Os educadores em face da educação escolarizada: dos vínculos constitutivos do ofício à natureza multidimensional de seu exercício contemporâneo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Sidinei Pithan da
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
Texto Completo: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1461
Resumo: A construção da profissão professor na contemporaneidade circunscreve os vínculos históricos das transformações sociais, educacionais, científicas, filosóficas, tecnológicas e culturais ocorridas neste período. Neste sentido, buscar compreender melhor os acontecimentos que possibilitaram a construção da docência na contemporaneidade e dos saberes requeridos para atuar nesta modalidade envolve a problematização e o resgate acerca dos vínculos históricos que se estabeleceram entre educação, escola e sociedade, mais precisamente no que diz respeito à função social que esta terá que desempenhar, bem como das instituições responsáveis pela sua estruturação, organização e financiamento. A pergunta atual, no adentrar do século XXI, a respeito dos saberes que constituem a docência, e que são fundamentais para a estruturação da profissão professor, remete-nos, numa  primeira parte deste trabalho, a tentar situar e compreender historicamente os vínculos contextuais que se estabeleceram entre o espaço e tempo social contemporâneo com o espaço e tempo escolarizado. Nessa mesma trajetória, para uma segunda parte da pesquisa, damos continuidade à  problemática inicial tentando compreender a situação dadocência nos últimos vinte anos. Embasado em pesquisas de estudiosos portugueses, como Antonio Nóvoa, nos propomos a refletir sobre as novas relações que se estabelecem no contexto contemporâneo das reformas, enfocando e associando a situação de “mal-estar docente” e “crise na educação” às novas formas de percepção do espaço e do tempo características das sociedades humanas contemporâneas. 
id UNOCHAPO-1_83cd1c802d4fbaea68686e984cae7053
oai_identifier_str oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/1461
network_acronym_str UNOCHAPO-1
network_name_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository_id_str
spelling Os educadores em face da educação escolarizada: dos vínculos constitutivos do ofício à natureza multidimensional de seu exercício contemporâneoAgroindústrias familiares. Jovens. Permanência. Sucessão geracional.A construção da profissão professor na contemporaneidade circunscreve os vínculos históricos das transformações sociais, educacionais, científicas, filosóficas, tecnológicas e culturais ocorridas neste período. Neste sentido, buscar compreender melhor os acontecimentos que possibilitaram a construção da docência na contemporaneidade e dos saberes requeridos para atuar nesta modalidade envolve a problematização e o resgate acerca dos vínculos históricos que se estabeleceram entre educação, escola e sociedade, mais precisamente no que diz respeito à função social que esta terá que desempenhar, bem como das instituições responsáveis pela sua estruturação, organização e financiamento. A pergunta atual, no adentrar do século XXI, a respeito dos saberes que constituem a docência, e que são fundamentais para a estruturação da profissão professor, remete-nos, numa  primeira parte deste trabalho, a tentar situar e compreender historicamente os vínculos contextuais que se estabeleceram entre o espaço e tempo social contemporâneo com o espaço e tempo escolarizado. Nessa mesma trajetória, para uma segunda parte da pesquisa, damos continuidade à  problemática inicial tentando compreender a situação dadocência nos últimos vinte anos. Embasado em pesquisas de estudiosos portugueses, como Antonio Nóvoa, nos propomos a refletir sobre as novas relações que se estabelecem no contexto contemporâneo das reformas, enfocando e associando a situação de “mal-estar docente” e “crise na educação” às novas formas de percepção do espaço e do tempo características das sociedades humanas contemporâneas. Unochapecó2013-07-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/146110.22196/rp.v14i29.1461Revista Pedagógica; Vol. 14 Núm. 29: jul./dez. 2012; 505-526Revista Pedagógica; v. 14 n. 29: jul./dez. 2012; 505-5261984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1461/822Copyright (c) 2016 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Sidinei Pithan da2016-11-25T16:39:32Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/1461Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2016-11-25T16:39:32Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false
dc.title.none.fl_str_mv Os educadores em face da educação escolarizada: dos vínculos constitutivos do ofício à natureza multidimensional de seu exercício contemporâneo
title Os educadores em face da educação escolarizada: dos vínculos constitutivos do ofício à natureza multidimensional de seu exercício contemporâneo
spellingShingle Os educadores em face da educação escolarizada: dos vínculos constitutivos do ofício à natureza multidimensional de seu exercício contemporâneo
Silva, Sidinei Pithan da
Agroindústrias familiares. Jovens. Permanência. Sucessão geracional.
title_short Os educadores em face da educação escolarizada: dos vínculos constitutivos do ofício à natureza multidimensional de seu exercício contemporâneo
title_full Os educadores em face da educação escolarizada: dos vínculos constitutivos do ofício à natureza multidimensional de seu exercício contemporâneo
title_fullStr Os educadores em face da educação escolarizada: dos vínculos constitutivos do ofício à natureza multidimensional de seu exercício contemporâneo
title_full_unstemmed Os educadores em face da educação escolarizada: dos vínculos constitutivos do ofício à natureza multidimensional de seu exercício contemporâneo
title_sort Os educadores em face da educação escolarizada: dos vínculos constitutivos do ofício à natureza multidimensional de seu exercício contemporâneo
author Silva, Sidinei Pithan da
author_facet Silva, Sidinei Pithan da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Sidinei Pithan da
dc.subject.por.fl_str_mv Agroindústrias familiares. Jovens. Permanência. Sucessão geracional.
topic Agroindústrias familiares. Jovens. Permanência. Sucessão geracional.
description A construção da profissão professor na contemporaneidade circunscreve os vínculos históricos das transformações sociais, educacionais, científicas, filosóficas, tecnológicas e culturais ocorridas neste período. Neste sentido, buscar compreender melhor os acontecimentos que possibilitaram a construção da docência na contemporaneidade e dos saberes requeridos para atuar nesta modalidade envolve a problematização e o resgate acerca dos vínculos históricos que se estabeleceram entre educação, escola e sociedade, mais precisamente no que diz respeito à função social que esta terá que desempenhar, bem como das instituições responsáveis pela sua estruturação, organização e financiamento. A pergunta atual, no adentrar do século XXI, a respeito dos saberes que constituem a docência, e que são fundamentais para a estruturação da profissão professor, remete-nos, numa  primeira parte deste trabalho, a tentar situar e compreender historicamente os vínculos contextuais que se estabeleceram entre o espaço e tempo social contemporâneo com o espaço e tempo escolarizado. Nessa mesma trajetória, para uma segunda parte da pesquisa, damos continuidade à  problemática inicial tentando compreender a situação dadocência nos últimos vinte anos. Embasado em pesquisas de estudiosos portugueses, como Antonio Nóvoa, nos propomos a refletir sobre as novas relações que se estabelecem no contexto contemporâneo das reformas, enfocando e associando a situação de “mal-estar docente” e “crise na educação” às novas formas de percepção do espaço e do tempo características das sociedades humanas contemporâneas. 
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-07-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1461
10.22196/rp.v14i29.1461
url https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1461
identifier_str_mv 10.22196/rp.v14i29.1461
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1461/822
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Pedagógica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Pedagógica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
dc.source.none.fl_str_mv Revista Pedagógica; Vol. 14 Núm. 29: jul./dez. 2012; 505-526
Revista Pedagógica; v. 14 n. 29: jul./dez. 2012; 505-526
1984-1566
reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron:UNOCHAPECO
instname_str Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron_str UNOCHAPECO
institution UNOCHAPECO
reponame_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
collection Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
repository.mail.fl_str_mv revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com
_version_ 1798320992607535104