Os novos espaços de atuação do professor com as tecnologias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moran, José Manuel
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
Texto Completo: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4185
Resumo: Abrem-se novos campos na educação on-line, através da internet, principalmente na educação a distância. Mas também na educação presencial, a chegada da internet, da multimídia, está trazendo novos desafios para a sala de aula, tanto do ponto de vista de equipamentos como pedagógicos. Além da sala de aula, é fundamental que os professores utilizem em alguns momentos os laboratórios de informática como espaços de orientação de pesquisa, de seleção da informação relevante, de adaptação de todos os alunos aos espaços virtuais de aprendizagem (saber acessar materiais a distância, participar de listas, fóruns, chats, enviar trabalhos pela internet). O professor e as universidades precisam também fazer a ponte entre a teoria e a prática, inserindo o aluno, ao longo do curso na realidade profissional, para conhecê-la, questioná­la, aproximando a reflexão da ação.
id UNOCHAPO-1_c039ccec7dd9ecd980c72810c6e78271
oai_identifier_str oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/4185
network_acronym_str UNOCHAPO-1
network_name_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository_id_str
spelling Os novos espaços de atuação do professor com as tecnologiasAbrem-se novos campos na educação on-line, através da internet, principalmente na educação a distância. Mas também na educação presencial, a chegada da internet, da multimídia, está trazendo novos desafios para a sala de aula, tanto do ponto de vista de equipamentos como pedagógicos. Além da sala de aula, é fundamental que os professores utilizem em alguns momentos os laboratórios de informática como espaços de orientação de pesquisa, de seleção da informação relevante, de adaptação de todos os alunos aos espaços virtuais de aprendizagem (saber acessar materiais a distância, participar de listas, fóruns, chats, enviar trabalhos pela internet). O professor e as universidades precisam também fazer a ponte entre a teoria e a prática, inserindo o aluno, ao longo do curso na realidade profissional, para conhecê-la, questioná­la, aproximando a reflexão da ação.Unochapecó2018-02-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/418510.22196/rp.v5i11.4185Revista Pedagógica; Vol. 5 Núm. 11: Jul. / Dez. 2003; 55-64Revista Pedagógica; v. 5 n. 11: Jul. / Dez. 2003; 55-641984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4185/2365Copyright (c) 2018 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessMoran, José Manuel2018-02-11T20:17:08Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/4185Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2018-02-11T20:17:08Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false
dc.title.none.fl_str_mv Os novos espaços de atuação do professor com as tecnologias
title Os novos espaços de atuação do professor com as tecnologias
spellingShingle Os novos espaços de atuação do professor com as tecnologias
Moran, José Manuel
title_short Os novos espaços de atuação do professor com as tecnologias
title_full Os novos espaços de atuação do professor com as tecnologias
title_fullStr Os novos espaços de atuação do professor com as tecnologias
title_full_unstemmed Os novos espaços de atuação do professor com as tecnologias
title_sort Os novos espaços de atuação do professor com as tecnologias
author Moran, José Manuel
author_facet Moran, José Manuel
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moran, José Manuel
description Abrem-se novos campos na educação on-line, através da internet, principalmente na educação a distância. Mas também na educação presencial, a chegada da internet, da multimídia, está trazendo novos desafios para a sala de aula, tanto do ponto de vista de equipamentos como pedagógicos. Além da sala de aula, é fundamental que os professores utilizem em alguns momentos os laboratórios de informática como espaços de orientação de pesquisa, de seleção da informação relevante, de adaptação de todos os alunos aos espaços virtuais de aprendizagem (saber acessar materiais a distância, participar de listas, fóruns, chats, enviar trabalhos pela internet). O professor e as universidades precisam também fazer a ponte entre a teoria e a prática, inserindo o aluno, ao longo do curso na realidade profissional, para conhecê-la, questioná­la, aproximando a reflexão da ação.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-02-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4185
10.22196/rp.v5i11.4185
url https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4185
identifier_str_mv 10.22196/rp.v5i11.4185
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4185/2365
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Pedagógica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Pedagógica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
dc.source.none.fl_str_mv Revista Pedagógica; Vol. 5 Núm. 11: Jul. / Dez. 2003; 55-64
Revista Pedagógica; v. 5 n. 11: Jul. / Dez. 2003; 55-64
1984-1566
reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron:UNOCHAPECO
instname_str Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron_str UNOCHAPECO
institution UNOCHAPECO
reponame_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
collection Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
repository.mail.fl_str_mv revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com
_version_ 1798320994778087424