Esclarecimento sobre cursos superiores a alunos finalistas do ensino médio por depoimentos em vídeos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bergamaschi, Christyan Lemos
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Ferreira, Juliana Santos, Batitucci, Maria do Carmo Pimentel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
Texto Completo: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3641
Resumo: O presente trabalho tem o objetivo de fornecer maiores informações para o entendimento e a divulgação de cursos superiores, através de um estudo exploratório com os estudantes finalistas dos terceiros anos de uma escola pública de Vitória/ES. Buscando investigar aspectos relevantes para a decisão dos alunos, realizamos uma sessão de 20 vídeos com depoimentos de estudantes da graduação, além de questionários para compreender se esta dinâmica ajudou no esclarecimento dos cursos superiores. Com auxílio dos questionários, os alunos foram separados em três grupos: grupo 1, de alunos que escolheram o curso, o qual possuía depoimento no vídeo (32,4%); grupo 2, de alunos que escolheram o curso, mas não possuía depoimento no vídeo (43,7%); e grupo 3, de alunos que não tinham decidido qual curso fariam ou não queriam seguir seus estudos no Ensino Superior (23,9%). Mais da metade dos alunos (60%) responderam que os vídeos contribuíram para a decisão de qual curso superior seguir.
id UNOCHAPO-1_b8b4ac547f17957a74121695a9e82577
oai_identifier_str oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/3641
network_acronym_str UNOCHAPO-1
network_name_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository_id_str
spelling Esclarecimento sobre cursos superiores a alunos finalistas do ensino médio por depoimentos em vídeosO presente trabalho tem o objetivo de fornecer maiores informações para o entendimento e a divulgação de cursos superiores, através de um estudo exploratório com os estudantes finalistas dos terceiros anos de uma escola pública de Vitória/ES. Buscando investigar aspectos relevantes para a decisão dos alunos, realizamos uma sessão de 20 vídeos com depoimentos de estudantes da graduação, além de questionários para compreender se esta dinâmica ajudou no esclarecimento dos cursos superiores. Com auxílio dos questionários, os alunos foram separados em três grupos: grupo 1, de alunos que escolheram o curso, o qual possuía depoimento no vídeo (32,4%); grupo 2, de alunos que escolheram o curso, mas não possuía depoimento no vídeo (43,7%); e grupo 3, de alunos que não tinham decidido qual curso fariam ou não queriam seguir seus estudos no Ensino Superior (23,9%). Mais da metade dos alunos (60%) responderam que os vídeos contribuíram para a decisão de qual curso superior seguir.Unochapecó2017-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/364110.22196/rp.v19i41.3641Revista Pedagógica; Vol. 19 Núm. 41: Maio/Ago. 2017; 287-301Revista Pedagógica; v. 19 n. 41: Maio/Ago. 2017; 287-3011984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3641/2221Copyright (c) 2017 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessBergamaschi, Christyan LemosFerreira, Juliana SantosBatitucci, Maria do Carmo Pimentel2017-09-28T03:37:40Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/3641Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2017-09-28T03:37:40Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false
dc.title.none.fl_str_mv Esclarecimento sobre cursos superiores a alunos finalistas do ensino médio por depoimentos em vídeos
title Esclarecimento sobre cursos superiores a alunos finalistas do ensino médio por depoimentos em vídeos
spellingShingle Esclarecimento sobre cursos superiores a alunos finalistas do ensino médio por depoimentos em vídeos
Bergamaschi, Christyan Lemos
title_short Esclarecimento sobre cursos superiores a alunos finalistas do ensino médio por depoimentos em vídeos
title_full Esclarecimento sobre cursos superiores a alunos finalistas do ensino médio por depoimentos em vídeos
title_fullStr Esclarecimento sobre cursos superiores a alunos finalistas do ensino médio por depoimentos em vídeos
title_full_unstemmed Esclarecimento sobre cursos superiores a alunos finalistas do ensino médio por depoimentos em vídeos
title_sort Esclarecimento sobre cursos superiores a alunos finalistas do ensino médio por depoimentos em vídeos
author Bergamaschi, Christyan Lemos
author_facet Bergamaschi, Christyan Lemos
Ferreira, Juliana Santos
Batitucci, Maria do Carmo Pimentel
author_role author
author2 Ferreira, Juliana Santos
Batitucci, Maria do Carmo Pimentel
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bergamaschi, Christyan Lemos
Ferreira, Juliana Santos
Batitucci, Maria do Carmo Pimentel
description O presente trabalho tem o objetivo de fornecer maiores informações para o entendimento e a divulgação de cursos superiores, através de um estudo exploratório com os estudantes finalistas dos terceiros anos de uma escola pública de Vitória/ES. Buscando investigar aspectos relevantes para a decisão dos alunos, realizamos uma sessão de 20 vídeos com depoimentos de estudantes da graduação, além de questionários para compreender se esta dinâmica ajudou no esclarecimento dos cursos superiores. Com auxílio dos questionários, os alunos foram separados em três grupos: grupo 1, de alunos que escolheram o curso, o qual possuía depoimento no vídeo (32,4%); grupo 2, de alunos que escolheram o curso, mas não possuía depoimento no vídeo (43,7%); e grupo 3, de alunos que não tinham decidido qual curso fariam ou não queriam seguir seus estudos no Ensino Superior (23,9%). Mais da metade dos alunos (60%) responderam que os vídeos contribuíram para a decisão de qual curso superior seguir.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3641
10.22196/rp.v19i41.3641
url https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3641
identifier_str_mv 10.22196/rp.v19i41.3641
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3641/2221
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Pedagógica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Pedagógica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
dc.source.none.fl_str_mv Revista Pedagógica; Vol. 19 Núm. 41: Maio/Ago. 2017; 287-301
Revista Pedagógica; v. 19 n. 41: Maio/Ago. 2017; 287-301
1984-1566
reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron:UNOCHAPECO
instname_str Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron_str UNOCHAPECO
institution UNOCHAPECO
reponame_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
collection Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
repository.mail.fl_str_mv revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com
_version_ 1798320993791377408