CURRÍCULO: : um olhar sobre o ensino de ciências em uma escola ribeirinha do contexto amazônico de Parintins – AM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pantoja de Souza, Silvia
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Gadelha da Costa, Lucinete
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
Texto Completo: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6528
Resumo: Este trabalho faz parte de uma pesquisa do Mestrado Acadêmico em Educação em Ciências na Amazônia. Na busca de refletir sobre o currículo com um olhar no ensino de Ciências em uma escola ribeirinha do contexto amazônico, em Parintins, AM, seguimos em um estudo de perspectiva qualitativa, visando o ensino em um território de ocupações e tensões. Os autores que fundamentaram a produção foram Moreira (2013), Silva (2010), Freire (2019), Lopes (2011), Arroyo (2013), Chassot (2010) entre outros. Os resultados apresentam o contexto histórico de um grupo social, protagonista de sua construção social na busca por um ensino articulado aos seus costumes. Esses fatos ocorreram na constituição de uma comunidade entre as águas e as florestas de um assentamento do Baixo Amazonas. Evidenciamos que as reflexões apresentadas nesse texto, apontam a necessidade do entendimento sobre as construções históricas no lugar da escola, sobretudo no ensino de Ciências, dinâmica essa que corrobora com uma prática docente preocupada em contextualizar as especificidades locais, valorizando as condições de vida dos estudantes que crescem em uma constante relação com a natureza.
id UNOCHAPO-1_b4cc2a2f47ff8b3a26ce439d51783067
oai_identifier_str oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/6528
network_acronym_str UNOCHAPO-1
network_name_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository_id_str
spelling CURRÍCULO: : um olhar sobre o ensino de ciências em uma escola ribeirinha do contexto amazônico de Parintins – AM Palavras-chave: Currículo. Ensino de ciências. Escola ribeirinhaEste trabalho faz parte de uma pesquisa do Mestrado Acadêmico em Educação em Ciências na Amazônia. Na busca de refletir sobre o currículo com um olhar no ensino de Ciências em uma escola ribeirinha do contexto amazônico, em Parintins, AM, seguimos em um estudo de perspectiva qualitativa, visando o ensino em um território de ocupações e tensões. Os autores que fundamentaram a produção foram Moreira (2013), Silva (2010), Freire (2019), Lopes (2011), Arroyo (2013), Chassot (2010) entre outros. Os resultados apresentam o contexto histórico de um grupo social, protagonista de sua construção social na busca por um ensino articulado aos seus costumes. Esses fatos ocorreram na constituição de uma comunidade entre as águas e as florestas de um assentamento do Baixo Amazonas. Evidenciamos que as reflexões apresentadas nesse texto, apontam a necessidade do entendimento sobre as construções históricas no lugar da escola, sobretudo no ensino de Ciências, dinâmica essa que corrobora com uma prática docente preocupada em contextualizar as especificidades locais, valorizando as condições de vida dos estudantes que crescem em uma constante relação com a natureza.Unochapecó2021-09-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/652810.22196/rp.v22i0.6528Revista Pedagógica; Vol. 23 (2021); 1 - 25Revista Pedagógica; v. 23 (2021); 1 - 251984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6528/3529Copyright (c) 2021 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessPantoja de Souza, SilviaGadelha da Costa, Lucinete2021-08-06T13:30:11Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/6528Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2021-08-06T13:30:11Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false
dc.title.none.fl_str_mv CURRÍCULO: : um olhar sobre o ensino de ciências em uma escola ribeirinha do contexto amazônico de Parintins – AM
title CURRÍCULO: : um olhar sobre o ensino de ciências em uma escola ribeirinha do contexto amazônico de Parintins – AM
spellingShingle CURRÍCULO: : um olhar sobre o ensino de ciências em uma escola ribeirinha do contexto amazônico de Parintins – AM
Pantoja de Souza, Silvia
Palavras-chave: Currículo. Ensino de ciências. Escola ribeirinha
title_short CURRÍCULO: : um olhar sobre o ensino de ciências em uma escola ribeirinha do contexto amazônico de Parintins – AM
title_full CURRÍCULO: : um olhar sobre o ensino de ciências em uma escola ribeirinha do contexto amazônico de Parintins – AM
title_fullStr CURRÍCULO: : um olhar sobre o ensino de ciências em uma escola ribeirinha do contexto amazônico de Parintins – AM
title_full_unstemmed CURRÍCULO: : um olhar sobre o ensino de ciências em uma escola ribeirinha do contexto amazônico de Parintins – AM
title_sort CURRÍCULO: : um olhar sobre o ensino de ciências em uma escola ribeirinha do contexto amazônico de Parintins – AM
author Pantoja de Souza, Silvia
author_facet Pantoja de Souza, Silvia
Gadelha da Costa, Lucinete
author_role author
author2 Gadelha da Costa, Lucinete
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pantoja de Souza, Silvia
Gadelha da Costa, Lucinete
dc.subject.por.fl_str_mv Palavras-chave: Currículo. Ensino de ciências. Escola ribeirinha
topic Palavras-chave: Currículo. Ensino de ciências. Escola ribeirinha
description Este trabalho faz parte de uma pesquisa do Mestrado Acadêmico em Educação em Ciências na Amazônia. Na busca de refletir sobre o currículo com um olhar no ensino de Ciências em uma escola ribeirinha do contexto amazônico, em Parintins, AM, seguimos em um estudo de perspectiva qualitativa, visando o ensino em um território de ocupações e tensões. Os autores que fundamentaram a produção foram Moreira (2013), Silva (2010), Freire (2019), Lopes (2011), Arroyo (2013), Chassot (2010) entre outros. Os resultados apresentam o contexto histórico de um grupo social, protagonista de sua construção social na busca por um ensino articulado aos seus costumes. Esses fatos ocorreram na constituição de uma comunidade entre as águas e as florestas de um assentamento do Baixo Amazonas. Evidenciamos que as reflexões apresentadas nesse texto, apontam a necessidade do entendimento sobre as construções históricas no lugar da escola, sobretudo no ensino de Ciências, dinâmica essa que corrobora com uma prática docente preocupada em contextualizar as especificidades locais, valorizando as condições de vida dos estudantes que crescem em uma constante relação com a natureza.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6528
10.22196/rp.v22i0.6528
url https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6528
identifier_str_mv 10.22196/rp.v22i0.6528
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6528/3529
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Pedagógica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Pedagógica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
dc.source.none.fl_str_mv Revista Pedagógica; Vol. 23 (2021); 1 - 25
Revista Pedagógica; v. 23 (2021); 1 - 25
1984-1566
reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron:UNOCHAPECO
instname_str Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron_str UNOCHAPECO
institution UNOCHAPECO
reponame_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
collection Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
repository.mail.fl_str_mv revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com
_version_ 1798320996170596352