CURRÍCULO: : um olhar sobre o ensino de ciências em uma escola ribeirinha do contexto amazônico de Parintins – AM
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
DOI: | 10.22196/rp.v22i0.6528 |
Texto Completo: | https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6528 |
Resumo: | Este trabalho faz parte de uma pesquisa do Mestrado Acadêmico em Educação em Ciências na Amazônia. Na busca de refletir sobre o currículo com um olhar no ensino de Ciências em uma escola ribeirinha do contexto amazônico, em Parintins, AM, seguimos em um estudo de perspectiva qualitativa, visando o ensino em um território de ocupações e tensões. Os autores que fundamentaram a produção foram Moreira (2013), Silva (2010), Freire (2019), Lopes (2011), Arroyo (2013), Chassot (2010) entre outros. Os resultados apresentam o contexto histórico de um grupo social, protagonista de sua construção social na busca por um ensino articulado aos seus costumes. Esses fatos ocorreram na constituição de uma comunidade entre as águas e as florestas de um assentamento do Baixo Amazonas. Evidenciamos que as reflexões apresentadas nesse texto, apontam a necessidade do entendimento sobre as construções históricas no lugar da escola, sobretudo no ensino de Ciências, dinâmica essa que corrobora com uma prática docente preocupada em contextualizar as especificidades locais, valorizando as condições de vida dos estudantes que crescem em uma constante relação com a natureza. |
id |
UNOCHAPO-1_b4cc2a2f47ff8b3a26ce439d51783067 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/6528 |
network_acronym_str |
UNOCHAPO-1 |
network_name_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
spelling |
CURRÍCULO: : um olhar sobre o ensino de ciências em uma escola ribeirinha do contexto amazônico de Parintins – AM Palavras-chave: Currículo. Ensino de ciências. Escola ribeirinhaEste trabalho faz parte de uma pesquisa do Mestrado Acadêmico em Educação em Ciências na Amazônia. Na busca de refletir sobre o currículo com um olhar no ensino de Ciências em uma escola ribeirinha do contexto amazônico, em Parintins, AM, seguimos em um estudo de perspectiva qualitativa, visando o ensino em um território de ocupações e tensões. Os autores que fundamentaram a produção foram Moreira (2013), Silva (2010), Freire (2019), Lopes (2011), Arroyo (2013), Chassot (2010) entre outros. Os resultados apresentam o contexto histórico de um grupo social, protagonista de sua construção social na busca por um ensino articulado aos seus costumes. Esses fatos ocorreram na constituição de uma comunidade entre as águas e as florestas de um assentamento do Baixo Amazonas. Evidenciamos que as reflexões apresentadas nesse texto, apontam a necessidade do entendimento sobre as construções históricas no lugar da escola, sobretudo no ensino de Ciências, dinâmica essa que corrobora com uma prática docente preocupada em contextualizar as especificidades locais, valorizando as condições de vida dos estudantes que crescem em uma constante relação com a natureza.Unochapecó2021-09-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/652810.22196/rp.v22i0.6528Revista Pedagógica; Vol. 23 (2021); 1 - 25Revista Pedagógica; v. 23 (2021); 1 - 251984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6528/3529Copyright (c) 2021 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessPantoja de Souza, SilviaGadelha da Costa, Lucinete2021-08-06T13:30:11Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/6528Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2021-08-06T13:30:11Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CURRÍCULO: : um olhar sobre o ensino de ciências em uma escola ribeirinha do contexto amazônico de Parintins – AM |
title |
CURRÍCULO: : um olhar sobre o ensino de ciências em uma escola ribeirinha do contexto amazônico de Parintins – AM |
spellingShingle |
CURRÍCULO: : um olhar sobre o ensino de ciências em uma escola ribeirinha do contexto amazônico de Parintins – AM CURRÍCULO: : um olhar sobre o ensino de ciências em uma escola ribeirinha do contexto amazônico de Parintins – AM Pantoja de Souza, Silvia Palavras-chave: Currículo. Ensino de ciências. Escola ribeirinha Pantoja de Souza, Silvia Palavras-chave: Currículo. Ensino de ciências. Escola ribeirinha |
title_short |
CURRÍCULO: : um olhar sobre o ensino de ciências em uma escola ribeirinha do contexto amazônico de Parintins – AM |
title_full |
CURRÍCULO: : um olhar sobre o ensino de ciências em uma escola ribeirinha do contexto amazônico de Parintins – AM |
title_fullStr |
CURRÍCULO: : um olhar sobre o ensino de ciências em uma escola ribeirinha do contexto amazônico de Parintins – AM CURRÍCULO: : um olhar sobre o ensino de ciências em uma escola ribeirinha do contexto amazônico de Parintins – AM |
title_full_unstemmed |
CURRÍCULO: : um olhar sobre o ensino de ciências em uma escola ribeirinha do contexto amazônico de Parintins – AM CURRÍCULO: : um olhar sobre o ensino de ciências em uma escola ribeirinha do contexto amazônico de Parintins – AM |
title_sort |
CURRÍCULO: : um olhar sobre o ensino de ciências em uma escola ribeirinha do contexto amazônico de Parintins – AM |
author |
Pantoja de Souza, Silvia |
author_facet |
Pantoja de Souza, Silvia Pantoja de Souza, Silvia Gadelha da Costa, Lucinete Gadelha da Costa, Lucinete |
author_role |
author |
author2 |
Gadelha da Costa, Lucinete |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pantoja de Souza, Silvia Gadelha da Costa, Lucinete |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Palavras-chave: Currículo. Ensino de ciências. Escola ribeirinha |
topic |
Palavras-chave: Currículo. Ensino de ciências. Escola ribeirinha |
description |
Este trabalho faz parte de uma pesquisa do Mestrado Acadêmico em Educação em Ciências na Amazônia. Na busca de refletir sobre o currículo com um olhar no ensino de Ciências em uma escola ribeirinha do contexto amazônico, em Parintins, AM, seguimos em um estudo de perspectiva qualitativa, visando o ensino em um território de ocupações e tensões. Os autores que fundamentaram a produção foram Moreira (2013), Silva (2010), Freire (2019), Lopes (2011), Arroyo (2013), Chassot (2010) entre outros. Os resultados apresentam o contexto histórico de um grupo social, protagonista de sua construção social na busca por um ensino articulado aos seus costumes. Esses fatos ocorreram na constituição de uma comunidade entre as águas e as florestas de um assentamento do Baixo Amazonas. Evidenciamos que as reflexões apresentadas nesse texto, apontam a necessidade do entendimento sobre as construções históricas no lugar da escola, sobretudo no ensino de Ciências, dinâmica essa que corrobora com uma prática docente preocupada em contextualizar as especificidades locais, valorizando as condições de vida dos estudantes que crescem em uma constante relação com a natureza. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-09-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6528 10.22196/rp.v22i0.6528 |
url |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6528 |
identifier_str_mv |
10.22196/rp.v22i0.6528 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6528/3529 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Pedagógica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Pedagógica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Pedagógica; Vol. 23 (2021); 1 - 25 Revista Pedagógica; v. 23 (2021); 1 - 25 1984-1566 reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online) instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) instacron:UNOCHAPECO |
instname_str |
Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
instacron_str |
UNOCHAPECO |
institution |
UNOCHAPECO |
reponame_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
collection |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com |
_version_ |
1822180484047699968 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.22196/rp.v22i0.6528 |