CONCEPÇÕES DE UMA PROFESSORA ALFABETIZADORA BEM-SUCEDIDA SOBRE A ALFABETIZAÇÃO: contribuições para a prática docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
Texto Completo: | https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7027 |
Resumo: | O ensino da leitura e da escrita tem sido um desafio constante em vários níveis de ensino no contexto da educação brasileira, por inúmeras razões. Frente a esse cenário, acredita-se que o compartilhamento de práticas docentes bem-sucedidas possa contribuir de modo favorável para o enfrentamento dos desafios cotidianos no âmbito escolar. Assim, o presente artigo dedica-se a apresentar um recorte de uma pesquisa de mestrado desenvolvida entre os anos de 2009 e 2010. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa que se dedicou ao estudo da história de vida e da prática pedagógica de uma professora considerada bem-sucedida. Como instrumentos de coleta de dados fez-se uso da entrevista semiestruturada e também da observação participante. Além disso, para a compreensão da trajetória de formação e desenvolvimento da professora investigada, recorreu-se ao uso de elementos da abordagem biográfica a partir da história de vida da docente. Os resultados apontam a relevância do estudo da história de formação e desenvolvimento profissional de professores alfabetizadores para ser possível mapear os saberes necessários a esse trabalho complexo, assim como as características inerentes ao perfil do docente bem-sucedido. Os dados revelam, ainda, a necessidade de rever as propostas de formação de professores, notadamente alfabetizadores, visando atender às especificidades necessárias ao processo de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita. |
id |
UNOCHAPO-1_b00a126c215a6841df1e9474cfbee31a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/7027 |
network_acronym_str |
UNOCHAPO-1 |
network_name_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
CONCEPÇÕES DE UMA PROFESSORA ALFABETIZADORA BEM-SUCEDIDA SOBRE A ALFABETIZAÇÃO: contribuições para a prática docenteO ensino da leitura e da escrita tem sido um desafio constante em vários níveis de ensino no contexto da educação brasileira, por inúmeras razões. Frente a esse cenário, acredita-se que o compartilhamento de práticas docentes bem-sucedidas possa contribuir de modo favorável para o enfrentamento dos desafios cotidianos no âmbito escolar. Assim, o presente artigo dedica-se a apresentar um recorte de uma pesquisa de mestrado desenvolvida entre os anos de 2009 e 2010. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa que se dedicou ao estudo da história de vida e da prática pedagógica de uma professora considerada bem-sucedida. Como instrumentos de coleta de dados fez-se uso da entrevista semiestruturada e também da observação participante. Além disso, para a compreensão da trajetória de formação e desenvolvimento da professora investigada, recorreu-se ao uso de elementos da abordagem biográfica a partir da história de vida da docente. Os resultados apontam a relevância do estudo da história de formação e desenvolvimento profissional de professores alfabetizadores para ser possível mapear os saberes necessários a esse trabalho complexo, assim como as características inerentes ao perfil do docente bem-sucedido. Os dados revelam, ainda, a necessidade de rever as propostas de formação de professores, notadamente alfabetizadores, visando atender às especificidades necessárias ao processo de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita.Unochapecó2022-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/702710.22196/rp.v24i1.7027Revista Pedagógica; Vol. 24 (2022): Temática Livre - jan. / dez.; 1-18Revista Pedagógica; v. 24 (2022): Temática Livre - jan. / dez.; 1-181984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7027/3848Copyright (c) 2022 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessOja Persicheto, Aline Juliana2023-01-17T13:08:51Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/7027Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2023-01-17T13:08:51Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CONCEPÇÕES DE UMA PROFESSORA ALFABETIZADORA BEM-SUCEDIDA SOBRE A ALFABETIZAÇÃO: contribuições para a prática docente |
title |
CONCEPÇÕES DE UMA PROFESSORA ALFABETIZADORA BEM-SUCEDIDA SOBRE A ALFABETIZAÇÃO: contribuições para a prática docente |
spellingShingle |
CONCEPÇÕES DE UMA PROFESSORA ALFABETIZADORA BEM-SUCEDIDA SOBRE A ALFABETIZAÇÃO: contribuições para a prática docente Oja Persicheto, Aline Juliana |
title_short |
CONCEPÇÕES DE UMA PROFESSORA ALFABETIZADORA BEM-SUCEDIDA SOBRE A ALFABETIZAÇÃO: contribuições para a prática docente |
title_full |
CONCEPÇÕES DE UMA PROFESSORA ALFABETIZADORA BEM-SUCEDIDA SOBRE A ALFABETIZAÇÃO: contribuições para a prática docente |
title_fullStr |
CONCEPÇÕES DE UMA PROFESSORA ALFABETIZADORA BEM-SUCEDIDA SOBRE A ALFABETIZAÇÃO: contribuições para a prática docente |
title_full_unstemmed |
CONCEPÇÕES DE UMA PROFESSORA ALFABETIZADORA BEM-SUCEDIDA SOBRE A ALFABETIZAÇÃO: contribuições para a prática docente |
title_sort |
CONCEPÇÕES DE UMA PROFESSORA ALFABETIZADORA BEM-SUCEDIDA SOBRE A ALFABETIZAÇÃO: contribuições para a prática docente |
author |
Oja Persicheto, Aline Juliana |
author_facet |
Oja Persicheto, Aline Juliana |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oja Persicheto, Aline Juliana |
description |
O ensino da leitura e da escrita tem sido um desafio constante em vários níveis de ensino no contexto da educação brasileira, por inúmeras razões. Frente a esse cenário, acredita-se que o compartilhamento de práticas docentes bem-sucedidas possa contribuir de modo favorável para o enfrentamento dos desafios cotidianos no âmbito escolar. Assim, o presente artigo dedica-se a apresentar um recorte de uma pesquisa de mestrado desenvolvida entre os anos de 2009 e 2010. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa que se dedicou ao estudo da história de vida e da prática pedagógica de uma professora considerada bem-sucedida. Como instrumentos de coleta de dados fez-se uso da entrevista semiestruturada e também da observação participante. Além disso, para a compreensão da trajetória de formação e desenvolvimento da professora investigada, recorreu-se ao uso de elementos da abordagem biográfica a partir da história de vida da docente. Os resultados apontam a relevância do estudo da história de formação e desenvolvimento profissional de professores alfabetizadores para ser possível mapear os saberes necessários a esse trabalho complexo, assim como as características inerentes ao perfil do docente bem-sucedido. Os dados revelam, ainda, a necessidade de rever as propostas de formação de professores, notadamente alfabetizadores, visando atender às especificidades necessárias ao processo de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7027 10.22196/rp.v24i1.7027 |
url |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7027 |
identifier_str_mv |
10.22196/rp.v24i1.7027 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7027/3848 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Pedagógica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Pedagógica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Pedagógica; Vol. 24 (2022): Temática Livre - jan. / dez.; 1-18 Revista Pedagógica; v. 24 (2022): Temática Livre - jan. / dez.; 1-18 1984-1566 reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online) instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) instacron:UNOCHAPECO |
instname_str |
Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
instacron_str |
UNOCHAPECO |
institution |
UNOCHAPECO |
reponame_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
collection |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com |
_version_ |
1798320991548473344 |