Análise das concepções de aprendizagem de uma alfabetizadora bem-sucedida
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2001 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/588 |
Resumo: | Este artigo pretende apresentar os resultados da análise das concepções de aprendizagem construídas por uma alfabetizadora da rede pública, durante sua formação acadêmica e sua prática pedagógica. Utilizando abordagem etnográfica, dados foram levantados mediante observações em sala de aula (e seus respectivos diários de campos), entrevistas gravadas, relatórios e anotações pessoais da docente. Chegou-se à conclusão de que essa alfabetizadora fundamentou suas práticas em teorias diversas, principalmente em pressupostos psicogenéticos, mas apoiou-se também em alguns aspectos básicos do Behaviorismo e do Humanismo, postura que lhe possibilitou ter uma prática bem-sucedida. |
id |
FCC-1_c095a954e1969c4d42531623ef436995 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/588 |
network_acronym_str |
FCC-1 |
network_name_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Análise das concepções de aprendizagem de uma alfabetizadora bem-sucedidaFormação de ProfessoresAlfabetizaçãoPrática DocenteAprendizagemEste artigo pretende apresentar os resultados da análise das concepções de aprendizagem construídas por uma alfabetizadora da rede pública, durante sua formação acadêmica e sua prática pedagógica. Utilizando abordagem etnográfica, dados foram levantados mediante observações em sala de aula (e seus respectivos diários de campos), entrevistas gravadas, relatórios e anotações pessoais da docente. Chegou-se à conclusão de que essa alfabetizadora fundamentou suas práticas em teorias diversas, principalmente em pressupostos psicogenéticos, mas apoiou-se também em alguns aspectos básicos do Behaviorismo e do Humanismo, postura que lhe possibilitou ter uma prática bem-sucedida.Fundação Carlos Chagas2001-11-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/588Cadernos de Pesquisa; No. 114 (2001); 121-136Cadernos de Pesquisa; Núm. 114 (2001); 121-136Cadernos de Pesquisa; No. 114 (2001); 121-136Cadernos de Pesquisa; n. 114 (2001); 121-1361980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/588/586Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCarmo, Elisabete Regina doChaves, Eneida Maria2023-10-30T15:22:37Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/588Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-10-30T15:22:37Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise das concepções de aprendizagem de uma alfabetizadora bem-sucedida |
title |
Análise das concepções de aprendizagem de uma alfabetizadora bem-sucedida |
spellingShingle |
Análise das concepções de aprendizagem de uma alfabetizadora bem-sucedida Carmo, Elisabete Regina do Formação de Professores Alfabetização Prática Docente Aprendizagem |
title_short |
Análise das concepções de aprendizagem de uma alfabetizadora bem-sucedida |
title_full |
Análise das concepções de aprendizagem de uma alfabetizadora bem-sucedida |
title_fullStr |
Análise das concepções de aprendizagem de uma alfabetizadora bem-sucedida |
title_full_unstemmed |
Análise das concepções de aprendizagem de uma alfabetizadora bem-sucedida |
title_sort |
Análise das concepções de aprendizagem de uma alfabetizadora bem-sucedida |
author |
Carmo, Elisabete Regina do |
author_facet |
Carmo, Elisabete Regina do Chaves, Eneida Maria |
author_role |
author |
author2 |
Chaves, Eneida Maria |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carmo, Elisabete Regina do Chaves, Eneida Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de Professores Alfabetização Prática Docente Aprendizagem |
topic |
Formação de Professores Alfabetização Prática Docente Aprendizagem |
description |
Este artigo pretende apresentar os resultados da análise das concepções de aprendizagem construídas por uma alfabetizadora da rede pública, durante sua formação acadêmica e sua prática pedagógica. Utilizando abordagem etnográfica, dados foram levantados mediante observações em sala de aula (e seus respectivos diários de campos), entrevistas gravadas, relatórios e anotações pessoais da docente. Chegou-se à conclusão de que essa alfabetizadora fundamentou suas práticas em teorias diversas, principalmente em pressupostos psicogenéticos, mas apoiou-se também em alguns aspectos básicos do Behaviorismo e do Humanismo, postura que lhe possibilitou ter uma prática bem-sucedida. |
publishDate |
2001 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2001-11-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/588 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/588 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/588/586 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa; No. 114 (2001); 121-136 Cadernos de Pesquisa; Núm. 114 (2001); 121-136 Cadernos de Pesquisa; No. 114 (2001); 121-136 Cadernos de Pesquisa; n. 114 (2001); 121-136 1980-5314 0100-1574 reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
collection |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br |
_version_ |
1795330310064308224 |