Pedagogia de Paulo Freire na concepção da educação moçambicana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schwengber, Ivan Luis
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Chicava, Augusto Kessai Agostinho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
Texto Completo: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4934
Resumo: O texto é um ensaio sobre a influência de Paulo Freire no continente africano, especialmente em Moçambique. A análise é feita a partir da legislação educacional moçambicana em dois momentos, a partir da independência em 1975, e depois a partir da extinção da união soviética. A filosofia da educação de Paulo Freire permite compreender e dinamizar o sistema educacional de Moçambique, que assim, como o sistema educacional brasileiro necessita resistir às influências do capitalismo vigente que procura identificar desenvolvimento econômico com desenvolvimento social.
id UNOCHAPO-1_ac9054a5ffa208f0a5854bbeaf081f43
oai_identifier_str oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/4934
network_acronym_str UNOCHAPO-1
network_name_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository_id_str
spelling Pedagogia de Paulo Freire na concepção da educação moçambicanaFilosofia da educação. Educação Intercultural. América Latina.O texto é um ensaio sobre a influência de Paulo Freire no continente africano, especialmente em Moçambique. A análise é feita a partir da legislação educacional moçambicana em dois momentos, a partir da independência em 1975, e depois a partir da extinção da união soviética. A filosofia da educação de Paulo Freire permite compreender e dinamizar o sistema educacional de Moçambique, que assim, como o sistema educacional brasileiro necessita resistir às influências do capitalismo vigente que procura identificar desenvolvimento econômico com desenvolvimento social.Unochapecó2019-11-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/493410.22196/rp.v22i0.4934Revista Pedagógica; Vol. 21 (2019); 447-461Revista Pedagógica; v. 21 (2019); 447-4611984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4934/2868Copyright (c) 2019 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessSchwengber, Ivan LuisChicava, Augusto Kessai Agostinho2019-12-20T17:54:56Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/4934Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2019-12-20T17:54:56Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false
dc.title.none.fl_str_mv Pedagogia de Paulo Freire na concepção da educação moçambicana
title Pedagogia de Paulo Freire na concepção da educação moçambicana
spellingShingle Pedagogia de Paulo Freire na concepção da educação moçambicana
Schwengber, Ivan Luis
Filosofia da educação. Educação Intercultural. América Latina.
title_short Pedagogia de Paulo Freire na concepção da educação moçambicana
title_full Pedagogia de Paulo Freire na concepção da educação moçambicana
title_fullStr Pedagogia de Paulo Freire na concepção da educação moçambicana
title_full_unstemmed Pedagogia de Paulo Freire na concepção da educação moçambicana
title_sort Pedagogia de Paulo Freire na concepção da educação moçambicana
author Schwengber, Ivan Luis
author_facet Schwengber, Ivan Luis
Chicava, Augusto Kessai Agostinho
author_role author
author2 Chicava, Augusto Kessai Agostinho
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schwengber, Ivan Luis
Chicava, Augusto Kessai Agostinho
dc.subject.por.fl_str_mv Filosofia da educação. Educação Intercultural. América Latina.
topic Filosofia da educação. Educação Intercultural. América Latina.
description O texto é um ensaio sobre a influência de Paulo Freire no continente africano, especialmente em Moçambique. A análise é feita a partir da legislação educacional moçambicana em dois momentos, a partir da independência em 1975, e depois a partir da extinção da união soviética. A filosofia da educação de Paulo Freire permite compreender e dinamizar o sistema educacional de Moçambique, que assim, como o sistema educacional brasileiro necessita resistir às influências do capitalismo vigente que procura identificar desenvolvimento econômico com desenvolvimento social.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4934
10.22196/rp.v22i0.4934
url https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4934
identifier_str_mv 10.22196/rp.v22i0.4934
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4934/2868
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Pedagógica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Pedagógica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
dc.source.none.fl_str_mv Revista Pedagógica; Vol. 21 (2019); 447-461
Revista Pedagógica; v. 21 (2019); 447-461
1984-1566
reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron:UNOCHAPECO
instname_str Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron_str UNOCHAPECO
institution UNOCHAPECO
reponame_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
collection Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
repository.mail.fl_str_mv revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com
_version_ 1798320995542499328