SAÚDE NA ESCOLA E SUAS TECNOLOGIAS: um levantamento sobre o currículo dos cursos de Pedagogia do Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brito, Antonia Janieiry Ribeiro da Silva
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Nascimento, Karla Angélica Silva do
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
Texto Completo: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6968
Resumo: O presente estudo teve como objetivo analisar a relação Educação e Saúde nos currículos dos cursos de Pedagogia do Brasil para promoção da saúde na escola. De abordagem qualitativa, descritiva, do tipo pesquisa documental, o estudo analisou, como fonte, as informações disponíveis no e-MEC, sistema criado para tramitar os processos de regulamentação das instituições de ensino superior no credenciamento e recredenciamento de cursos. Dos 1.968 cursos de Pedagogia ativos no Brasil, foram analisados 396, com base no cálculo amostral com nível de confiança de 99% e margem de erro de 6. Os resultados mostram que há uma real necessidade de investimento na formação inicial relacionada à Educação e Saúde, visto que os(as) profissionais de ensino precisam também conhecer, planejar e desenvolver estratégias de ensino voltadas aos aspectos saudáveis das crianças na educação básica. Conclui-se que o autodidatismo é insuficiente para a promoção da saúde na escola, bem como para utilização de tecnologias voltadas à mediação didática dessa área de estudo. Por isso, a importância de prover momentos formativos coletivos para a formação inicial e continuada.
id UNOCHAPO-1_b971cbf4bc463cdd71b1a9f4ca65bb31
oai_identifier_str oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/6968
network_acronym_str UNOCHAPO-1
network_name_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository_id_str
spelling SAÚDE NA ESCOLA E SUAS TECNOLOGIAS: um levantamento sobre o currículo dos cursos de Pedagogia do BrasilPromoção da Saúde; Matriz curricular; Formação inicial O presente estudo teve como objetivo analisar a relação Educação e Saúde nos currículos dos cursos de Pedagogia do Brasil para promoção da saúde na escola. De abordagem qualitativa, descritiva, do tipo pesquisa documental, o estudo analisou, como fonte, as informações disponíveis no e-MEC, sistema criado para tramitar os processos de regulamentação das instituições de ensino superior no credenciamento e recredenciamento de cursos. Dos 1.968 cursos de Pedagogia ativos no Brasil, foram analisados 396, com base no cálculo amostral com nível de confiança de 99% e margem de erro de 6. Os resultados mostram que há uma real necessidade de investimento na formação inicial relacionada à Educação e Saúde, visto que os(as) profissionais de ensino precisam também conhecer, planejar e desenvolver estratégias de ensino voltadas aos aspectos saudáveis das crianças na educação básica. Conclui-se que o autodidatismo é insuficiente para a promoção da saúde na escola, bem como para utilização de tecnologias voltadas à mediação didática dessa área de estudo. Por isso, a importância de prover momentos formativos coletivos para a formação inicial e continuada.Unochapecó2023-06-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/696810.22196/rp.v25i1.6968Revista Pedagógica; Vol. 25 (2023): Temática Livre - jan. / dez.; 1-19Revista Pedagógica; v. 25 (2023): Temática Livre - jan. / dez.; 1-191984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6968/3954Copyright (c) 2023 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessBrito, Antonia Janieiry Ribeiro da SilvaNascimento, Karla Angélica Silva do2024-03-26T18:46:40Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/6968Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2024-03-26T18:46:40Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false
dc.title.none.fl_str_mv SAÚDE NA ESCOLA E SUAS TECNOLOGIAS: um levantamento sobre o currículo dos cursos de Pedagogia do Brasil
title SAÚDE NA ESCOLA E SUAS TECNOLOGIAS: um levantamento sobre o currículo dos cursos de Pedagogia do Brasil
spellingShingle SAÚDE NA ESCOLA E SUAS TECNOLOGIAS: um levantamento sobre o currículo dos cursos de Pedagogia do Brasil
Brito, Antonia Janieiry Ribeiro da Silva
Promoção da Saúde;
Matriz curricular;
Formação inicial
title_short SAÚDE NA ESCOLA E SUAS TECNOLOGIAS: um levantamento sobre o currículo dos cursos de Pedagogia do Brasil
title_full SAÚDE NA ESCOLA E SUAS TECNOLOGIAS: um levantamento sobre o currículo dos cursos de Pedagogia do Brasil
title_fullStr SAÚDE NA ESCOLA E SUAS TECNOLOGIAS: um levantamento sobre o currículo dos cursos de Pedagogia do Brasil
title_full_unstemmed SAÚDE NA ESCOLA E SUAS TECNOLOGIAS: um levantamento sobre o currículo dos cursos de Pedagogia do Brasil
title_sort SAÚDE NA ESCOLA E SUAS TECNOLOGIAS: um levantamento sobre o currículo dos cursos de Pedagogia do Brasil
author Brito, Antonia Janieiry Ribeiro da Silva
author_facet Brito, Antonia Janieiry Ribeiro da Silva
Nascimento, Karla Angélica Silva do
author_role author
author2 Nascimento, Karla Angélica Silva do
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brito, Antonia Janieiry Ribeiro da Silva
Nascimento, Karla Angélica Silva do
dc.subject.por.fl_str_mv Promoção da Saúde;
Matriz curricular;
Formação inicial
topic Promoção da Saúde;
Matriz curricular;
Formação inicial
description O presente estudo teve como objetivo analisar a relação Educação e Saúde nos currículos dos cursos de Pedagogia do Brasil para promoção da saúde na escola. De abordagem qualitativa, descritiva, do tipo pesquisa documental, o estudo analisou, como fonte, as informações disponíveis no e-MEC, sistema criado para tramitar os processos de regulamentação das instituições de ensino superior no credenciamento e recredenciamento de cursos. Dos 1.968 cursos de Pedagogia ativos no Brasil, foram analisados 396, com base no cálculo amostral com nível de confiança de 99% e margem de erro de 6. Os resultados mostram que há uma real necessidade de investimento na formação inicial relacionada à Educação e Saúde, visto que os(as) profissionais de ensino precisam também conhecer, planejar e desenvolver estratégias de ensino voltadas aos aspectos saudáveis das crianças na educação básica. Conclui-se que o autodidatismo é insuficiente para a promoção da saúde na escola, bem como para utilização de tecnologias voltadas à mediação didática dessa área de estudo. Por isso, a importância de prover momentos formativos coletivos para a formação inicial e continuada.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6968
10.22196/rp.v25i1.6968
url https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6968
identifier_str_mv 10.22196/rp.v25i1.6968
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6968/3954
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Pedagógica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Pedagógica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
dc.source.none.fl_str_mv Revista Pedagógica; Vol. 25 (2023): Temática Livre - jan. / dez.; 1-19
Revista Pedagógica; v. 25 (2023): Temática Livre - jan. / dez.; 1-19
1984-1566
reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron:UNOCHAPECO
instname_str Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron_str UNOCHAPECO
institution UNOCHAPECO
reponame_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
collection Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
repository.mail.fl_str_mv revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com
_version_ 1798320991539036160