O processo de ensino e aprendizagem de estudantes de uma escola ribeirinha multisseriada no município de Parintins-AM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Suziane Silva
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
Texto Completo: https://ri.uea.edu.br/handle/riuea/461
Resumo: Este trabalho resulta de uma pesquisa intitulada O processo de ensino e aprendizagem de estudantes de uma escola ribeirinha multisseriada1 no Município de Parintins-Am, a qual teve como objetivo investigar os desafios e possibilidades entrelaçados no processo de ensino e aprendizagem de estudantes do Ensino Fundamental de uma escola ribeirinha multisseriada do Município de Parintins-Am. E como objetivos específicos: descobrir como acontece o processo de ensino e aprendizagem de estudantes de uma escola ribeirinha multisseriada do município de Parintins-Am; mapear os principais desafios entrelaçados ao processo de aprendizagem de estudantes de uma escola ribeirinha multisseriada do município de Paritins-Am; analisar as possibilidades de uma aprendizagem significativa em uma escola ribeirinha multisseriada do município de Parintins-Am. Fundamentou-se em autores como: Hage (2015), Candau (2008), Libâneo (1994), Moreira e Masini (2006), entre outros que discutem a temática investigada. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de abordagem dialética com apoio da pesquisa de campo. Os instrumentos para a coletas de dados foram a entrevista semiestruturada com 01 professora unidocente, 05 estudantes e 03 pais, que contribuíram significativamente para a compreensão do estudo. Os resultados da pesquisa apontam como ocorre o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes da escola multisseriada, que em meio aos desafios, buscam compartilhar e construir conhecimentos coletivamente, o que se torna significativo para cada estudante. Quanto às possibilidades de uma aprendizagem significativa, os dados da pesquisa apontados pela professora, estudantes e pais sugerem que para a promoção de uma aprendizagem significativa seria necessária uma escola com estrutura adequada, a contratação de um professor permanente, o trabalho a longo prazo com os estudantes e que esses profissionais tivessem uma formação continuada. O estudo apontou que o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes da escola ribeirinha multisseriada perpassa sim pela superação de grandes desafios, os quais com certeza, carecem de políticas públicas, mas não somente isso, é igualmente importante o compromisso ético político do professor, seu desejo de transformação, os sonhos e as esperanças que os estudantes carregam, afinal, apesar de todos os enfrentamentos, todos os dias professora e estudantes se faziam presentes na escola, buscando aprender e relacionar-se de forma prazerosa, e essas vivências se tornaram únicas para cada estudantes, professora e pesquisadora.
id UEA_564acf6e8b83eec4a8e73dd5faf2533e
oai_identifier_str oai:ri.uea.edu.br:riuea/461
network_acronym_str UEA
network_name_str Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
repository_id_str
spelling O processo de ensino e aprendizagem de estudantes de uma escola ribeirinha multisseriada no município de Parintins-AMThe teaching and learning process of students from a multiseriate riverside school in the municipality of Parintins-AMEnsino e AprendizagemEscola Ribeirinha MultisseriadaAprendizagem SignificativaEste trabalho resulta de uma pesquisa intitulada O processo de ensino e aprendizagem de estudantes de uma escola ribeirinha multisseriada1 no Município de Parintins-Am, a qual teve como objetivo investigar os desafios e possibilidades entrelaçados no processo de ensino e aprendizagem de estudantes do Ensino Fundamental de uma escola ribeirinha multisseriada do Município de Parintins-Am. E como objetivos específicos: descobrir como acontece o processo de ensino e aprendizagem de estudantes de uma escola ribeirinha multisseriada do município de Parintins-Am; mapear os principais desafios entrelaçados ao processo de aprendizagem de estudantes de uma escola ribeirinha multisseriada do município de Paritins-Am; analisar as possibilidades de uma aprendizagem significativa em uma escola ribeirinha multisseriada do município de Parintins-Am. Fundamentou-se em autores como: Hage (2015), Candau (2008), Libâneo (1994), Moreira e Masini (2006), entre outros que discutem a temática investigada. