" Aqui a gente é bem maior":significações infantis sobre entrar na escola aos seis anos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Solange Maria
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
Texto Completo: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4730
Resumo: O texto em tela traz algumas reflexões resultantes de pesquisa realizada com crianças em processo de transição da Educação Infantil para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, cujo objetivo foi o de conhecer as significações infantis sobre este momento de passagem. Com base em algumas manifestações coletadas em roda de conversa e alicerçadas na concepção histórico-cultural do desenvolvimento humano, refletimos aqui sobre o sentido da brincadeira e do estudo como atividades principais (Leontiev, Davidov, Vigotski) que se encontram em rito de passagem e que tem sido objeto de polêmicas no âmbito do Ensino Fundamental de Nove Anos. Neste momento, nossos estudos nos permitem inferir acerca de uma criança viva, socialmente constituída que, independente da idade, vivencia a saída da Educação Infantil e entrada na Educação Escolar como um ritual importante com impactos significativos sobre si mesma e nos ajuda a identificar e concluir que os limites dessa passagem está mais nas estruturas educacionais instituídas e menos em suas significações.
id UNOCHAPO-1_c40fade0fdd55f661f9a22fe7993992a
oai_identifier_str oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/4730
network_acronym_str UNOCHAPO-1
network_name_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository_id_str
spelling " Aqui a gente é bem maior":significações infantis sobre entrar na escola aos seis anosO texto em tela traz algumas reflexões resultantes de pesquisa realizada com crianças em processo de transição da Educação Infantil para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, cujo objetivo foi o de conhecer as significações infantis sobre este momento de passagem. Com base em algumas manifestações coletadas em roda de conversa e alicerçadas na concepção histórico-cultural do desenvolvimento humano, refletimos aqui sobre o sentido da brincadeira e do estudo como atividades principais (Leontiev, Davidov, Vigotski) que se encontram em rito de passagem e que tem sido objeto de polêmicas no âmbito do Ensino Fundamental de Nove Anos. Neste momento, nossos estudos nos permitem inferir acerca de uma criança viva, socialmente constituída que, independente da idade, vivencia a saída da Educação Infantil e entrada na Educação Escolar como um ritual importante com impactos significativos sobre si mesma e nos ajuda a identificar e concluir que os limites dessa passagem está mais nas estruturas educacionais instituídas e menos em suas significações.Unochapecó2020-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/473010.22196/rp.v22i0.4730Revista Pedagógica; Vol. 22 (2020); 1-18Revista Pedagógica; v. 22 (2020); 1-181984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4730/2928Copyright (c) 2020 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessAlves, Solange Maria2020-05-20T18:29:29Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/4730Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2020-05-20T18:29:29Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false
dc.title.none.fl_str_mv " Aqui a gente é bem maior":significações infantis sobre entrar na escola aos seis anos
title " Aqui a gente é bem maior":significações infantis sobre entrar na escola aos seis anos
spellingShingle " Aqui a gente é bem maior":significações infantis sobre entrar na escola aos seis anos
Alves, Solange Maria
title_short " Aqui a gente é bem maior":significações infantis sobre entrar na escola aos seis anos
title_full " Aqui a gente é bem maior":significações infantis sobre entrar na escola aos seis anos
title_fullStr " Aqui a gente é bem maior":significações infantis sobre entrar na escola aos seis anos
title_full_unstemmed " Aqui a gente é bem maior":significações infantis sobre entrar na escola aos seis anos
title_sort " Aqui a gente é bem maior":significações infantis sobre entrar na escola aos seis anos
author Alves, Solange Maria
author_facet Alves, Solange Maria
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Solange Maria
description O texto em tela traz algumas reflexões resultantes de pesquisa realizada com crianças em processo de transição da Educação Infantil para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, cujo objetivo foi o de conhecer as significações infantis sobre este momento de passagem. Com base em algumas manifestações coletadas em roda de conversa e alicerçadas na concepção histórico-cultural do desenvolvimento humano, refletimos aqui sobre o sentido da brincadeira e do estudo como atividades principais (Leontiev, Davidov, Vigotski) que se encontram em rito de passagem e que tem sido objeto de polêmicas no âmbito do Ensino Fundamental de Nove Anos. Neste momento, nossos estudos nos permitem inferir acerca de uma criança viva, socialmente constituída que, independente da idade, vivencia a saída da Educação Infantil e entrada na Educação Escolar como um ritual importante com impactos significativos sobre si mesma e nos ajuda a identificar e concluir que os limites dessa passagem está mais nas estruturas educacionais instituídas e menos em suas significações.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4730
10.22196/rp.v22i0.4730
url https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4730
identifier_str_mv 10.22196/rp.v22i0.4730
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4730/2928
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Pedagógica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Pedagógica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
dc.source.none.fl_str_mv Revista Pedagógica; Vol. 22 (2020); 1-18
Revista Pedagógica; v. 22 (2020); 1-18
1984-1566
reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron:UNOCHAPECO
instname_str Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron_str UNOCHAPECO
institution UNOCHAPECO
reponame_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
collection Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
repository.mail.fl_str_mv revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com
_version_ 1798320995505799168