A educação como caminho e possibilidade para novas dinâmicas sociais / Education as a way and possibility for new social dynamics
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
Texto Completo: | https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1466 |
Resumo: | Este artigo busca suscitar reflexões acerca dos impactos sociais advindos do cenário de profundas transformações e de crises multifacetadas, presente no atual contexto histórico sob a égide do sistema capitalista neoliberal, procurando focalizar principalmente o que concerne ao âmbito da educação. Objetivando a produção de melhorias na qualidade do ensino, apoiando-se, principalmente, nas concepções de cunho sociopolíticas dos autores Assmann, Freire e Gadotti, procura despertar a atenção dos educadores para a necessidade da elaboração de dinâmicas pedagógicas mais criativas que promovam a sensibilização e a apropriação de um conhecimento consistente e criticamente consciente por parte do alunado, visando à emancipação e a constituição de seres solidários e partícipes na gestão de uma sociedade mais equânime. |
id |
UNOCHAPO-1_c9233d5090f67543500a44c840195d40 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/1466 |
network_acronym_str |
UNOCHAPO-1 |
network_name_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A educação como caminho e possibilidade para novas dinâmicas sociais / Education as a way and possibility for new social dynamicsCultura Escolar. Discurso Moral. Educação. Escrita infantil. Periódico.Este artigo busca suscitar reflexões acerca dos impactos sociais advindos do cenário de profundas transformações e de crises multifacetadas, presente no atual contexto histórico sob a égide do sistema capitalista neoliberal, procurando focalizar principalmente o que concerne ao âmbito da educação. Objetivando a produção de melhorias na qualidade do ensino, apoiando-se, principalmente, nas concepções de cunho sociopolíticas dos autores Assmann, Freire e Gadotti, procura despertar a atenção dos educadores para a necessidade da elaboração de dinâmicas pedagógicas mais criativas que promovam a sensibilização e a apropriação de um conhecimento consistente e criticamente consciente por parte do alunado, visando à emancipação e a constituição de seres solidários e partícipes na gestão de uma sociedade mais equânime. Unochapecó2013-07-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/146610.22196/rp.v14i29.1466Revista Pedagógica; Vol. 14 Núm. 29: jul./dez. 2012; 605-634Revista Pedagógica; v. 14 n. 29: jul./dez. 2012; 605-6341984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1466/828Copyright (c) 2016 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessGiácomo, Márcia Scarpari de2016-11-25T16:39:40Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/1466Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2016-11-25T16:39:40Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A educação como caminho e possibilidade para novas dinâmicas sociais / Education as a way and possibility for new social dynamics |
title |
A educação como caminho e possibilidade para novas dinâmicas sociais / Education as a way and possibility for new social dynamics |
spellingShingle |
A educação como caminho e possibilidade para novas dinâmicas sociais / Education as a way and possibility for new social dynamics Giácomo, Márcia Scarpari de Cultura Escolar. Discurso Moral. Educação. Escrita infantil. Periódico. |
title_short |
A educação como caminho e possibilidade para novas dinâmicas sociais / Education as a way and possibility for new social dynamics |
title_full |
A educação como caminho e possibilidade para novas dinâmicas sociais / Education as a way and possibility for new social dynamics |
title_fullStr |
A educação como caminho e possibilidade para novas dinâmicas sociais / Education as a way and possibility for new social dynamics |
title_full_unstemmed |
A educação como caminho e possibilidade para novas dinâmicas sociais / Education as a way and possibility for new social dynamics |
title_sort |
A educação como caminho e possibilidade para novas dinâmicas sociais / Education as a way and possibility for new social dynamics |
author |
Giácomo, Márcia Scarpari de |
author_facet |
Giácomo, Márcia Scarpari de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Giácomo, Márcia Scarpari de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cultura Escolar. Discurso Moral. Educação. Escrita infantil. Periódico. |
topic |
Cultura Escolar. Discurso Moral. Educação. Escrita infantil. Periódico. |
description |
Este artigo busca suscitar reflexões acerca dos impactos sociais advindos do cenário de profundas transformações e de crises multifacetadas, presente no atual contexto histórico sob a égide do sistema capitalista neoliberal, procurando focalizar principalmente o que concerne ao âmbito da educação. Objetivando a produção de melhorias na qualidade do ensino, apoiando-se, principalmente, nas concepções de cunho sociopolíticas dos autores Assmann, Freire e Gadotti, procura despertar a atenção dos educadores para a necessidade da elaboração de dinâmicas pedagógicas mais criativas que promovam a sensibilização e a apropriação de um conhecimento consistente e criticamente consciente por parte do alunado, visando à emancipação e a constituição de seres solidários e partícipes na gestão de uma sociedade mais equânime. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-07-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1466 10.22196/rp.v14i29.1466 |
url |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1466 |
identifier_str_mv |
10.22196/rp.v14i29.1466 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1466/828 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Pedagógica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Pedagógica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Pedagógica; Vol. 14 Núm. 29: jul./dez. 2012; 605-634 Revista Pedagógica; v. 14 n. 29: jul./dez. 2012; 605-634 1984-1566 reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online) instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) instacron:UNOCHAPECO |
instname_str |
Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
instacron_str |
UNOCHAPECO |
institution |
UNOCHAPECO |
reponame_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
collection |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com |
_version_ |
1798320992614875136 |