APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ: Educação ao longo da vida

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Ávila Todaro, Mônica
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Eleotério Soares Barroso, Áurea
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
Texto Completo: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7911
Resumo: O envelhecimento é parte integrante da condição humana, mas, mesmo assim, existe muito desconhecimento e preconceito sobre este fenômeno, provavelmente porque está associado ao declínio e à morte, ideias mal toleradas pelo ser humano. O aumento da esperança de vida e a melhoria das condições físicas dos idosos são uma decorrência dos avanços sociais, científicos e tecnológicos ocorridos no século XX. Nas últimas décadas, avanços conceituais e metodológicos consideráveis favoreceram a compreensão da velhice. Porém, a complexidade das mudanças socioeconômicas, tecnológicas e culturais desafiam a educação à leitura de um mundo gestante de um novo fenômeno: a diversidade dos modos de viver a velhice. Tal cenário nos convida a pensar no direito à Educação ao Longo da Vida.A expressão ‘Educação ao longo da vida’ é utilizada para designar uma perspectiva educacional na qual diferentes saberes são considerados importantes e novas aprendizagens podem ser adquiridas em qualquer idade, em contextos distintos. Em relação à educação no Brasil, sabemos que o país ainda passa por muitos desafios para oferecer uma educação que seja pensada como direito para todas as pessoas, quando se trata especificamente de pessoas idosas.O presente dossiê recebeu contribuições de pesquisadores (as) de universidades situadas em diversas regiões do Brasil e de Portugal, com práticas profissionais e trajetórias de investigações singulares.
id UNOCHAPO-1_79dd1d7c37d397e3769b029051a392ed
oai_identifier_str oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/7911
network_acronym_str UNOCHAPO-1
network_name_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository_id_str
spelling APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ: Educação ao longo da vidaApresentação do DossiêO envelhecimento é parte integrante da condição humana, mas, mesmo assim, existe muito desconhecimento e preconceito sobre este fenômeno, provavelmente porque está associado ao declínio e à morte, ideias mal toleradas pelo ser humano. O aumento da esperança de vida e a melhoria das condições físicas dos idosos são uma decorrência dos avanços sociais, científicos e tecnológicos ocorridos no século XX. Nas últimas décadas, avanços conceituais e metodológicos consideráveis favoreceram a compreensão da velhice. Porém, a complexidade das mudanças socioeconômicas, tecnológicas e culturais desafiam a educação à leitura de um mundo gestante de um novo fenômeno: a diversidade dos modos de viver a velhice. Tal cenário nos convida a pensar no direito à Educação ao Longo da Vida.A expressão ‘Educação ao longo da vida’ é utilizada para designar uma perspectiva educacional na qual diferentes saberes são considerados importantes e novas aprendizagens podem ser adquiridas em qualquer idade, em contextos distintos. Em relação à educação no Brasil, sabemos que o país ainda passa por muitos desafios para oferecer uma educação que seja pensada como direito para todas as pessoas, quando se trata especificamente de pessoas idosas.O presente dossiê recebeu contribuições de pesquisadores (as) de universidades situadas em diversas regiões do Brasil e de Portugal, com práticas profissionais e trajetórias de investigações singulares.Unochapecó2023-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7911Revista Pedagógica; Vol. 25 (2023): Temática Livre - jan. / dez.Revista Pedagógica; v. 25 (2023): Temática Livre - jan. / dez.1984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7911/4065Copyright (c) 2023 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessde Ávila Todaro, MônicaEleotério Soares Barroso, Áurea2024-03-26T18:46:40Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/7911Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2024-03-26T18:46:40Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false
dc.title.none.fl_str_mv APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ: Educação ao longo da vida
title APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ: Educação ao longo da vida
spellingShingle APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ: Educação ao longo da vida
de Ávila Todaro, Mônica
Apresentação do Dossiê
title_short APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ: Educação ao longo da vida
title_full APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ: Educação ao longo da vida
title_fullStr APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ: Educação ao longo da vida
title_full_unstemmed APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ: Educação ao longo da vida
title_sort APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ: Educação ao longo da vida
author de Ávila Todaro, Mônica
author_facet de Ávila Todaro, Mônica
Eleotério Soares Barroso, Áurea
author_role author
author2 Eleotério Soares Barroso, Áurea
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Ávila Todaro, Mônica
Eleotério Soares Barroso, Áurea
dc.subject.por.fl_str_mv Apresentação do Dossiê
topic Apresentação do Dossiê
description O envelhecimento é parte integrante da condição humana, mas, mesmo assim, existe muito desconhecimento e preconceito sobre este fenômeno, provavelmente porque está associado ao declínio e à morte, ideias mal toleradas pelo ser humano. O aumento da esperança de vida e a melhoria das condições físicas dos idosos são uma decorrência dos avanços sociais, científicos e tecnológicos ocorridos no século XX. Nas últimas décadas, avanços conceituais e metodológicos consideráveis favoreceram a compreensão da velhice. Porém, a complexidade das mudanças socioeconômicas, tecnológicas e culturais desafiam a educação à leitura de um mundo gestante de um novo fenômeno: a diversidade dos modos de viver a velhice. Tal cenário nos convida a pensar no direito à Educação ao Longo da Vida.A expressão ‘Educação ao longo da vida’ é utilizada para designar uma perspectiva educacional na qual diferentes saberes são considerados importantes e novas aprendizagens podem ser adquiridas em qualquer idade, em contextos distintos. Em relação à educação no Brasil, sabemos que o país ainda passa por muitos desafios para oferecer uma educação que seja pensada como direito para todas as pessoas, quando se trata especificamente de pessoas idosas.O presente dossiê recebeu contribuições de pesquisadores (as) de universidades situadas em diversas regiões do Brasil e de Portugal, com práticas profissionais e trajetórias de investigações singulares.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7911
url https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7911
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7911/4065
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Pedagógica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Pedagógica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
dc.source.none.fl_str_mv Revista Pedagógica; Vol. 25 (2023): Temática Livre - jan. / dez.
Revista Pedagógica; v. 25 (2023): Temática Livre - jan. / dez.
1984-1566
reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron:UNOCHAPECO
instname_str Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron_str UNOCHAPECO
institution UNOCHAPECO
reponame_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
collection Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
repository.mail.fl_str_mv revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com
_version_ 1798320991633408000