pedagógica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista Pedagógica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Pedagógica; Vol. 25 (2023): Temática Livre - jan. / dez. Revista Pedagógica; v. 25 (2023): Temática Livre - jan. / dez. 1984-1566 reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online) instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) instacron:UNOCHAPECO |
instname_str |
Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
instacron_str |
UNOCHAPECO |
institution |
UNOCHAPECO |
reponame_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
collection |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com |
_version_ |
1798320991633408000 |