EDUCAÇÃO INTERCULTURAL E DIREITOS LINGUÍSTICOS: ELEMENTOS CURRICULARES PARA A PRÁTICA DE ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tramonte, Cristiana
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/4044
Resumo: A democratização do acesso à língua estrangeira está intrinsecamente ligada ao tema da diversidade cultural, que vem adquirindo crescente importância na atualidade. São notórios os conflitos étnicos em nível mundial e a criação de práticas racistas oriundas de preconceitos, estereótipos, intolerância cultural e incapacidade de compreender a dinâmica diferenciada das diversas culturas. Nesse sentido, o ensino de línguas estrangeiras deve apontar para uma perspectiva plurilingue. Um desafio na construção curricular do ponto de vista intercultural é a superação do chamado “monolinguismo estrangeiro”, oferta superdimensionada ou exclusiva de uma determinada língua estrangeira na escola pública, reflexo da orientação autoritária da Educação brasileira. Trata-se de superar essa limitação curricular e ampliar esse universo possibilidades, democratizando o acesso a outros idiomas, de escolha dos próprios alunos, escola e comunidade. O conhecimento em língua estrangeira é hoje considerado um direito, requisito para o exercício de uma cidadania plena, não apenas para alunos em fase escolar, mas para a maioria da população. Para que se viabilize como um instrumento eficaz nesta época em que se encurtam as distâncias físicas, mas se aprofundam as distâncias sociais, é preciso pensar na construção de alternativas curriculares que representem, na prática, iniciativas de democratização em todos os níveis e, relevantemente, no campo do acesso ao conhecimento.
id UNEMAT-5_30ece8f32350ca87e065ea0c7a74a0e0
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4044
network_acronym_str UNEMAT-5
network_name_str Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
repository_id_str
spelling EDUCAÇÃO INTERCULTURAL E DIREITOS LINGUÍSTICOS: ELEMENTOS CURRICULARES PARA A PRÁTICA DE ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRASinterculturametodologia de ensinolínguas estrangeiras.A democratização do acesso à língua estrangeira está intrinsecamente ligada ao tema da diversidade cultural, que vem adquirindo crescente importância na atualidade. São notórios os conflitos étnicos em nível mundial e a criação de práticas racistas oriundas de preconceitos, estereótipos, intolerância cultural e incapacidade de compreender a dinâmica diferenciada das diversas culturas. Nesse sentido, o ensino de línguas estrangeiras deve apontar para uma perspectiva plurilingue. Um desafio na construção curricular do ponto de vista intercultural é a superação do chamado “monolinguismo estrangeiro”, oferta superdimensionada ou exclusiva de uma determinada língua estrangeira na escola pública, reflexo da orientação autoritária da Educação brasileira. Trata-se de superar essa limitação curricular e ampliar esse universo possibilidades, democratizando o acesso a outros idiomas, de escolha dos próprios alunos, escola e comunidade. O conhecimento em língua estrangeira é hoje considerado um direito, requisito para o exercício de uma cidadania plena, não apenas para alunos em fase escolar, mas para a maioria da população. Para que se viabilize como um instrumento eficaz nesta época em que se encurtam as distâncias físicas, mas se aprofundam as distâncias sociais, é preciso pensar na construção de alternativas curriculares que representem, na prática, iniciativas de democratização em todos os níveis e, relevantemente, no campo do acesso ao conhecimento.UNEMAT Editora2019-09-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/4044Revista da Faculdade de Educação; v. 14 n. 2 (2010): (JUL/DEZ); 161-1692178-7476reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/4044/3246Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessTramonte, Cristiana2021-07-05T10:42:39Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4044Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgeduPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/oairevistafaed@unemat.br2178-74761679-4273opendoar:2021-07-05T10:42:39Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO INTERCULTURAL E DIREITOS LINGUÍSTICOS: ELEMENTOS CURRICULARES PARA A PRÁTICA DE ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS
title EDUCAÇÃO INTERCULTURAL E DIREITOS LINGUÍSTICOS: ELEMENTOS CURRICULARES PARA A PRÁTICA DE ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS
spellingShingle EDUCAÇÃO INTERCULTURAL E DIREITOS LINGUÍSTICOS: ELEMENTOS CURRICULARES PARA A PRÁTICA DE ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS
Tramonte, Cristiana
intercultura
metodologia de ensino
línguas estrangeiras.
title_short EDUCAÇÃO INTERCULTURAL E DIREITOS LINGUÍSTICOS: ELEMENTOS CURRICULARES PARA A PRÁTICA DE ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS
title_full EDUCAÇÃO INTERCULTURAL E DIREITOS LINGUÍSTICOS: ELEMENTOS CURRICULARES PARA A PRÁTICA DE ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS
title_fullStr EDUCAÇÃO INTERCULTURAL E DIREITOS LINGUÍSTICOS: ELEMENTOS CURRICULARES PARA A PRÁTICA DE ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS
title_full_unstemmed EDUCAÇÃO INTERCULTURAL E DIREITOS LINGUÍSTICOS: ELEMENTOS CURRICULARES PARA A PRÁTICA DE ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS
title_sort EDUCAÇÃO INTERCULTURAL E DIREITOS LINGUÍSTICOS: ELEMENTOS CURRICULARES PARA A PRÁTICA DE ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS
author Tramonte, Cristiana
author_facet Tramonte, Cristiana
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tramonte, Cristiana
dc.subject.por.fl_str_mv intercultura
metodologia de ensino
línguas estrangeiras.
topic intercultura
metodologia de ensino
línguas estrangeiras.
description A democratização do acesso à língua estrangeira está intrinsecamente ligada ao tema da diversidade cultural, que vem adquirindo crescente importância na atualidade. São notórios os conflitos étnicos em nível mundial e a criação de práticas racistas oriundas de preconceitos, estereótipos, intolerância cultural e incapacidade de compreender a dinâmica diferenciada das diversas culturas. Nesse sentido, o ensino de línguas estrangeiras deve apontar para uma perspectiva plurilingue. Um desafio na construção curricular do ponto de vista intercultural é a superação do chamado “monolinguismo estrangeiro”, oferta superdimensionada ou exclusiva de uma determinada língua estrangeira na escola pública, reflexo da orientação autoritária da Educação brasileira. Trata-se de superar essa limitação curricular e ampliar esse universo possibilidades, democratizando o acesso a outros idiomas, de escolha dos próprios alunos, escola e comunidade. O conhecimento em língua estrangeira é hoje considerado um direito, requisito para o exercício de uma cidadania plena, não apenas para alunos em fase escolar, mas para a maioria da população. Para que se viabilize como um instrumento eficaz nesta época em que se encurtam as distâncias físicas, mas se aprofundam as distâncias sociais, é preciso pensar na construção de alternativas curriculares que representem, na prática, iniciativas de democratização em todos os níveis e, relevantemente, no campo do acesso ao conhecimento.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/4044
url https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/4044
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/4044/3246
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNEMAT Editora
publisher.none.fl_str_mv UNEMAT Editora
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Faculdade de Educação; v. 14 n. 2 (2010): (JUL/DEZ); 161-169
2178-7476
reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
collection Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv revistafaed@unemat.br
_version_ 1801217460436729856