Análise das concepções de aprendizagem de uma alfabetizadora bem-sucedida

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carmo, Elisabete Regina do
Data de Publicação: 2001
Outros Autores: Chaves, Eneida Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/588
Resumo: Este artigo pretende apresentar os resultados da análise das concepções de aprendizagem construídas por uma alfabetizadora da rede pública, durante sua formação acadêmica e sua prática pedagógica. Utilizando abordagem etnográfica, dados foram levantados mediante observações em sala de aula (e seus respectivos diários de campos), entrevistas gravadas, relatórios e anotações pessoais da docente. Chegou-se à conclusão de que essa alfabetizadora fundamentou suas práticas em teorias diversas, principalmente em pressupostos psicogenéticos, mas apoiou-se também em alguns aspectos básicos do Behaviorismo e do Humanismo, postura que lhe possibilitou ter uma prática bem-sucedida.
id FCC-1_c095a954e1969c4d42531623ef436995
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/588
network_acronym_str FCC-1
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository_id_str
spelling Análise das concepções de aprendizagem de uma alfabetizadora bem-sucedidaFormação de ProfessoresAlfabetizaçãoPrática DocenteAprendizagemEste artigo pretende apresentar os resultados da análise das concepções de aprendizagem construídas por uma alfabetizadora da rede pública, durante sua formação acadêmica e sua prática pedagógica. Utilizando abordagem etnográfica, dados foram levantados mediante observações em sala de aula (e seus respectivos diários de campos), entrevistas gravadas, relatórios e anotações pessoais da docente. Chegou-se à conclusão de que essa alfabetizadora fundamentou suas práticas em teorias diversas, principalmente em pressupostos psicogenéticos, mas apoiou-se também em alguns aspectos básicos do Behaviorismo e do Humanismo, postura que lhe possibilitou ter uma prática bem-sucedida.Fundação Carlos Chagas2001-11-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/588Cadernos de Pesquisa; No. 114 (2001); 121-136Cadernos de Pesquisa; Núm. 114 (2001); 121-136Cadernos de Pesquisa; No. 114 (2001); 121-136Cadernos de Pesquisa; n. 114 (2001); 121-1361980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/588/586Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCarmo, Elisabete Regina doChaves, Eneida Maria2023-10-30T15:22:37Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/588Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-10-30T15:22:37Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise das concepções de aprendizagem de uma alfabetizadora bem-sucedida
title Análise das concepções de aprendizagem de uma alfabetizadora bem-sucedida
spellingShingle Análise das concepções de aprendizagem de uma alfabetizadora bem-sucedida
Carmo, Elisabete Regina do
Formação de Professores
Alfabetização
Prática Docente
Aprendizagem
title_short Análise das concepções de aprendizagem de uma alfabetizadora bem-sucedida
title_full Análise das concepções de aprendizagem de uma alfabetizadora bem-sucedida
title_fullStr Análise das concepções de aprendizagem de uma alfabetizadora bem-sucedida
title_full_unstemmed Análise das concepções de aprendizagem de uma alfabetizadora bem-sucedida
title_sort Análise das concepções de aprendizagem de uma alfabetizadora bem-sucedida
author Carmo, Elisabete Regina do
author_facet Carmo, Elisabete Regina do
Chaves, Eneida Maria
author_role author
author2 Chaves, Eneida Maria
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carmo, Elisabete Regina do
Chaves, Eneida Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de Professores
Alfabetização
Prática Docente
Aprendizagem
topic Formação de Professores
Alfabetização
Prática Docente
Aprendizagem
description Este artigo pretende apresentar os resultados da análise das concepções de aprendizagem construídas por uma alfabetizadora da rede pública, durante sua formação acadêmica e sua prática pedagógica. Utilizando abordagem etnográfica, dados foram levantados mediante observações em sala de aula (e seus respectivos diários de campos), entrevistas gravadas, relatórios e anotações pessoais da docente. Chegou-se à conclusão de que essa alfabetizadora fundamentou suas práticas em teorias diversas, principalmente em pressupostos psicogenéticos, mas apoiou-se também em alguns aspectos básicos do Behaviorismo e do Humanismo, postura que lhe possibilitou ter uma prática bem-sucedida.
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001-11-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/588
url https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/588
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/588/586
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; No. 114 (2001); 121-136
Cadernos de Pesquisa; Núm. 114 (2001); 121-136
Cadernos de Pesquisa; No. 114 (2001); 121-136
Cadernos de Pesquisa; n. 114 (2001); 121-136
1980-5314
0100-1574
reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br
_version_ 1795330310064308224