A delimitação dos ciclos de aprendizagem e a periodização do desenvolvimento psicológico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Edival Sebastião
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
Texto Completo: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/92
Resumo: O objetivo deste trabalho é contribuir para a discussão sobre a questão da organização da escolarização em ciclos de aprendizagem. No texto afirma-se que existem lacunas na pesquisa sobre essa modalidade de organização pedagógica, sobretudo em relação aos seus fundamentos psicológicos. Destaca-se o problema da delimitação dos limiares inferior e superior dos ciclos, e argumenta-se que é justamente nesse aspecto que se encontra a questão mais difícil para a pesquisa psicológica nessa área. O texto apresenta alguns aspectos da teoria vygotskiana sobre o desenvolvimento psicológico e, com base no conceito de situação social de desenvolvimento e na periodização elaborada por Vygotski, sugere uma periodização de ciclos de aprendizagem. Não obstante, o trabalho conclui afirmando que tal sugestão deve ser encarada tão somente como uma provocação, no sentido de suscitar o levantamento de temáticas para a pesquisa sobre fundamentos psicológicos para projetos pedagógicos de ciclos de aprendizagem.
id UNOCHAPO-1_bd0b70ebc6cdb39e290217a4910d44ff
oai_identifier_str oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/92
network_acronym_str UNOCHAPO-1
network_name_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository_id_str
spelling A delimitação dos ciclos de aprendizagem e a periodização do desenvolvimento psicológicoO objetivo deste trabalho é contribuir para a discussão sobre a questão da organização da escolarização em ciclos de aprendizagem. No texto afirma-se que existem lacunas na pesquisa sobre essa modalidade de organização pedagógica, sobretudo em relação aos seus fundamentos psicológicos. Destaca-se o problema da delimitação dos limiares inferior e superior dos ciclos, e argumenta-se que é justamente nesse aspecto que se encontra a questão mais difícil para a pesquisa psicológica nessa área. O texto apresenta alguns aspectos da teoria vygotskiana sobre o desenvolvimento psicológico e, com base no conceito de situação social de desenvolvimento e na periodização elaborada por Vygotski, sugere uma periodização de ciclos de aprendizagem. Não obstante, o trabalho conclui afirmando que tal sugestão deve ser encarada tão somente como uma provocação, no sentido de suscitar o levantamento de temáticas para a pesquisa sobre fundamentos psicológicos para projetos pedagógicos de ciclos de aprendizagem.Unochapecó2008-10-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/9210.22196/rp.v10i20.92Revista Pedagógica; Vol. 10 Núm. 20: Jan./Jun. 2008; 59 a 76Revista Pedagógica; v. 10 n. 20: Jan./Jun. 2008; 59 a 761984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/92/44Copyright (c) 2016 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessTeixeira, Edival Sebastião2016-11-25T16:36:00Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/92Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2016-11-25T16:36Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false
dc.title.none.fl_str_mv A delimitação dos ciclos de aprendizagem e a periodização do desenvolvimento psicológico
title A delimitação dos ciclos de aprendizagem e a periodização do desenvolvimento psicológico
spellingShingle A delimitação dos ciclos de aprendizagem e a periodização do desenvolvimento psicológico
Teixeira, Edival Sebastião
title_short A delimitação dos ciclos de aprendizagem e a periodização do desenvolvimento psicológico
title_full A delimitação dos ciclos de aprendizagem e a periodização do desenvolvimento psicológico
title_fullStr A delimitação dos ciclos de aprendizagem e a periodização do desenvolvimento psicológico
title_full_unstemmed A delimitação dos ciclos de aprendizagem e a periodização do desenvolvimento psicológico
title_sort A delimitação dos ciclos de aprendizagem e a periodização do desenvolvimento psicológico
author Teixeira, Edival Sebastião
author_facet Teixeira, Edival Sebastião
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, Edival Sebastião
description O objetivo deste trabalho é contribuir para a discussão sobre a questão da organização da escolarização em ciclos de aprendizagem. No texto afirma-se que existem lacunas na pesquisa sobre essa modalidade de organização pedagógica, sobretudo em relação aos seus fundamentos psicológicos. Destaca-se o problema da delimitação dos limiares inferior e superior dos ciclos, e argumenta-se que é justamente nesse aspecto que se encontra a questão mais difícil para a pesquisa psicológica nessa área. O texto apresenta alguns aspectos da teoria vygotskiana sobre o desenvolvimento psicológico e, com base no conceito de situação social de desenvolvimento e na periodização elaborada por Vygotski, sugere uma periodização de ciclos de aprendizagem. Não obstante, o trabalho conclui afirmando que tal sugestão deve ser encarada tão somente como uma provocação, no sentido de suscitar o levantamento de temáticas para a pesquisa sobre fundamentos psicológicos para projetos pedagógicos de ciclos de aprendizagem.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-10-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/92
10.22196/rp.v10i20.92
url https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/92
identifier_str_mv 10.22196/rp.v10i20.92
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/92/44
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Pedagógica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Pedagógica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
dc.source.none.fl_str_mv Revista Pedagógica; Vol. 10 Núm. 20: Jan./Jun. 2008; 59 a 76
Revista Pedagógica; v. 10 n. 20: Jan./Jun. 2008; 59 a 76
1984-1566
reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron:UNOCHAPECO
instname_str Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron_str UNOCHAPECO
institution UNOCHAPECO
reponame_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
collection Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
repository.mail.fl_str_mv revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com
_version_ 1798320991642845184