A AGENDA DA PRODUTIVIDADE DA CONFEDERAÇÃO NACIONAL DA INDÚSTRIA: qual o papel da (contra) reforma do ensino médio?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mouriño de Mello, Livia
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Gawryszewski, Bruno
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
Texto Completo: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/5798
Resumo: O presente texto se propõe a discutir a interseção entre agenda de incremento da produtividade por parte da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e a (contra)Reforma do Ensino Médio (Lei nº 13.415/2017). Destacamos as premissas advogadas pela CNI para a formação da força de trabalho em uma etapa histórica da produção industrial que tem sido denominada como Indústria 4.0. Para tanto, o texto identifica a definição corrente de produtividade, bem como questiona os limites estruturais do incremento da produtividade no Brasil. Ao pôr em pauta a agenda de incremento da produtividade pela CNI, apresentamos suas principais formulações acerca da educação de nível médio e profissional, para então concluir se o pressuposto formativo da (contra)Reforma do Ensino Médio se coaduna com as demandas propugnadas pela CNI.
id UNOCHAPO-1_b9ebdd738944da2d277f497d1efde364
oai_identifier_str oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/5798
network_acronym_str UNOCHAPO-1
network_name_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository_id_str
spelling A AGENDA DA PRODUTIVIDADE DA CONFEDERAÇÃO NACIONAL DA INDÚSTRIA: qual o papel da (contra) reforma do ensino médio?ProdutividadeEnsino MédioPolítica PúblicaIndústria 4.0Trabalho-EducaçãoO presente texto se propõe a discutir a interseção entre agenda de incremento da produtividade por parte da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e a (contra)Reforma do Ensino Médio (Lei nº 13.415/2017). Destacamos as premissas advogadas pela CNI para a formação da força de trabalho em uma etapa histórica da produção industrial que tem sido denominada como Indústria 4.0. Para tanto, o texto identifica a definição corrente de produtividade, bem como questiona os limites estruturais do incremento da produtividade no Brasil. Ao pôr em pauta a agenda de incremento da produtividade pela CNI, apresentamos suas principais formulações acerca da educação de nível médio e profissional, para então concluir se o pressuposto formativo da (contra)Reforma do Ensino Médio se coaduna com as demandas propugnadas pela CNI.Unochapecó2020-12-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/579810.22196/rp.v22i0.5798Revista Pedagógica; Vol. 22 (2020); 1-27Revista Pedagógica; v. 22 (2020); 1-271984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/5798/3214Copyright (c) 2020 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessMouriño de Mello, Livia Gawryszewski, Bruno2020-11-18T15:11:21Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/5798Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2020-11-18T15:11:21Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false
dc.title.none.fl_str_mv A AGENDA DA PRODUTIVIDADE DA CONFEDERAÇÃO NACIONAL DA INDÚSTRIA: qual o papel da (contra) reforma do ensino médio?
title A AGENDA DA PRODUTIVIDADE DA CONFEDERAÇÃO NACIONAL DA INDÚSTRIA: qual o papel da (contra) reforma do ensino médio?
spellingShingle A AGENDA DA PRODUTIVIDADE DA CONFEDERAÇÃO NACIONAL DA INDÚSTRIA: qual o papel da (contra) reforma do ensino médio?
Mouriño de Mello, Livia
Produtividade
Ensino Médio
Política Pública
Indústria 4.0
Trabalho-Educação
title_short A AGENDA DA PRODUTIVIDADE DA CONFEDERAÇÃO NACIONAL DA INDÚSTRIA: qual o papel da (contra) reforma do ensino médio?
title_full A AGENDA DA PRODUTIVIDADE DA CONFEDERAÇÃO NACIONAL DA INDÚSTRIA: qual o papel da (contra) reforma do ensino médio?
title_fullStr A AGENDA DA PRODUTIVIDADE DA CONFEDERAÇÃO NACIONAL DA INDÚSTRIA: qual o papel da (contra) reforma do ensino médio?
title_full_unstemmed A AGENDA DA PRODUTIVIDADE DA CONFEDERAÇÃO NACIONAL DA INDÚSTRIA: qual o papel da (contra) reforma do ensino médio?
title_sort A AGENDA DA PRODUTIVIDADE DA CONFEDERAÇÃO NACIONAL DA INDÚSTRIA: qual o papel da (contra) reforma do ensino médio?
author Mouriño de Mello, Livia
author_facet Mouriño de Mello, Livia
Gawryszewski, Bruno
author_role author
author2 Gawryszewski, Bruno
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mouriño de Mello, Livia
Gawryszewski, Bruno
dc.subject.por.fl_str_mv Produtividade
Ensino Médio
Política Pública
Indústria 4.0
Trabalho-Educação
topic Produtividade
Ensino Médio
Política Pública
Indústria 4.0
Trabalho-Educação
description O presente texto se propõe a discutir a interseção entre agenda de incremento da produtividade por parte da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e a (contra)Reforma do Ensino Médio (Lei nº 13.415/2017). Destacamos as premissas advogadas pela CNI para a formação da força de trabalho em uma etapa histórica da produção industrial que tem sido denominada como Indústria 4.0. Para tanto, o texto identifica a definição corrente de produtividade, bem como questiona os limites estruturais do incremento da produtividade no Brasil. Ao pôr em pauta a agenda de incremento da produtividade pela CNI, apresentamos suas principais formulações acerca da educação de nível médio e profissional, para então concluir se o pressuposto formativo da (contra)Reforma do Ensino Médio se coaduna com as demandas propugnadas pela CNI.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/5798
10.22196/rp.v22i0.5798
url https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/5798
identifier_str_mv 10.22196/rp.v22i0.5798
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/5798/3214
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Pedagógica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Pedagógica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
dc.source.none.fl_str_mv Revista Pedagógica; Vol. 22 (2020); 1-27
Revista Pedagógica; v. 22 (2020); 1-27
1984-1566
reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron:UNOCHAPECO
instname_str Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron_str UNOCHAPECO
institution UNOCHAPECO
reponame_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
collection Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
repository.mail.fl_str_mv revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com
_version_ 1798320996078321664