As tarefas do estudioso/ativista crítico em uma época de crise educacional / THE TASKS OF THE CRITIC AL SCHOL AR/ACTIVIST IN A TIME OF EDUC ATION AL CRISIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Apple, Michael W.
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
Texto Completo: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1564
Resumo: Partindo da análise de que vivemos um período de crise, não sópolítica e econômica, mas também educacional, o presente texto reflete sobrea atuação do educador/estudioso/ativista crítico. Analisa a composição eestratégias de uma aliança hegemônica de direita (que vem promovendouma modernização conservadora) que procura, além de evidenciar suasvozes, silenciar vozes contra-hegemônicas. Partindo de experiências pessoaisvividas com o educador Paulo Freire e também como professor visitante naUniversidade de Melbourne, Michael Apple propõe tarefas fundamentaisdo educador crítico, primando sempre por suas conexões com as realidadesenfrentadas diariamente pelos oprimidos. O presente texto não apresentauma prescrição de ações a serem cumpridas com vistas a ser um bom educador/estudioso/ativista crítico; traz uma contribuição para identificaros pontos fortes e as limitações tanto das práticas quando das teorizaçõescríticas e contra-hegemônicas.
id UNOCHAPO-1_c7b440680cf579fc87ae7556442d9253
oai_identifier_str oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/1564
network_acronym_str UNOCHAPO-1
network_name_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository_id_str
spelling As tarefas do estudioso/ativista crítico em uma época de crise educacional / THE TASKS OF THE CRITIC AL SCHOL AR/ACTIVIST IN A TIME OF EDUC ATION AL CRISISIntercultura. Povos Indígenas. Estrangeiro.Partindo da análise de que vivemos um período de crise, não sópolítica e econômica, mas também educacional, o presente texto reflete sobrea atuação do educador/estudioso/ativista crítico. Analisa a composição eestratégias de uma aliança hegemônica de direita (que vem promovendouma modernização conservadora) que procura, além de evidenciar suasvozes, silenciar vozes contra-hegemônicas. Partindo de experiências pessoaisvividas com o educador Paulo Freire e também como professor visitante naUniversidade de Melbourne, Michael Apple propõe tarefas fundamentaisdo educador crítico, primando sempre por suas conexões com as realidadesenfrentadas diariamente pelos oprimidos. O presente texto não apresentauma prescrição de ações a serem cumpridas com vistas a ser um bom educador/estudioso/ativista crítico; traz uma contribuição para identificaros pontos fortes e as limitações tanto das práticas quando das teorizaçõescríticas e contra-hegemônicas.Unochapecó2013-08-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/156410.22196/rp.v15i30.1564Revista Pedagógica; Vol. 15 Núm. 30: Jan./Jun. 2013; 29-66Revista Pedagógica; v. 15 n. 30: Jan./Jun. 2013; 29-661984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1564/869Copyright (c) 2016 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessApple, Michael W.2016-11-25T16:39:49Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/1564Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2016-11-25T16:39:49Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false
dc.title.none.fl_str_mv As tarefas do estudioso/ativista crítico em uma época de crise educacional / THE TASKS OF THE CRITIC AL SCHOL AR/ACTIVIST IN A TIME OF EDUC ATION AL CRISIS
title As tarefas do estudioso/ativista crítico em uma época de crise educacional / THE TASKS OF THE CRITIC AL SCHOL AR/ACTIVIST IN A TIME OF EDUC ATION AL CRISIS
spellingShingle As tarefas do estudioso/ativista crítico em uma época de crise educacional / THE TASKS OF THE CRITIC AL SCHOL AR/ACTIVIST IN A TIME OF EDUC ATION AL CRISIS
Apple, Michael W.
Intercultura. Povos Indígenas. Estrangeiro.
title_short As tarefas do estudioso/ativista crítico em uma época de crise educacional / THE TASKS OF THE CRITIC AL SCHOL AR/ACTIVIST IN A TIME OF EDUC ATION AL CRISIS
title_full As tarefas do estudioso/ativista crítico em uma época de crise educacional / THE TASKS OF THE CRITIC AL SCHOL AR/ACTIVIST IN A TIME OF EDUC ATION AL CRISIS
title_fullStr As tarefas do estudioso/ativista crítico em uma época de crise educacional / THE TASKS OF THE CRITIC AL SCHOL AR/ACTIVIST IN A TIME OF EDUC ATION AL CRISIS
title_full_unstemmed As tarefas do estudioso/ativista crítico em uma época de crise educacional / THE TASKS OF THE CRITIC AL SCHOL AR/ACTIVIST IN A TIME OF EDUC ATION AL CRISIS
title_sort As tarefas do estudioso/ativista crítico em uma época de crise educacional / THE TASKS OF THE CRITIC AL SCHOL AR/ACTIVIST IN A TIME OF EDUC ATION AL CRISIS
author Apple, Michael W.
author_facet Apple, Michael W.
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Apple, Michael W.
dc.subject.por.fl_str_mv Intercultura. Povos Indígenas. Estrangeiro.
topic Intercultura. Povos Indígenas. Estrangeiro.
description Partindo da análise de que vivemos um período de crise, não sópolítica e econômica, mas também educacional, o presente texto reflete sobrea atuação do educador/estudioso/ativista crítico. Analisa a composição eestratégias de uma aliança hegemônica de direita (que vem promovendouma modernização conservadora) que procura, além de evidenciar suasvozes, silenciar vozes contra-hegemônicas. Partindo de experiências pessoaisvividas com o educador Paulo Freire e também como professor visitante naUniversidade de Melbourne, Michael Apple propõe tarefas fundamentaisdo educador crítico, primando sempre por suas conexões com as realidadesenfrentadas diariamente pelos oprimidos. O presente texto não apresentauma prescrição de ações a serem cumpridas com vistas a ser um bom educador/estudioso/ativista crítico; traz uma contribuição para identificaros pontos fortes e as limitações tanto das práticas quando das teorizaçõescríticas e contra-hegemônicas.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-08-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1564
10.22196/rp.v15i30.1564
url https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1564
identifier_str_mv 10.22196/rp.v15i30.1564
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1564/869
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Pedagógica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Pedagógica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
dc.source.none.fl_str_mv Revista Pedagógica; Vol. 15 Núm. 30: Jan./Jun. 2013; 29-66
Revista Pedagógica; v. 15 n. 30: Jan./Jun. 2013; 29-66
1984-1566
reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron:UNOCHAPECO
instname_str Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron_str UNOCHAPECO
institution UNOCHAPECO
reponame_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
collection Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
repository.mail.fl_str_mv revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com
_version_ 1798320992623263744