A matriz curricular de cursos de licenciatura e sua interface com a modalidade educação do campo: análise crítica para reflexão de uma realidade concreta

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Farias, Marnilde Silva de
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Melo, Lana Cristina Barbosa de, Cattaneo, Caroline Coelho, Matos, Maristela Bortolon de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/32879
Resumo: FARIAS, Marnilde Silva de; MELO, Lana Cristina Barbosa de; CATTANEO, Caroline Coelho; MATOS, Maristela Bortolon de. A matriz curricular de cursos de licenciatura e sua interface com a modalidade educação do campo: análise crítica para reflexão de uma realidade concreta. Revista Educação em Debate, Fortaleza, v. 39, n. 74, p. 19-34, jul./dez. 2017.
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spelling A matriz curricular de cursos de licenciatura e sua interface com a modalidade educação do campo: análise crítica para reflexão de uma realidade concretaThe curricular matrix of licensing courses and its interface with the modality of field education: critical analysis for reflection of a concrete realityEducação no CampoFormação inicialLicenciaturasMatriz curricularFARIAS, Marnilde Silva de; MELO, Lana Cristina Barbosa de; CATTANEO, Caroline Coelho; MATOS, Maristela Bortolon de. A matriz curricular de cursos de licenciatura e sua interface com a modalidade educação do campo: análise crítica para reflexão de uma realidade concreta. Revista Educação em Debate, Fortaleza, v. 39, n. 74, p. 19-34, jul./dez. 2017.This article analyzes the curricula of the initial formation of teachers and their interface with the education of the field. The National Curriculum Guidelines for the Education of Teachers of Basic Education at the Higher Level guide that undergraduate and full undergraduate courses contemplate a set of principles, fundamentals and procedures in the curricular organization of the course, thus promoting in its teaching and learning processes. Learning, all stages and modalities of Basic Education. In the light of the above, this paper aims to know if the curricula of undergraduate courses contemplate the field education modality. For that, a qualitative approach was used, based on bibliographical and documentary research. We analyzed the curricular matrices of four undergraduate courses of a public institution and the training proposals of the course plan, as well as the official documents that regulate the curricula. It was verified, through the analysis, that the matrices of the courses analyzed do not contemplate, in their proposals, the modality education of the field as axis of didactic-practical actions, however, it was possible to perceive that the modalities Education of Young and Adults, Education Indigenous and Special / Inclusive Education are foreseen in the training, therefore, there is a need to adapt the initial teacher training proposals, considering that the curricula have the character of guiding the formation and, for this, they must contemplate and guarantee the approach Of all stages and modalities of basic education and, thus, may allow a space of integral construction and formation.Este artigo analisa os currículos da formação inicial de professores e sua interface com a educação do campo. As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica em Nível Superior indicam que os cursos de licenciatura e de graduação plena contemplem um conjunto de princípios, fundamentos e procedimentos na organização curricular de curso, promovendo, assim, em seus processos de ensino e aprendizagem, todas as etapas e modalidades da educação básica. Diante do exposto, este trabalho surge com o intuito de saber se os currículos de cursos de licenciatura contemplam a modalidade educação do campo. Para tanto, utilizou-se uma abordagem qualitativa, com base na pesquisa bibliográfica e na documental. Foram analisadas as matrizes curriculares de quatro cursos de licenciatura de uma instituição pública e as propostas de formação do plano de curso, bem como os documentos oficiais que regulamentam os currículos. Constatou-se, por meio da análise, que as matrizes dos cursos analisados não contemplam, em suas propostas, a modalidade Educação do Campo como eixo de ações didático-práticas; porém, foi possível perceber que as modalidades Educação de Jovens e Adultos, Educação Indígena, e Educação Especial/Inclusiva estão previstas na formação. Há, portanto, a necessidade de adequação das propostas de formação inicial de professores, considerando que os currículos possuem um caráter norteador na formação e, para isso, precisam contemplar e garantir a abordagem de todas as etapas e modalidades da educação básica; desse modo, poderão permitir um espaço de construção e formação integral.Revista Educação em Debate2018-06-14T14:10:46Z2018-06-14T14:10:46Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfFarias, M. S.; Melo, L. C. B.; Cattaneo, C. C.; Matos, M. B. (2017)2526-0847 (online)0102-1117 (impresso)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/32879Farias, Marnilde Silva deMelo, Lana Cristina Barbosa deCattaneo, Caroline CoelhoMatos, Maristela Bortolon deinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-12-11T18:43:41Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/32879Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:21:04.826467Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
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