POR UMA PEDAGOGIA CRÍTICA MULTILETRADA: componentes de integração no ensino de língua inglesa para brasileiros
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
Texto Completo: | https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6354 |
Resumo: | O multiculturalismo em ascensão tem exigido que o ensino de línguas extrapole os modelos instrucionais de educação em direção a uma pedagogia crítico-reflexiva, que prepare o aluno para lidar com múltiplos contextos e que viabilize a sua inserção política e emancipatória em cenário internacional. Por isso, o objetivo neste estudo é discutir se a ação de uma pedagogia crítica multiletrada voltada ao ensino de língua inglesa promove as competências crítica, política e linguística básicas para a inserção do indivíduo como ser sociocultural no mundo globalizado. Para tanto, utilizamos arcabouço teórico de Freire (2020) e Giroux (1997, 1999), respectivamente, sobre a educação problematizadora e a prática da pedagogia crítica, bem como de que forma essa perspectiva pode ser utilizada para um ensino integrador de língua inglesa; e Rojo (2009, 2013) e Lemke (2010) sobre a função e o estabelecimento dos multiletramentos como componente pedagógico viabilizador de uma visão multicultural; além de referenciais complementares. O estudo é exploratório, bibliográfico e documental, com análise qualitativa, sendo o corpus constituído de um texto publicitário satírico que referencia o turismo brasileiro em cenário internacional. Apresentamos, como resultado, que a combinação pedagogia crítica multiletrada voltada ao ensino de língua inglesa promove as competências necessárias para uma inclusão emancipatória do indivíduo em cenário internacional. O processo ocorre, principalmente, a partir da valorização dos contextos sociais do aluno e de sua cultura local. |
id |
UNOCHAPO-1_93f8096ad1dc657ef75fe93a0aed1f0b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/6354 |
network_acronym_str |
UNOCHAPO-1 |
network_name_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
POR UMA PEDAGOGIA CRÍTICA MULTILETRADA: componentes de integração no ensino de língua inglesa para brasileirosPedagogia crítica. Leitura. Letramento tecnológicoPedagogia crítica. Leitura. Letramento tecnológico. O multiculturalismo em ascensão tem exigido que o ensino de línguas extrapole os modelos instrucionais de educação em direção a uma pedagogia crítico-reflexiva, que prepare o aluno para lidar com múltiplos contextos e que viabilize a sua inserção política e emancipatória em cenário internacional. Por isso, o objetivo neste estudo é discutir se a ação de uma pedagogia crítica multiletrada voltada ao ensino de língua inglesa promove as competências crítica, política e linguística básicas para a inserção do indivíduo como ser sociocultural no mundo globalizado. Para tanto, utilizamos arcabouço teórico de Freire (2020) e Giroux (1997, 1999), respectivamente, sobre a educação problematizadora e a prática da pedagogia crítica, bem como de que forma essa perspectiva pode ser utilizada para um ensino integrador de língua inglesa; e Rojo (2009, 2013) e Lemke (2010) sobre a função e o estabelecimento dos multiletramentos como componente pedagógico viabilizador de uma visão multicultural; além de referenciais complementares. O estudo é exploratório, bibliográfico e documental, com análise qualitativa, sendo o corpus constituído de um texto publicitário satírico que referencia o turismo brasileiro em cenário internacional. Apresentamos, como resultado, que a combinação pedagogia crítica multiletrada voltada ao ensino de língua inglesa promove as competências necessárias para uma inclusão emancipatória do indivíduo em cenário internacional. O processo ocorre, principalmente, a partir da valorização dos contextos sociais do aluno e de sua cultura local.Unochapecó2021-08-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/635410.22196/rp.v22i0.6354Revista Pedagógica; Vol. 23 (2021); 1 - 25Revista Pedagógica; v. 23 (2021); 1 - 251984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6354/3492Copyright (c) 2021 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessLago, KaianZapparoli, EduardoFreitas, Ernani Cesar deBoaventura, Luis Henrique2021-05-15T23:24:34Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/6354Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2021-05-15T23:24:34Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