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de abordagem dialética com apoio da pesquisa de campo. Os instrumentos para a coletas de dados foram a entrevista semiestruturada com 01 professora unidocente, 05 estudantes e 03 pais, que contribuíram significativamente para a compreensão do estudo. Os resultados da pesquisa apontam como ocorre o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes da escola multisseriada, que em meio aos desafios, buscam compartilhar e construir conhecimentos coletivamente, o que se torna significativo para cada estudante. Quanto às possibilidades de uma aprendizagem significativa, os dados da pesquisa apontados pela professora, estudantes e pais sugerem que para a promoção de uma aprendizagem significativa seria necessária uma escola com estrutura adequada, a contratação de um professor permanente, o trabalho a longo prazo com os estudantes e que esses profissionais tivessem uma formação continuada. O estudo apontou que o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes da escola ribeirinha multisseriada perpassa sim pela superação de grandes desafios, os quais com certeza, carecem de políticas públicas, mas não somente isso, é igualmente importante o compromisso ético político do professor, seu desejo de transformação, os sonhos e as esperanças que os estudantes carregam, afinal, apesar de todos os enfrentamentos, todos os dias professora e estudantes se faziam presentes na escola, buscando aprender e relacionar-se de forma prazerosa, e essas vivências se tornaram únicas para cada estudantes, professora e pesquisadora.This work is the result of a research entitled the process of teaching and learning of students from a multiseriate riverside school1 in the Municipality of Parintins-Am, whose objective was to investigate the challenges and possibilities intertwined in the teaching and learning process of elementary school students a multiseriate riverside school in the Municipality of Parintins-Am. And as specific objectives: to discover how the process of teaching and learning of students of a multisite riverside school of the municipality of Parintins-Am happens; map the main intertwined challenges to the learning process of students from a multisite riverside school in the municipality of Paritins-Am; to analyze the possibilities of meaningful learning in a multiseriate riverside school in the municipality of Parintins-Am. It was based on authors such as: Hage (2015), Candau (2008), Libâneo (1994), Moreira and Masini (2006), among others that discuss the research topic. It is a qualitative research of dialectical approach with the support of field research. The instruments for data collection were the semistructured interview with one unidocent teacher, 05 students and 03 parents, which contributed significantly to the understanding of the study. The results of the research point out how the teaching and learning process of the students of the multi-grade school takes place, which amid the challenges, seek to share and build knowledge collectively, which becomes significant for each student. Regarding the possibilities of meaningful learning, the research data pointed out by the teacher, students and parents suggest that for the promotion of meaningful learning, a properly structured school, the hiring of a permanent teacher, the long-term students and that these professionals had a continuing education. The study pointed out that the teaching and learning process of the students of the multisserial riverside school does indeed overcome great challenges, which certainly need public policies, but not only this, it is equally important the political ethical commitment of the teacher, his desire for transformation, the dreams and the hopes that the students carry, after all, despite all the confrontations, every day teachers and students were present at school, seeking to learn and relate in a pleasurable way, and these experiences have become unique for each student, teacher and researchers.Universidade do Estado do Amazonas2019-03-12T13:19:32Z2024-08-30T00:33:33Z2019-03-12T13:19:32Z2019-03-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://ri.uea.edu.br/handle/riuea/461porAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, Suziane Silvareponame:Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)instname:Universidade do Estado do Amazonas (UEA)instacron:UEA2024-08-30T00:42:48Zoai:ri.uea.edu.br:riuea/461Repositório InstitucionalPUBhttps://ri.uea.edu.br/server/oai/requestbibliotecacentral@uea.edu.bropendoar:2024-08-30T00:42:48Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) - Universidade do Estado do Amazonas (UEA)false
dc.title.none.fl_str_mv O processo de ensino e aprendizagem de estudantes de uma escola ribeirinha multisseriada no município de Parintins-AM
The teaching and learning process of students from a multiseriate riverside school in the municipality of Parintins-AM
title O processo de ensino e aprendizagem de estudantes de uma escola ribeirinha multisseriada no município de Parintins-AM
