ESCRITAS E REFLEXÕES DE SI: memorial como dispositivo autoformativo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
Texto Completo: | https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/5400 |
Resumo: | O artigo busca compreender a contribuição do memorial como dispositivo metodológico que contribui na/para a formação docente. A pesquisa se configura numa abordagem qualitativa que emprega análise biográfica desenvolvida com a intenção de compreender a produção (auto)biográfica como recurso (auto)formativo de/para formação docente. Utiliza-se como recolha de informações as escritas de um memorial de formação produzido por uma professora em formação continuada em curso de pós-graduação. As concepções se ancoram nos fundamentos de Diehl (2002), Souza (2006), Gomes (2008), Josso (2010), Tardif (2012) e Silva (2020). Os resultados sugerem que as discussões em torno da pesquisa (auto)biográfica no campo educacional possibilita ao sujeito produzir sentido sobre o processo de formação e sobre as aprendizagens desenvolvidas no percurso formativo. Foi possível evidenciar que a utilização da escrita (auto)biográfica constitui-se em um interessante instrumento formativo pessoal/profissional. |
id |
UNOCHAPO-1_a193e7764cbe6bdcbd394f7b8817afe9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/5400 |
network_acronym_str |
UNOCHAPO-1 |
network_name_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
ESCRITAS E REFLEXÕES DE SI: memorial como dispositivo autoformativoMemória. Formação Docente. Narrativa (auto)biográfica.O artigo busca compreender a contribuição do memorial como dispositivo metodológico que contribui na/para a formação docente. A pesquisa se configura numa abordagem qualitativa que emprega análise biográfica desenvolvida com a intenção de compreender a produção (auto)biográfica como recurso (auto)formativo de/para formação docente. Utiliza-se como recolha de informações as escritas de um memorial de formação produzido por uma professora em formação continuada em curso de pós-graduação. As concepções se ancoram nos fundamentos de Diehl (2002), Souza (2006), Gomes (2008), Josso (2010), Tardif (2012) e Silva (2020). Os resultados sugerem que as discussões em torno da pesquisa (auto)biográfica no campo educacional possibilita ao sujeito produzir sentido sobre o processo de formação e sobre as aprendizagens desenvolvidas no percurso formativo. Foi possível evidenciar que a utilização da escrita (auto)biográfica constitui-se em um interessante instrumento formativo pessoal/profissional. Unochapecó2021-02-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa qualitativaapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/540010.22196/rp.v22i0.5400Revista Pedagógica; Vol. 23 (2021); 1-22Revista Pedagógica; v. 23 (2021); 1-221984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/5400/3317Copyright (c) 2021 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Fabrício Oliveira daMattos, Rita de Cássia Menezes de2021-02-01T13:26:39Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/5400Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2021-02-01T13:26:39Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ESCRITAS E REFLEXÕES DE SI: memorial como dispositivo autoformativo |
title |
ESCRITAS E REFLEXÕES DE SI: memorial como dispositivo autoformativo |
spellingShingle |
ESCRITAS E REFLEXÕES DE SI: memorial como dispositivo autoformativo Silva, Fabrício Oliveira da Memória. Formação Docente. Narrativa (auto)biográfica. |
title_short |
ESCRITAS E REFLEXÕES DE SI: memorial como dispositivo autoformativo |
title_full |
ESCRITAS E REFLEXÕES DE SI: memorial como dispositivo autoformativo |
title_fullStr |
ESCRITAS E REFLEXÕES DE SI: memorial como dispositivo autoformativo |
title_full_unstemmed |
ESCRITAS E REFLEXÕES DE SI: memorial como dispositivo autoformativo |
title_sort |
ESCRITAS E REFLEXÕES DE SI: memorial como dispositivo autoformativo |
author |
Silva, Fabrício Oliveira da |
author_facet |
Silva, Fabrício Oliveira da Mattos, Rita de Cássia Menezes de |
author_role |
author |
author2 |
Mattos, Rita de Cássia Menezes de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Fabrício Oliveira da Mattos, Rita de Cássia Menezes de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Memória. Formação Docente. Narrativa (auto)biográfica. |
topic |
Memória. Formação Docente. Narrativa (auto)biográfica. |
description |
O artigo busca compreender a contribuição do memorial como dispositivo metodológico que contribui na/para a formação docente. A pesquisa se configura numa abordagem qualitativa que emprega análise biográfica desenvolvida com a intenção de compreender a produção (auto)biográfica como recurso (auto)formativo de/para formação docente. Utiliza-se como recolha de informações as escritas de um memorial de formação produzido por uma professora em formação continuada em curso de pós-graduação. As concepções se ancoram nos fundamentos de Diehl (2002), Souza (2006), Gomes (2008), Josso (2010), Tardif (2012) e Silva (2020). Os resultados sugerem que as discussões em torno da pesquisa (auto)biográfica no campo educacional possibilita ao sujeito produzir sentido sobre o processo de formação e sobre as aprendizagens desenvolvidas no percurso formativo. Foi possível evidenciar que a utilização da escrita (auto)biográfica constitui-se em um interessante instrumento formativo pessoal/profissional. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-02-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa qualitativa |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/5400 10.22196/rp.v22i0.5400 |
url |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/5400 |
identifier_str_mv |
10.22196/rp.v22i0.5400 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/5400/3317 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Pedagógica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Pedagógica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Pedagógica; Vol. 23 (2021); 1-22 Revista Pedagógica; v. 23 (2021); 1-22 1984-1566 reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online) instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) instacron:UNOCHAPECO |
instname_str |
Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
instacron_str |
UNOCHAPECO |
institution |
UNOCHAPECO |
reponame_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
collection |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com |
_version_ |
1798320995584442368 |