POR UMA PEDAGOGIA CRÍTICA MULTILETRADA: componentes de integração no ensino de língua inglesa para brasileiros |
title |
POR UMA PEDAGOGIA CRÍTICA MULTILETRADA: componentes de integração no ensino de língua inglesa para brasileiros |
spellingShingle |
POR UMA PEDAGOGIA CRÍTICA MULTILETRADA: componentes de integração no ensino de língua inglesa para brasileiros Lago, Kaian Pedagogia crítica. Leitura. Letramento tecnológico Pedagogia crítica. Leitura. Letramento tecnológico. |
title_short |
POR UMA PEDAGOGIA CRÍTICA MULTILETRADA: componentes de integração no ensino de língua inglesa para brasileiros |
title_full |
POR UMA PEDAGOGIA CRÍTICA MULTILETRADA: componentes de integração no ensino de língua inglesa para brasileiros |
title_fullStr |
POR UMA PEDAGOGIA CRÍTICA MULTILETRADA: componentes de integração no ensino de língua inglesa para brasileiros |
title_full_unstemmed |
POR UMA PEDAGOGIA CRÍTICA MULTILETRADA: componentes de integração no ensino de língua inglesa para brasileiros |
title_sort |
POR UMA PEDAGOGIA CRÍTICA MULTILETRADA: componentes de integração no ensino de língua inglesa para brasileiros |
author |
Lago, Kaian |
author_facet |
Lago, Kaian Zapparoli, Eduardo Freitas, Ernani Cesar de Boaventura, Luis Henrique |
author_role |
author |
author2 |
Zapparoli, Eduardo Freitas, Ernani Cesar de Boaventura, Luis Henrique |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lago, Kaian Zapparoli, Eduardo Freitas, Ernani Cesar de Boaventura, Luis Henrique |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pedagogia crítica. Leitura. Letramento tecnológico Pedagogia crítica. Leitura. Letramento tecnológico. |
topic |
Pedagogia crítica. Leitura. Letramento tecnológico Pedagogia crítica. Leitura. Letramento tecnológico. |
description |
O multiculturalismo em ascensão tem exigido que o ensino de línguas extrapole os modelos instrucionais de educação em direção a uma pedagogia crítico-reflexiva, que prepare o aluno para lidar com múltiplos contextos e que viabilize a sua inserção política e emancipatória em cenário internacional. Por isso, o objetivo neste estudo é discutir se a ação de uma pedagogia crítica multiletrada voltada ao ensino de língua inglesa promove as competências crítica, política e linguística básicas para a inserção do indivíduo como ser sociocultural no mundo globalizado. Para tanto, utilizamos arcabouço teórico de Freire (2020) e Giroux (1997, 1999), respectivamente, sobre a educação problematizadora e a prática da pedagogia crítica, bem como de que forma essa perspectiva pode ser utilizada para um ensino integrador de língua inglesa; e Rojo (2009, 2013) e Lemke (2010) sobre a função e o estabelecimento dos multiletramentos como componente pedagógico viabilizador de uma visão multicultural; além de referenciais complementares. O estudo é exploratório, bibliográfico e documental, com análise qualitativa, sendo o corpus constituído de um texto publicitário satírico que referencia o turismo brasileiro em cenário internacional. Apresentamos, como resultado, que a combinação pedagogia crítica multiletrada voltada ao ensino de língua inglesa promove as competências necessárias para uma inclusão emancipatória do indivíduo em cenário internacional. O processo ocorre, principalmente, a partir da valorização dos contextos sociais do aluno e de sua cultura local. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-08-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6354 10.22196/rp.v22i0.6354 |
url |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6354 |
identifier_str_mv |
10.22196/rp.v22i0.6354 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6354/3492 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Pedagógica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Pedagógica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Pedagógica; Vol. 23 (2021); 1 - 25 Revista Pedagógica; v. 23 (2021); 1 - 25 1984-1566 reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online) instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) instacron:UNOCHAPECO |
instname_str |
Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
instacron_str |
UNOCHAPECO |
institution |
UNOCHAPECO |
reponame_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
collection |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com |
_version_ |
1798320996133896192 |