POR UMA PEDAGOGIA CRÍTICA MULTILETRADA: componentes de integração no ensino de língua inglesa para brasileiros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lago, Kaian
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Zapparoli, Eduardo, Freitas, Ernani Cesar de, Boaventura, Luis Henrique
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
Texto Completo: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6354
Resumo: O multiculturalismo em ascensão tem exigido que o ensino de línguas extrapole os modelos instrucionais de educação em direção a uma pedagogia crítico-reflexiva, que prepare o aluno para lidar com múltiplos contextos e que viabilize a sua inserção política e emancipatória em cenário internacional. Por isso, o objetivo neste estudo é discutir se a ação de uma pedagogia crítica multiletrada voltada ao ensino de língua inglesa promove as competências crítica, política e linguística básicas para a inserção do indivíduo como ser sociocultural no mundo globalizado. Para tanto, utilizamos arcabouço teórico de Freire (2020) e Giroux (1997, 1999), respectivamente, sobre a educação problematizadora e a prática da pedagogia crítica, bem como de que forma essa perspectiva pode ser utilizada para um ensino integrador de língua inglesa; e Rojo (2009, 2013) e Lemke (2010) sobre a função e o estabelecimento dos multiletramentos como componente pedagógico viabilizador de uma visão multicultural; além de referenciais complementares. O estudo é exploratório, bibliográfico e documental, com análise qualitativa, sendo o corpus constituído de um texto publicitário satírico que referencia o turismo brasileiro em cenário internacional. Apresentamos, como resultado, que a combinação pedagogia crítica multiletrada voltada ao ensino de língua inglesa promove as competências necessárias para uma inclusão emancipatória do indivíduo em cenário internacional. O processo ocorre, principalmente, a partir da valorização dos contextos sociais do aluno e de sua cultura local.
id UNOCHAPO-1_93f8096ad1dc657ef75fe93a0aed1f0b
oai_identifier_str oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/6354
network_acronym_str UNOCHAPO-1
network_name_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository_id_str
spelling POR UMA PEDAGOGIA CRÍTICA MULTILETRADA: componentes de integração no ensino de língua inglesa para brasileirosPedagogia crítica. Leitura. Letramento tecnológicoPedagogia crítica. Leitura. Letramento tecnológico. O multiculturalismo em ascensão tem exigido que o ensino de línguas extrapole os modelos instrucionais de educação em direção a uma pedagogia crítico-reflexiva, que prepare o aluno para lidar com múltiplos contextos e que viabilize a sua inserção política e emancipatória em cenário internacional. Por isso, o objetivo neste estudo é discutir se a ação de uma pedagogia crítica multiletrada voltada ao ensino de língua inglesa promove as competências crítica, política e linguística básicas para a inserção do indivíduo como ser sociocultural no mundo globalizado. Para tanto, utilizamos arcabouço teórico de Freire (2020) e Giroux (1997, 1999), respectivamente, sobre a educação problematizadora e a prática da pedagogia crítica, bem como de que forma essa perspectiva pode ser utilizada para um ensino integrador de língua inglesa; e Rojo (2009, 2013) e Lemke (2010) sobre a função e o estabelecimento dos multiletramentos como componente pedagógico viabilizador de uma visão multicultural; além de referenciais complementares. O estudo é exploratório, bibliográfico e documental, com análise qualitativa, sendo o corpus constituído de um texto publicitário satírico que referencia o turismo brasileiro em cenário internacional. Apresentamos, como resultado, que a combinação pedagogia crítica multiletrada voltada ao ensino de língua inglesa promove as competências necessárias para uma inclusão emancipatória do indivíduo em cenário internacional. O processo ocorre, principalmente, a partir da valorização dos contextos sociais do aluno e de sua cultura local.Unochapecó2021-08-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/635410.22196/rp.v22i0.6354Revista Pedagógica; Vol. 23 (2021); 1 - 25Revista Pedagógica; v. 23 (2021); 1 - 251984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6354/3492Copyright (c) 2021 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessLago, KaianZapparoli, EduardoFreitas, Ernani Cesar deBoaventura, Luis Henrique2021-05-15T23:24:34Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/6354Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2021-05-15T23:24:34Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false
dc.title.none.fl_str_mv POR UMA PEDAGOGIA CRÍTICA MULTILETRADA: componentes de integração no ensino de língua inglesa para brasileiros
title POR UMA PEDAGOGIA CRÍTICA MULTILETRADA: componentes de integração no ensino de língua inglesa para brasileiros
spellingShingle POR UMA PEDAGOGIA CRÍTICA MULTILETRADA: componentes de integração no ensino de língua inglesa para brasileiros
Lago, Kaian
Pedagogia crítica. Leitura. Letramento tecnológico
Pedagogia crítica. Leitura. Letramento tecnológico.
