Percepções dos usos de produções didáticas em uma escola Kaingang

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nötzold, Ana Lúcia Vulfe
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
Texto Completo: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/2915
Resumo: Este artigo analisa os usos do livro “Ouvir Memórias, Contar Histórias: Mitos e Lendas Kaingang” (2006) produzido em coautoria com os professores Kaingang e idosos da Terra Indígena Xapecó/SC. Por se tratar de um grupo de tradição oral, esse livro é utilizado como base de materiais didáticos por professores indígenas em suas aulas. Busca-se perceber se há interferência sobre o conhecimento tradicional, transmitido anteriormente de forma oral, bem como, se esses trabalhos influenciaram na percepção do mito de origem deste povo a partir do uso dos livros. Usamos entrevistas de História Oral e os registros etnográficos de Nimuendajú e Borba. O artigo não é conclusivo, pois busca levantar pontos a serem discutidos por pesquisadores da área, estimulando a reflexão e o debate sobre a recepção de trabalhos acadêmicos sobre a História Indígena, pelas próprias comunidades e suas escolas, a partir da análise da experiência do LABHIN junto ao povo Kaingang.
id UNOCHAPO-1_844398a680d6f7e5832a78a76c17782d
oai_identifier_str oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/2915
network_acronym_str UNOCHAPO-1
network_name_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository_id_str
spelling Percepções dos usos de produções didáticas em uma escola KaingangEste artigo analisa os usos do livro “Ouvir Memórias, Contar Histórias: Mitos e Lendas Kaingang” (2006) produzido em coautoria com os professores Kaingang e idosos da Terra Indígena Xapecó/SC. Por se tratar de um grupo de tradição oral, esse livro é utilizado como base de materiais didáticos por professores indígenas em suas aulas. Busca-se perceber se há interferência sobre o conhecimento tradicional, transmitido anteriormente de forma oral, bem como, se esses trabalhos influenciaram na percepção do mito de origem deste povo a partir do uso dos livros. Usamos entrevistas de História Oral e os registros etnográficos de Nimuendajú e Borba. O artigo não é conclusivo, pois busca levantar pontos a serem discutidos por pesquisadores da área, estimulando a reflexão e o debate sobre a recepção de trabalhos acadêmicos sobre a História Indígena, pelas próprias comunidades e suas escolas, a partir da análise da experiência do LABHIN junto ao povo Kaingang.Unochapecó2015-09-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/291510.22196/rp.v17i34.2915Revista Pedagógica; Vol. 17 Núm. 34: Jan./Abr. 2015; 21-35Revista Pedagógica; v. 17 n. 34: Jan./Abr. 2015; 21-351984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/2915/1673Copyright (c) 2016 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessNötzold, Ana Lúcia Vulfe2016-11-25T16:42:21Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/2915Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2016-11-25T16:42:21Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false
dc.title.none.fl_str_mv Percepções dos usos de produções didáticas em uma escola Kaingang
title Percepções dos usos de produções didáticas em uma escola Kaingang
spellingShingle Percepções dos usos de produções didáticas em uma escola Kaingang
Nötzold, Ana Lúcia Vulfe
title_short Percepções dos usos de produções didáticas em uma escola Kaingang
title_full Percepções dos usos de produções didáticas em uma escola Kaingang
title_fullStr Percepções dos usos de produções didáticas em uma escola Kaingang
title_full_unstemmed Percepções dos usos de produções didáticas em uma escola Kaingang
title_sort Percepções dos usos de produções didáticas em uma escola Kaingang
author Nötzold, Ana Lúcia Vulfe
author_facet Nötzold, Ana Lúcia Vulfe
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nötzold, Ana Lúcia Vulfe
description Este artigo analisa os usos do livro “Ouvir Memórias, Contar Histórias: Mitos e Lendas Kaingang” (2006) produzido em coautoria com os professores Kaingang e idosos da Terra Indígena Xapecó/SC. Por se tratar de um grupo de tradição oral, esse livro é utilizado como base de materiais didáticos por professores indígenas em suas aulas. Busca-se perceber se há interferência sobre o conhecimento tradicional, transmitido anteriormente de forma oral, bem como, se esses trabalhos influenciaram na percepção do mito de origem deste povo a partir do uso dos livros. Usamos entrevistas de História Oral e os registros etnográficos de Nimuendajú e Borba. O artigo não é conclusivo, pois busca levantar pontos a serem discutidos por pesquisadores da área, estimulando a reflexão e o debate sobre a recepção de trabalhos acadêmicos sobre a História Indígena, pelas próprias comunidades e suas escolas, a partir da análise da experiência do LABHIN junto ao povo Kaingang.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/2915
10.22196/rp.v17i34.2915
url https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/2915
identifier_str_mv 10.22196/rp.v17i34.2915
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/2915/1673
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Pedagógica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Pedagógica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
dc.source.none.fl_str_mv Revista Pedagógica; Vol. 17 Núm. 34: Jan./Abr. 2015; 21-35
Revista Pedagógica; v. 17 n. 34: Jan./Abr. 2015; 21-35
1984-1566
reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron:UNOCHAPECO
instname_str Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron_str UNOCHAPECO
institution UNOCHAPECO
reponame_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
collection Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
repository.mail.fl_str_mv revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com
_version_ 1798320993166426112