A educação como caminho e possibilidade para novas dinâmicas sociais / Education as a way and possibility for new social dynamics

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Giácomo, Márcia Scarpari de
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
Texto Completo: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1466
Resumo: Este artigo busca suscitar reflexões acerca dos impactos sociais advindos do cenário de profundas transformações e de crises multifacetadas, presente no atual contexto histórico sob a égide do sistema capitalista neoliberal, procurando focalizar principalmente o que concerne ao âmbito da educação. Objetivando a produção de melhorias na qualidade do ensino, apoiando-se, principalmente, nas concepções de cunho sociopolíticas dos autores Assmann, Freire e Gadotti, procura despertar a atenção dos educadores para a necessidade da elaboração de dinâmicas pedagógicas mais criativas que promovam a sensibilização e a apropriação de um conhecimento consistente e criticamente consciente por parte do alunado, visando à emancipação e a constituição de seres solidários e partícipes na gestão de uma sociedade mais equânime.  
id UNOCHAPO-1_c9233d5090f67543500a44c840195d40
oai_identifier_str oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/1466
network_acronym_str UNOCHAPO-1
network_name_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository_id_str
spelling A educação como caminho e possibilidade para novas dinâmicas sociais / Education as a way and possibility for new social dynamicsCultura Escolar. Discurso Moral. Educação. Escrita infantil. Periódico.Este artigo busca suscitar reflexões acerca dos impactos sociais advindos do cenário de profundas transformações e de crises multifacetadas, presente no atual contexto histórico sob a égide do sistema capitalista neoliberal, procurando focalizar principalmente o que concerne ao âmbito da educação. Objetivando a produção de melhorias na qualidade do ensino, apoiando-se, principalmente, nas concepções de cunho sociopolíticas dos autores Assmann, Freire e Gadotti, procura despertar a atenção dos educadores para a necessidade da elaboração de dinâmicas pedagógicas mais criativas que promovam a sensibilização e a apropriação de um conhecimento consistente e criticamente consciente por parte do alunado, visando à emancipação e a constituição de seres solidários e partícipes na gestão de uma sociedade mais equânime.  Unochapecó2013-07-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/146610.22196/rp.v14i29.1466Revista Pedagógica; Vol. 14 Núm. 29: jul./dez. 2012; 605-634Revista Pedagógica; v. 14 n. 29: jul./dez. 2012; 605-6341984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1466/828Copyright (c) 2016 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessGiácomo, Márcia Scarpari de2016-11-25T16:39:40Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/1466Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2016-11-25T16:39:40Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false
dc.title.none.fl_str_mv A educação como caminho e possibilidade para novas dinâmicas sociais / Education as a way and possibility for new social dynamics
title A educação como caminho e possibilidade para novas dinâmicas sociais / Education as a way and possibility for new social dynamics
spellingShingle A educação como caminho e possibilidade para novas dinâmicas sociais / Education as a way and possibility for new social dynamics
Giácomo, Márcia Scarpari de
Cultura Escolar. Discurso Moral. Educação. Escrita infantil. Periódico.
title_short A educação como caminho e possibilidade para novas dinâmicas sociais / Education as a way and possibility for new social dynamics
title_full A educação como caminho e possibilidade para novas dinâmicas sociais / Education as a way and possibility for new social dynamics
title_fullStr A educação como caminho e possibilidade para novas dinâmicas sociais / Education as a way and possibility for new social dynamics
title_full_unstemmed A educação como caminho e possibilidade para novas dinâmicas sociais / Education as a way and possibility for new social dynamics
title_sort A educação como caminho e possibilidade para novas dinâmicas sociais / Education as a way and possibility for new social dynamics
author Giácomo, Márcia Scarpari de
author_facet Giácomo, Márcia Scarpari de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Giácomo, Márcia Scarpari de
dc.subject.por.fl_str_mv Cultura Escolar. Discurso Moral. Educação. Escrita infantil. Periódico.
topic Cultura Escolar. Discurso Moral. Educação. Escrita infantil. Periódico.
description Este artigo busca suscitar reflexões acerca dos impactos sociais advindos do cenário de profundas transformações e de crises multifacetadas, presente no atual contexto histórico sob a égide do sistema capitalista neoliberal, procurando focalizar principalmente o que concerne ao âmbito da educação. Objetivando a produção de melhorias na qualidade do ensino, apoiando-se, principalmente, nas concepções de cunho sociopolíticas dos autores Assmann, Freire e Gadotti, procura despertar a atenção dos educadores para a necessidade da elaboração de dinâmicas pedagógicas mais criativas que promovam a sensibilização e a apropriação de um conhecimento consistente e criticamente consciente por parte do alunado, visando à emancipação e a constituição de seres solidários e partícipes na gestão de uma sociedade mais equânime.  
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-07-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1466
10.22196/rp.v14i29.1466
url https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1466
identifier_str_mv 10.22196/rp.v14i29.1466
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1466/828
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Pedagógica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Pedagógica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
dc.source.none.fl_str_mv Revista Pedagógica; Vol. 14 Núm. 29: jul./dez. 2012; 605-634
Revista Pedagógica; v. 14 n. 29: jul./dez. 2012; 605-634
1984-1566
reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron:UNOCHAPECO
instname_str Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron_str UNOCHAPECO
institution UNOCHAPECO
reponame_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
collection Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
repository.mail.fl_str_mv revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com
_version_ 1798320992614875136