A AGENDA DA PRODUTIVIDADE DA CONFEDERAÇÃO NACIONAL DA INDÚSTRIA: qual o papel da (contra) reforma do ensino médio?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
Texto Completo: | https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/5798 |
Resumo: | O presente texto se propõe a discutir a interseção entre agenda de incremento da produtividade por parte da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e a (contra)Reforma do Ensino Médio (Lei nº 13.415/2017). Destacamos as premissas advogadas pela CNI para a formação da força de trabalho em uma etapa histórica da produção industrial que tem sido denominada como Indústria 4.0. Para tanto, o texto identifica a definição corrente de produtividade, bem como questiona os limites estruturais do incremento da produtividade no Brasil. Ao pôr em pauta a agenda de incremento da produtividade pela CNI, apresentamos suas principais formulações acerca da educação de nível médio e profissional, para então concluir se o pressuposto formativo da (contra)Reforma do Ensino Médio se coaduna com as demandas propugnadas pela CNI. |
id |
UNOCHAPO-1_b9ebdd738944da2d277f497d1efde364 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/5798 |
network_acronym_str |
UNOCHAPO-1 |
network_name_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A AGENDA DA PRODUTIVIDADE DA CONFEDERAÇÃO NACIONAL DA INDÚSTRIA: qual o papel da (contra) reforma do ensino médio?ProdutividadeEnsino MédioPolítica PúblicaIndústria 4.0Trabalho-EducaçãoO presente texto se propõe a discutir a interseção entre agenda de incremento da produtividade por parte da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e a (contra)Reforma do Ensino Médio (Lei nº 13.415/2017). Destacamos as premissas advogadas pela CNI para a formação da força de trabalho em uma etapa histórica da produção industrial que tem sido denominada como Indústria 4.0. Para tanto, o texto identifica a definição corrente de produtividade, bem como questiona os limites estruturais do incremento da produtividade no Brasil. Ao pôr em pauta a agenda de incremento da produtividade pela CNI, apresentamos suas principais formulações acerca da educação de nível médio e profissional, para então concluir se o pressuposto formativo da (contra)Reforma do Ensino Médio se coaduna com as demandas propugnadas pela CNI.Unochapecó2020-12-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/579810.22196/rp.v22i0.5798Revista Pedagógica; Vol. 22 (2020); 1-27Revista Pedagógica; v. 22 (2020); 1-271984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/5798/3214Copyright (c) 2020 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessMouriño de Mello, Livia Gawryszewski, Bruno2020-11-18T15:11:21Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/5798Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2020-11-18T15:11:21Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A AGENDA DA PRODUTIVIDADE DA CONFEDERAÇÃO NACIONAL DA INDÚSTRIA: qual o papel da (contra) reforma do ensino médio? |
title |
A AGENDA DA PRODUTIVIDADE DA CONFEDERAÇÃO NACIONAL DA INDÚSTRIA: qual o papel da (contra) reforma do ensino médio? |
spellingShingle |
A AGENDA DA PRODUTIVIDADE DA CONFEDERAÇÃO NACIONAL DA INDÚSTRIA: qual o papel da (contra) reforma do ensino médio? Mouriño de Mello, Livia Produtividade Ensino Médio Política Pública Indústria 4.0 Trabalho-Educação |
title_short |
A AGENDA DA PRODUTIVIDADE DA CONFEDERAÇÃO NACIONAL DA INDÚSTRIA: qual o papel da (contra) reforma do ensino médio? |
title_full |
A AGENDA DA PRODUTIVIDADE DA CONFEDERAÇÃO NACIONAL DA INDÚSTRIA: qual o papel da (contra) reforma do ensino médio? |
title_fullStr |
A AGENDA DA PRODUTIVIDADE DA CONFEDERAÇÃO NACIONAL DA INDÚSTRIA: qual o papel da (contra) reforma do ensino médio? |
title_full_unstemmed |
A AGENDA DA PRODUTIVIDADE DA CONFEDERAÇÃO NACIONAL DA INDÚSTRIA: qual o papel da (contra) reforma do ensino médio? |
title_sort |
A AGENDA DA PRODUTIVIDADE DA CONFEDERAÇÃO NACIONAL DA INDÚSTRIA: qual o papel da (contra) reforma do ensino médio? |
author |
Mouriño de Mello, Livia |
author_facet |
Mouriño de Mello, Livia Gawryszewski, Bruno |
author_role |
author |
author2 |
Gawryszewski, Bruno |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mouriño de Mello, Livia Gawryszewski, Bruno |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Produtividade Ensino Médio Política Pública Indústria 4.0 Trabalho-Educação |
topic |
Produtividade Ensino Médio Política Pública Indústria 4.0 Trabalho-Educação |
description |
O presente texto se propõe a discutir a interseção entre agenda de incremento da produtividade por parte da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e a (contra)Reforma do Ensino Médio (Lei nº 13.415/2017). Destacamos as premissas advogadas pela CNI para a formação da força de trabalho em uma etapa histórica da produção industrial que tem sido denominada como Indústria 4.0. Para tanto, o texto identifica a definição corrente de produtividade, bem como questiona os limites estruturais do incremento da produtividade no Brasil. Ao pôr em pauta a agenda de incremento da produtividade pela CNI, apresentamos suas principais formulações acerca da educação de nível médio e profissional, para então concluir se o pressuposto formativo da (contra)Reforma do Ensino Médio se coaduna com as demandas propugnadas pela CNI. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/5798 10.22196/rp.v22i0.5798 |
url |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/5798 |
identifier_str_mv |
10.22196/rp.v22i0.5798 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/5798/3214 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Pedagógica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Pedagógica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Pedagógica; Vol. 22 (2020); 1-27 Revista Pedagógica; v. 22 (2020); 1-27 1984-1566 reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online) instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) instacron:UNOCHAPECO |
instname_str |
Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
instacron_str |
UNOCHAPECO |
institution |
UNOCHAPECO |
reponame_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
collection |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com |
_version_ |
1798320996078321664 |