title_short POR UMA PEDAGOGIA CRÍTICA MULTILETRADA: componentes de integração no ensino de língua inglesa para brasileiros
title_full POR UMA PEDAGOGIA CRÍTICA MULTILETRADA: componentes de integração no ensino de língua inglesa para brasileiros
title_fullStr POR UMA PEDAGOGIA CRÍTICA MULTILETRADA: componentes de integração no ensino de língua inglesa para brasileiros
title_full_unstemmed POR UMA PEDAGOGIA CRÍTICA MULTILETRADA: componentes de integração no ensino de língua inglesa para brasileiros
title_sort POR UMA PEDAGOGIA CRÍTICA MULTILETRADA: componentes de integração no ensino de língua inglesa para brasileiros
author Lago, Kaian
author_facet Lago, Kaian
Zapparoli, Eduardo
Freitas, Ernani Cesar de
Boaventura, Luis Henrique
author_role author
author2 Zapparoli, Eduardo
Freitas, Ernani Cesar de
Boaventura, Luis Henrique
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lago, Kaian
Zapparoli, Eduardo
Freitas, Ernani Cesar de
Boaventura, Luis Henrique
dc.subject.por.fl_str_mv Pedagogia crítica. Leitura. Letramento tecnológico
Pedagogia crítica. Leitura. Letramento tecnológico.
topic Pedagogia crítica. Leitura. Letramento tecnológico
Pedagogia crítica. Leitura. Letramento tecnológico.
description O multiculturalismo em ascensão tem exigido que o ensino de línguas extrapole os modelos instrucionais de educação em direção a uma pedagogia crítico-reflexiva, que prepare o aluno para lidar com múltiplos contextos e que viabilize a sua inserção política e emancipatória em cenário internacional. Por isso, o objetivo neste estudo é discutir se a ação de uma pedagogia crítica multiletrada voltada ao ensino de língua inglesa promove as competências crítica, política e linguística básicas para a inserção do indivíduo como ser sociocultural no mundo globalizado. Para tanto, utilizamos arcabouço teórico de Freire (2020) e Giroux (1997, 1999), respectivamente, sobre a educação problematizadora e a prática da pedagogia crítica, bem como de que forma essa perspectiva pode ser utilizada para um ensino integrador de língua inglesa; e Rojo (2009, 2013) e Lemke (2010) sobre a função e o estabelecimento dos multiletramentos como componente pedagógico viabilizador de uma visão multicultural; além de referenciais complementares. O estudo é exploratório, bibliográfico e documental, com análise qualitativa, sendo o corpus constituído de um texto publicitário satírico que referencia o turismo brasileiro em cenário internacional. Apresentamos, como resultado, que a combinação pedagogia crítica multiletrada voltada ao ensino de língua inglesa promove as competências necessárias para uma inclusão emancipatória do indivíduo em cenário internacional. O processo ocorre, principalmente, a partir da valorização dos contextos sociais do aluno e de sua cultura local.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6354
10.22196/rp.v22i0.6354
url https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6354
identifier_str_mv 10.22196/rp.v22i0.6354
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6354/3492
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Pedagógica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Pedagógica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
dc.source.none.fl_str_mv Revista Pedagógica; Vol. 23 (2021); 1 - 25
Revista Pedagógica; v. 23 (2021); 1 - 25
1984-1566
reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron:UNOCHAPECO
instname_str Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron_str UNOCHAPECO
institution UNOCHAPECO
reponame_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
collection Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
repository.mail.fl_str_mv revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com
_version_ 1798320996133896192