Esclarecimento sobre cursos superiores a alunos finalistas do ensino médio por depoimentos em vídeos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
Texto Completo: | https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3641 |
Resumo: | O presente trabalho tem o objetivo de fornecer maiores informações para o entendimento e a divulgação de cursos superiores, através de um estudo exploratório com os estudantes finalistas dos terceiros anos de uma escola pública de Vitória/ES. Buscando investigar aspectos relevantes para a decisão dos alunos, realizamos uma sessão de 20 vídeos com depoimentos de estudantes da graduação, além de questionários para compreender se esta dinâmica ajudou no esclarecimento dos cursos superiores. Com auxílio dos questionários, os alunos foram separados em três grupos: grupo 1, de alunos que escolheram o curso, o qual possuía depoimento no vídeo (32,4%); grupo 2, de alunos que escolheram o curso, mas não possuía depoimento no vídeo (43,7%); e grupo 3, de alunos que não tinham decidido qual curso fariam ou não queriam seguir seus estudos no Ensino Superior (23,9%). Mais da metade dos alunos (60%) responderam que os vídeos contribuíram para a decisão de qual curso superior seguir. |
id |
UNOCHAPO-1_b8b4ac547f17957a74121695a9e82577 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/3641 |
network_acronym_str |
UNOCHAPO-1 |
network_name_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Esclarecimento sobre cursos superiores a alunos finalistas do ensino médio por depoimentos em vídeosO presente trabalho tem o objetivo de fornecer maiores informações para o entendimento e a divulgação de cursos superiores, através de um estudo exploratório com os estudantes finalistas dos terceiros anos de uma escola pública de Vitória/ES. Buscando investigar aspectos relevantes para a decisão dos alunos, realizamos uma sessão de 20 vídeos com depoimentos de estudantes da graduação, além de questionários para compreender se esta dinâmica ajudou no esclarecimento dos cursos superiores. Com auxílio dos questionários, os alunos foram separados em três grupos: grupo 1, de alunos que escolheram o curso, o qual possuía depoimento no vídeo (32,4%); grupo 2, de alunos que escolheram o curso, mas não possuía depoimento no vídeo (43,7%); e grupo 3, de alunos que não tinham decidido qual curso fariam ou não queriam seguir seus estudos no Ensino Superior (23,9%). Mais da metade dos alunos (60%) responderam que os vídeos contribuíram para a decisão de qual curso superior seguir.Unochapecó2017-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/364110.22196/rp.v19i41.3641Revista Pedagógica; Vol. 19 Núm. 41: Maio/Ago. 2017; 287-301Revista Pedagógica; v. 19 n. 41: Maio/Ago. 2017; 287-3011984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3641/2221Copyright (c) 2017 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessBergamaschi, Christyan LemosFerreira, Juliana SantosBatitucci, Maria do Carmo Pimentel2017-09-28T03:37:40Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/3641Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2017-09-28T03:37:40Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Esclarecimento sobre cursos superiores a alunos finalistas do ensino médio por depoimentos em vídeos |
title |
Esclarecimento sobre cursos superiores a alunos finalistas do ensino médio por depoimentos em vídeos |
spellingShingle |
Esclarecimento sobre cursos superiores a alunos finalistas do ensino médio por depoimentos em vídeos Bergamaschi, Christyan Lemos |
title_short |
Esclarecimento sobre cursos superiores a alunos finalistas do ensino médio por depoimentos em vídeos |
title_full |
Esclarecimento sobre cursos superiores a alunos finalistas do ensino médio por depoimentos em vídeos |
title_fullStr |
Esclarecimento sobre cursos superiores a alunos finalistas do ensino médio por depoimentos em vídeos |
title_full_unstemmed |
Esclarecimento sobre cursos superiores a alunos finalistas do ensino médio por depoimentos em vídeos |
title_sort |
Esclarecimento sobre cursos superiores a alunos finalistas do ensino médio por depoimentos em vídeos |
author |
Bergamaschi, Christyan Lemos |
author_facet |
Bergamaschi, Christyan Lemos Ferreira, Juliana Santos Batitucci, Maria do Carmo Pimentel |
author_role |
author |
author2 |
Ferreira, Juliana Santos Batitucci, Maria do Carmo Pimentel |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bergamaschi, Christyan Lemos Ferreira, Juliana Santos Batitucci, Maria do Carmo Pimentel |
description |
O presente trabalho tem o objetivo de fornecer maiores informações para o entendimento e a divulgação de cursos superiores, através de um estudo exploratório com os estudantes finalistas dos terceiros anos de uma escola pública de Vitória/ES. Buscando investigar aspectos relevantes para a decisão dos alunos, realizamos uma sessão de 20 vídeos com depoimentos de estudantes da graduação, além de questionários para compreender se esta dinâmica ajudou no esclarecimento dos cursos superiores. Com auxílio dos questionários, os alunos foram separados em três grupos: grupo 1, de alunos que escolheram o curso, o qual possuía depoimento no vídeo (32,4%); grupo 2, de alunos que escolheram o curso, mas não possuía depoimento no vídeo (43,7%); e grupo 3, de alunos que não tinham decidido qual curso fariam ou não queriam seguir seus estudos no Ensino Superior (23,9%). Mais da metade dos alunos (60%) responderam que os vídeos contribuíram para a decisão de qual curso superior seguir. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-08-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3641 10.22196/rp.v19i41.3641 |
url |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3641 |
identifier_str_mv |
10.22196/rp.v19i41.3641 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3641/2221 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Pedagógica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Pedagógica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Pedagógica; Vol. 19 Núm. 41: Maio/Ago. 2017; 287-301 Revista Pedagógica; v. 19 n. 41: Maio/Ago. 2017; 287-301 1984-1566 reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online) instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) instacron:UNOCHAPECO |
instname_str |
Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
instacron_str |
UNOCHAPECO |
institution |
UNOCHAPECO |
reponame_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
collection |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com |
_version_ |
1798320993791377408 |