spellingShingle O processo de ensino e aprendizagem de estudantes de uma escola ribeirinha multisseriada no município de Parintins-AM
Ferreira, Suziane Silva
Ensino e Aprendizagem
Escola Ribeirinha Multisseriada
Aprendizagem Significativa
title_short O processo de ensino e aprendizagem de estudantes de uma escola ribeirinha multisseriada no município de Parintins-AM
title_full O processo de ensino e aprendizagem de estudantes de uma escola ribeirinha multisseriada no município de Parintins-AM
title_fullStr O processo de ensino e aprendizagem de estudantes de uma escola ribeirinha multisseriada no município de Parintins-AM
title_full_unstemmed O processo de ensino e aprendizagem de estudantes de uma escola ribeirinha multisseriada no município de Parintins-AM
title_sort O processo de ensino e aprendizagem de estudantes de uma escola ribeirinha multisseriada no município de Parintins-AM
author Ferreira, Suziane Silva
author_facet Ferreira, Suziane Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Suziane Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino e Aprendizagem
Escola Ribeirinha Multisseriada
Aprendizagem Significativa
topic Ensino e Aprendizagem
Escola Ribeirinha Multisseriada
Aprendizagem Significativa
description Este trabalho resulta de uma pesquisa intitulada O processo de ensino e aprendizagem de estudantes de uma escola ribeirinha multisseriada1 no Município de Parintins-Am, a qual teve como objetivo investigar os desafios e possibilidades entrelaçados no processo de ensino e aprendizagem de estudantes do Ensino Fundamental de uma escola ribeirinha multisseriada do Município de Parintins-Am. E como objetivos específicos: descobrir como acontece o processo de ensino e aprendizagem de estudantes de uma escola ribeirinha multisseriada do município de Parintins-Am; mapear os principais desafios entrelaçados ao processo de aprendizagem de estudantes de uma escola ribeirinha multisseriada do município de Paritins-Am; analisar as possibilidades de uma aprendizagem significativa em uma escola ribeirinha multisseriada do município de Parintins-Am. Fundamentou-se em autores como: Hage (2015), Candau (2008), Libâneo (1994), Moreira e Masini (2006), entre outros que discutem a temática investigada. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de abordagem dialética com apoio da pesquisa de campo. Os instrumentos para a coletas de dados foram a entrevista semiestruturada com 01 professora unidocente, 05 estudantes e 03 pais, que contribuíram significativamente para a compreensão do estudo. Os resultados da pesquisa apontam como ocorre o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes da escola multisseriada, que em meio aos desafios, buscam compartilhar e construir conhecimentos coletivamente, o que se torna significativo para cada estudante. Quanto às possibilidades de uma aprendizagem significativa, os dados da pesquisa apontados pela professora, estudantes e pais sugerem que para a promoção de uma aprendizagem significativa seria necessária uma escola com estrutura adequada, a contratação de um professor permanente, o trabalho a longo prazo com os estudantes e que esses profissionais tivessem uma formação continuada. O estudo apontou que o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes da escola ribeirinha multisseriada perpassa sim pela superação de grandes desafios, os quais com certeza, carecem de políticas públicas, mas não somente isso, é igualmente importante o compromisso ético político do professor, seu desejo de transformação, os sonhos e as esperanças que os estudantes carregam, afinal, apesar de todos os enfrentamentos, todos os dias professora e estudantes se faziam presentes na escola, buscando aprender e relacionar-se de forma prazerosa, e essas vivências se tornaram únicas para cada estudantes, professora e pesquisadora.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-03-12T13:19:32Z
2019-03-12T13:19:32Z
2019-03-08
2024-08-30T00:33:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ri.uea.edu.br/handle/riuea/461
url https://ri.uea.edu.br/handle/riuea/461
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Amazonas
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Amazonas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
instname:Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
instacron:UEA
instname_str Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
instacron_str UEA
institution UEA
reponame_str Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
collection Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) - Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
repository.mail.fl_str_mv bibliotecacentral@uea.edu.br
_version_ 1823241957594365952