Projetos em mídia-educação na rede municipal de Porto Alegre: a educomunicação como discurso e a pedagogia instrumental de uso dos meios como prática / Projects in media education in public schools of Porto Alegre: educommunication as discourse and instru
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
Texto Completo: | https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1566 |
Resumo: | O presente artigo analisa os princípios curriculares de um projetode mídia-educação desenvolvido em uma escola municipal de Porto Alegre,o qual é amparado pelo Projeto Alunos em Rede - Mídias Escolares, daSecretaria Municipal de Educação (SMED). Os dados e análises apresentadosforam obtidos no desenvolvimento de uma pesquisa, de cunho etnográfico,realizada em 2012. Discute-se, inicialmente, o campo da mídia-educação e,depois, o conceito de educomunicação e sua relação com a tradição crítica,visto que o termo é um dos pilares conceituais da SMED. Em seguida,apresentam-se alguns princípios curriculares em mídia-educação críticano contexto internacional para, depois, discutir algumas aproximações eafastamentos que o projeto, no contexto de sala de aula, opera no que dizrespeito às propostas críticas em educação. |
id |
UNOCHAPO-1_c006b9aab1f84d142ece2efdf63fed03 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/1566 |
network_acronym_str |
UNOCHAPO-1 |
network_name_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Projetos em mídia-educação na rede municipal de Porto Alegre: a educomunicação como discurso e a pedagogia instrumental de uso dos meios como prática / Projects in media education in public schools of Porto Alegre: educommunication as discourse and instruEducação Popular. Educação Intercultural. Formação Relacional.O presente artigo analisa os princípios curriculares de um projetode mídia-educação desenvolvido em uma escola municipal de Porto Alegre,o qual é amparado pelo Projeto Alunos em Rede - Mídias Escolares, daSecretaria Municipal de Educação (SMED). Os dados e análises apresentadosforam obtidos no desenvolvimento de uma pesquisa, de cunho etnográfico,realizada em 2012. Discute-se, inicialmente, o campo da mídia-educação e,depois, o conceito de educomunicação e sua relação com a tradição crítica,visto que o termo é um dos pilares conceituais da SMED. Em seguida,apresentam-se alguns princípios curriculares em mídia-educação críticano contexto internacional para, depois, discutir algumas aproximações eafastamentos que o projeto, no contexto de sala de aula, opera no que dizrespeito às propostas críticas em educação.Unochapecó2013-08-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/156610.22196/rp.v15i30.1566Revista Pedagógica; Vol. 15 Núm. 30: Jan./Jun. 2013; 105-132Revista Pedagógica; v. 15 n. 30: Jan./Jun. 2013; 105-1321984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1566/871Copyright (c) 2016 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessRamos, Rodrigo2016-11-25T16:39:53Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/1566Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2016-11-25T16:39:53Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Projetos em mídia-educação na rede municipal de Porto Alegre: a educomunicação como discurso e a pedagogia instrumental de uso dos meios como prática / Projects in media education in public schools of Porto Alegre: educommunication as discourse and instru |
title |
Projetos em mídia-educação na rede municipal de Porto Alegre: a educomunicação como discurso e a pedagogia instrumental de uso dos meios como prática / Projects in media education in public schools of Porto Alegre: educommunication as discourse and instru |
spellingShingle |
Projetos em mídia-educação na rede municipal de Porto Alegre: a educomunicação como discurso e a pedagogia instrumental de uso dos meios como prática / Projects in media education in public schools of Porto Alegre: educommunication as discourse and instru Ramos, Rodrigo Educação Popular. Educação Intercultural. Formação Relacional. |
title_short |
Projetos em mídia-educação na rede municipal de Porto Alegre: a educomunicação como discurso e a pedagogia instrumental de uso dos meios como prática / Projects in media education in public schools of Porto Alegre: educommunication as discourse and instru |
title_full |
Projetos em mídia-educação na rede municipal de Porto Alegre: a educomunicação como discurso e a pedagogia instrumental de uso dos meios como prática / Projects in media education in public schools of Porto Alegre: educommunication as discourse and instru |
title_fullStr |
Projetos em mídia-educação na rede municipal de Porto Alegre: a educomunicação como discurso e a pedagogia instrumental de uso dos meios como prática / Projects in media education in public schools of Porto Alegre: educommunication as discourse and instru |
title_full_unstemmed |
Projetos em mídia-educação na rede municipal de Porto Alegre: a educomunicação como discurso e a pedagogia instrumental de uso dos meios como prática / Projects in media education in public schools of Porto Alegre: educommunication as discourse and instru |
title_sort |
Projetos em mídia-educação na rede municipal de Porto Alegre: a educomunicação como discurso e a pedagogia instrumental de uso dos meios como prática / Projects in media education in public schools of Porto Alegre: educommunication as discourse and instru |
author |
Ramos, Rodrigo |
author_facet |
Ramos, Rodrigo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ramos, Rodrigo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Popular. Educação Intercultural. Formação Relacional. |
topic |
Educação Popular. Educação Intercultural. Formação Relacional. |
description |
O presente artigo analisa os princípios curriculares de um projetode mídia-educação desenvolvido em uma escola municipal de Porto Alegre,o qual é amparado pelo Projeto Alunos em Rede - Mídias Escolares, daSecretaria Municipal de Educação (SMED). Os dados e análises apresentadosforam obtidos no desenvolvimento de uma pesquisa, de cunho etnográfico,realizada em 2012. Discute-se, inicialmente, o campo da mídia-educação e,depois, o conceito de educomunicação e sua relação com a tradição crítica,visto que o termo é um dos pilares conceituais da SMED. Em seguida,apresentam-se alguns princípios curriculares em mídia-educação críticano contexto internacional para, depois, discutir algumas aproximações eafastamentos que o projeto, no contexto de sala de aula, opera no que dizrespeito às propostas críticas em educação. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-08-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1566 10.22196/rp.v15i30.1566 |
url |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1566 |
identifier_str_mv |
10.22196/rp.v15i30.1566 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1566/871 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Pedagógica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Pedagógica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Pedagógica; Vol. 15 Núm. 30: Jan./Jun. 2013; 105-132 Revista Pedagógica; v. 15 n. 30: Jan./Jun. 2013; 105-132 1984-1566 reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online) instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) instacron:UNOCHAPECO |
instname_str |
Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
instacron_str |
UNOCHAPECO |
institution |
UNOCHAPECO |
reponame_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
collection |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com |
_version_ |
1798320992626409472 |