CONCEPÇÕES DE UMA PROFESSORA ALFABETIZADORA BEM-SUCEDIDA SOBRE A ALFABETIZAÇÃO: contribuições para a prática docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oja Persicheto, Aline Juliana
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
Texto Completo: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7027
Resumo: O ensino da leitura e da escrita tem sido um desafio constante em vários níveis de ensino no contexto da educação brasileira, por inúmeras razões. Frente a esse cenário, acredita-se que o compartilhamento de práticas docentes bem-sucedidas possa contribuir de modo favorável para o enfrentamento dos desafios cotidianos no âmbito escolar. Assim, o presente artigo dedica-se a apresentar um recorte de uma pesquisa de mestrado desenvolvida entre os anos de 2009 e 2010. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa que se dedicou ao estudo da história de vida e da prática pedagógica de uma professora considerada bem-sucedida. Como instrumentos de coleta de dados fez-se uso da entrevista semiestruturada e também da observação participante. Além disso, para a compreensão da trajetória de formação e desenvolvimento da professora investigada, recorreu-se ao uso de elementos da abordagem biográfica a partir da história de vida da docente. Os resultados apontam a relevância do estudo da história de formação e desenvolvimento profissional de professores alfabetizadores para ser possível mapear os saberes necessários a esse trabalho complexo, assim como as características inerentes ao perfil do docente bem-sucedido. Os dados revelam, ainda, a necessidade de rever as propostas de formação de professores, notadamente alfabetizadores, visando atender às especificidades necessárias ao processo de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita.
id UNOCHAPO-1_b00a126c215a6841df1e9474cfbee31a
oai_identifier_str oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/7027
network_acronym_str UNOCHAPO-1
network_name_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository_id_str
spelling CONCEPÇÕES DE UMA PROFESSORA ALFABETIZADORA BEM-SUCEDIDA SOBRE A ALFABETIZAÇÃO: contribuições para a prática docenteO ensino da leitura e da escrita tem sido um desafio constante em vários níveis de ensino no contexto da educação brasileira, por inúmeras razões. Frente a esse cenário, acredita-se que o compartilhamento de práticas docentes bem-sucedidas possa contribuir de modo favorável para o enfrentamento dos desafios cotidianos no âmbito escolar. Assim, o presente artigo dedica-se a apresentar um recorte de uma pesquisa de mestrado desenvolvida entre os anos de 2009 e 2010. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa que se dedicou ao estudo da história de vida e da prática pedagógica de uma professora considerada bem-sucedida. Como instrumentos de coleta de dados fez-se uso da entrevista semiestruturada e também da observação participante. Além disso, para a compreensão da trajetória de formação e desenvolvimento da professora investigada, recorreu-se ao uso de elementos da abordagem biográfica a partir da história de vida da docente. Os resultados apontam a relevância do estudo da história de formação e desenvolvimento profissional de professores alfabetizadores para ser possível mapear os saberes necessários a esse trabalho complexo, assim como as características inerentes ao perfil do docente bem-sucedido. Os dados revelam, ainda, a necessidade de rever as propostas de formação de professores, notadamente alfabetizadores, visando atender às especificidades necessárias ao processo de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita.Unochapecó2022-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/702710.22196/rp.v24i1.7027Revista Pedagógica; Vol. 24 (2022): Temática Livre - jan. / dez.; 1-18Revista Pedagógica; v. 24 (2022): Temática Livre - jan. / dez.; 1-181984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7027/3848Copyright (c) 2022 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessOja Persicheto, Aline Juliana2023-01-17T13:08:51Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/7027Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2023-01-17T13:08:51Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false
dc.title.none.fl_str_mv CONCEPÇÕES DE UMA PROFESSORA ALFABETIZADORA BEM-SUCEDIDA SOBRE A ALFABETIZAÇÃO: contribuições para a prática docente
title CONCEPÇÕES DE UMA PROFESSORA ALFABETIZADORA BEM-SUCEDIDA SOBRE A ALFABETIZAÇÃO: contribuições para a prática docente
spellingShingle CONCEPÇÕES DE UMA PROFESSORA ALFABETIZADORA BEM-SUCEDIDA SOBRE A ALFABETIZAÇÃO: contribuições para a prática docente
Oja Persicheto, Aline Juliana
title_short CONCEPÇÕES DE UMA PROFESSORA ALFABETIZADORA BEM-SUCEDIDA SOBRE A ALFABETIZAÇÃO: contribuições para a prática docente
title_full CONCEPÇÕES DE UMA PROFESSORA ALFABETIZADORA BEM-SUCEDIDA SOBRE A ALFABETIZAÇÃO: contribuições para a prática docente
title_fullStr CONCEPÇÕES DE UMA PROFESSORA ALFABETIZADORA BEM-SUCEDIDA SOBRE A ALFABETIZAÇÃO: contribuições para a prática docente
title_full_unstemmed CONCEPÇÕES DE UMA PROFESSORA ALFABETIZADORA BEM-SUCEDIDA SOBRE A ALFABETIZAÇÃO: contribuições para a prática docente
title_sort CONCEPÇÕES DE UMA PROFESSORA ALFABETIZADORA BEM-SUCEDIDA SOBRE A ALFABETIZAÇÃO: contribuições para a prática docente
author Oja Persicheto, Aline Juliana
author_facet Oja Persicheto, Aline Juliana
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oja Persicheto, Aline Juliana
description O ensino da leitura e da escrita tem sido um desafio constante em vários níveis de ensino no contexto da educação brasileira, por inúmeras razões. Frente a esse cenário, acredita-se que o compartilhamento de práticas docentes bem-sucedidas possa contribuir de modo favorável para o enfrentamento dos desafios cotidianos no âmbito escolar. Assim, o presente artigo dedica-se a apresentar um recorte de uma pesquisa de mestrado desenvolvida entre os anos de 2009 e 2010. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa que se dedicou ao estudo da história de vida e da prática pedagógica de uma professora considerada bem-sucedida. Como instrumentos de coleta de dados fez-se uso da entrevista semiestruturada e também da observação participante. Além disso, para a compreensão da trajetória de formação e desenvolvimento da professora investigada, recorreu-se ao uso de elementos da abordagem biográfica a partir da história de vida da docente. Os resultados apontam a relevância do estudo da história de formação e desenvolvimento profissional de professores alfabetizadores para ser possível mapear os saberes necessários a esse trabalho complexo, assim como as características inerentes ao perfil do docente bem-sucedido. Os dados revelam, ainda, a necessidade de rever as propostas de formação de professores, notadamente alfabetizadores, visando atender às especificidades necessárias ao processo de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7027
10.22196/rp.v24i1.7027
url https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7027
identifier_str_mv 10.22196/rp.v24i1.7027
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7027/3848
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Pedagógica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Pedagógica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
dc.source.none.fl_str_mv Revista Pedagógica; Vol. 24 (2022): Temática Livre - jan. / dez.; 1-18
Revista Pedagógica; v. 24 (2022): Temática Livre - jan. / dez.; 1-18
1984-1566
reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron:UNOCHAPECO
instname_str Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron_str UNOCHAPECO
institution UNOCHAPECO
reponame_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
collection Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
repository.mail.fl_str_mv revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com
_version_ 1798320991548473344