A delimitação dos ciclos de aprendizagem e a periodização do desenvolvimento psicológico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
Texto Completo: | https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/92 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é contribuir para a discussão sobre a questão da organização da escolarização em ciclos de aprendizagem. No texto afirma-se que existem lacunas na pesquisa sobre essa modalidade de organização pedagógica, sobretudo em relação aos seus fundamentos psicológicos. Destaca-se o problema da delimitação dos limiares inferior e superior dos ciclos, e argumenta-se que é justamente nesse aspecto que se encontra a questão mais difícil para a pesquisa psicológica nessa área. O texto apresenta alguns aspectos da teoria vygotskiana sobre o desenvolvimento psicológico e, com base no conceito de situação social de desenvolvimento e na periodização elaborada por Vygotski, sugere uma periodização de ciclos de aprendizagem. Não obstante, o trabalho conclui afirmando que tal sugestão deve ser encarada tão somente como uma provocação, no sentido de suscitar o levantamento de temáticas para a pesquisa sobre fundamentos psicológicos para projetos pedagógicos de ciclos de aprendizagem. |
id |
UNOCHAPO-1_bd0b70ebc6cdb39e290217a4910d44ff |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/92 |
network_acronym_str |
UNOCHAPO-1 |
network_name_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A delimitação dos ciclos de aprendizagem e a periodização do desenvolvimento psicológicoO objetivo deste trabalho é contribuir para a discussão sobre a questão da organização da escolarização em ciclos de aprendizagem. No texto afirma-se que existem lacunas na pesquisa sobre essa modalidade de organização pedagógica, sobretudo em relação aos seus fundamentos psicológicos. Destaca-se o problema da delimitação dos limiares inferior e superior dos ciclos, e argumenta-se que é justamente nesse aspecto que se encontra a questão mais difícil para a pesquisa psicológica nessa área. O texto apresenta alguns aspectos da teoria vygotskiana sobre o desenvolvimento psicológico e, com base no conceito de situação social de desenvolvimento e na periodização elaborada por Vygotski, sugere uma periodização de ciclos de aprendizagem. Não obstante, o trabalho conclui afirmando que tal sugestão deve ser encarada tão somente como uma provocação, no sentido de suscitar o levantamento de temáticas para a pesquisa sobre fundamentos psicológicos para projetos pedagógicos de ciclos de aprendizagem.Unochapecó2008-10-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/9210.22196/rp.v10i20.92Revista Pedagógica; Vol. 10 Núm. 20: Jan./Jun. 2008; 59 a 76Revista Pedagógica; v. 10 n. 20: Jan./Jun. 2008; 59 a 761984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/92/44Copyright (c) 2016 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessTeixeira, Edival Sebastião2016-11-25T16:36:00Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/92Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2016-11-25T16:36Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A delimitação dos ciclos de aprendizagem e a periodização do desenvolvimento psicológico |
title |
A delimitação dos ciclos de aprendizagem e a periodização do desenvolvimento psicológico |
spellingShingle |
A delimitação dos ciclos de aprendizagem e a periodização do desenvolvimento psicológico Teixeira, Edival Sebastião |
title_short |
A delimitação dos ciclos de aprendizagem e a periodização do desenvolvimento psicológico |
title_full |
A delimitação dos ciclos de aprendizagem e a periodização do desenvolvimento psicológico |
title_fullStr |
A delimitação dos ciclos de aprendizagem e a periodização do desenvolvimento psicológico |
title_full_unstemmed |
A delimitação dos ciclos de aprendizagem e a periodização do desenvolvimento psicológico |
title_sort |
A delimitação dos ciclos de aprendizagem e a periodização do desenvolvimento psicológico |
author |
Teixeira, Edival Sebastião |
author_facet |
Teixeira, Edival Sebastião |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Teixeira, Edival Sebastião |
description |
O objetivo deste trabalho é contribuir para a discussão sobre a questão da organização da escolarização em ciclos de aprendizagem. No texto afirma-se que existem lacunas na pesquisa sobre essa modalidade de organização pedagógica, sobretudo em relação aos seus fundamentos psicológicos. Destaca-se o problema da delimitação dos limiares inferior e superior dos ciclos, e argumenta-se que é justamente nesse aspecto que se encontra a questão mais difícil para a pesquisa psicológica nessa área. O texto apresenta alguns aspectos da teoria vygotskiana sobre o desenvolvimento psicológico e, com base no conceito de situação social de desenvolvimento e na periodização elaborada por Vygotski, sugere uma periodização de ciclos de aprendizagem. Não obstante, o trabalho conclui afirmando que tal sugestão deve ser encarada tão somente como uma provocação, no sentido de suscitar o levantamento de temáticas para a pesquisa sobre fundamentos psicológicos para projetos pedagógicos de ciclos de aprendizagem. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-10-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/92 10.22196/rp.v10i20.92 |
url |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/92 |
identifier_str_mv |
10.22196/rp.v10i20.92 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/92/44 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Pedagógica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Pedagógica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Pedagógica; Vol. 10 Núm. 20: Jan./Jun. 2008; 59 a 76 Revista Pedagógica; v. 10 n. 20: Jan./Jun. 2008; 59 a 76 1984-1566 reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online) instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) instacron:UNOCHAPECO |
instname_str |
Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
instacron_str |
UNOCHAPECO |
institution |
UNOCHAPECO |
reponame_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
collection |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com |
_version_ |
1798320991642845184 |